Created with Sketch.
Susana Pinto

Pensando na decoração

A pior coisa que uma noiva me pode dizer, quando está a ver os meus convites e gosta de um em particular, é “oh, gosto tanto deste (rosa), mas as cores que a quinta vai usar na decoração são o verde e castanho (por exemplo), não é possível fazer noutra cor…?”


Fico triste, e fico a pensar que mercado é este, em que um casal apaixonado que se vai casar, não pode escolher o convite de que mais gosta e que reflecte o seu gosto pessoal e história, porque o espaço seleccionado apenas “oferece/impõe” uma decoração standard que é a mesma de há 5 anos…

Ora como esta ordem de decisões me parece bastante ao contrário (cor da toalha define convite) e merece ser contrariada com convicção (algo que faremos com muita energia por estes lados!), deixo-vos estas imagens de uma decoração, que serviu de press release para uma nova loja de peças soltas e muito especiais, a Cabin 7





Obviamente que uma photoshoot não é uma decoração de casamento (wishful thinking…?!), as escalas não são comparáveis, e também há fornecedores fantásticos que fazem com que os sonhos de facto aconteçam, há que ler os parágrafos anteriores com alguma ironia saudável…!


Deixo-vos então estas imagens/ideias (via Once Wed), para pôr a cabeça a funcionar, em termos de cores, conceitos, materiais, texturas, treinem o olho e a cabeça, e façam as vossas escolhas com convicção!


Será uma festa tão maravilhosa…!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade

  • Concordo inteiramente e assino por baixo!
    Não podias estar mais certa!

    Ainda este fim de semana falei com uma amiga que se casa para o próximo ano, que anda há procura do local ideal para a boda!

    E olha-me só o que ela disse, que não nenhuma novidade, mas enfim: “todas as quintas para as quais liguei o valor por pessoa já vem incluído a decoração, flores e o bolo”…”fazem na cor que quisermos, basta dizer qual e todos têm decorador…”…blá blá…a conversa é sempre a mesma!!!!

    Eu respondi logo, se um dia houver um abaixo assinado, para acabar de vez com essas decorações e falsos decoradores, eu sou a primeira a assinar! É tudo conversa! É só mais uma maneira de colocar mais uns euritos ao bolso! Pena que nem todos os noivos não percebam isso!

  • Desculpa o desabafo..até me esqueci de referir que a escolha desta imagens lindas,não podia ter sido melhor, eu utilizava no meu casamento, sem pensar duas vezes, adorei as pinwheels!

  • susi

    É verdade Ana, é uma luta… ninguém pode oferecer um pacote de 10 serviços ao preço da chuva, com a mesma qualidade que pelo menos 5 desses serviços ajudicados a terceiros.
    Quem faz flores não faz comida, quem faz comida não faz convites e quem faz convites não aluga atoalhados nem tem DJ!
    Ainda se este pack fosse um serviço de parcerias especializadas… mas não é!

  • susi

    Eu adorei as cores e os frascos com as etiquetas, simples sem ser simplório! Pensado!

  • Exactamente,se ainda fosse um trabalho em conjunto, onde podemos alugar um espaço,que tivesse o contacto de vários floristas,empresas de catering,animação e por ai fora…mas não…é a dona da quinta que além de proprietária também é decoradora, é o senhor do catering que também sabe decorar como ninguém..enfim nada que não se oiça vezes sem conta!

  • Curioso este artigo e estes comentários!! O mais incrível é que nós estamos erradas (eu digo nós porque, escusado será dizer que concordo com tudo o que foi dito) e as quintas, quintinhas e espaços estão certos… sim… nós é que não estamos a ver bem a coisa!! Nós é que trabalhamos mal, nós é que temos maus princípios e nós é que fazemos coisas sem “pés nem cabeça”… ou acham que é fácil ouvir “bocas” ou comentários jocosos, de pseudo-caterings que gozam com a nossa decoração e dizem que a decoradora deles é que é boa pq usa brilhantes e os FAMOSOS quadrados de espelho no meio da mesa! Este artigo e estes comentários reflectem a luta que eu e o André temos há sete anos! SETE!! Só vos posso dizer que não é fácil e só vos posso agradecer por, tal como nós, terem a vontade de mudar a nossa realidade! Aliás, Susana, fica a sugestão, se algum dia quiseres criar uma rubrica sobre histórias absurdas que se passaram com os teus fornecedores no mundo dos casamentos em Portugal, avisa porque só eu tenho material para um ano de artigos diários!! … o mais giro é que depois andamos nós a apagar incêndios pq a decoradora de serviço tem má vontade e não quer fazer coisas diferentes!! HAJA PACIÊNCIA!! De resto e tal como a Ana disse, as imagens são maravilhosas! Adoro o trabalho da Cabin 7!

  • susi

    Alo Sofia!

    De facto, a luta é diária… percebo que da parte dos noivos, se lhes oferecem um pack de serviços, é mais prático, são menos coisas a gerir e contactar na check list, mas este tipo de oferta existente neste momento é que não pode ser… não serve o cliente, não desafia o mercado, tira trabalho a quem de direito e não mexe com as ideias!
    É mau serviço, a todos os níveis.
    Eu acredito que podemos fazer alguma diferença, devagarinho, através do que mostramos por aqui, o vosso trabalho, o da Ana, o da Elisa, tudo exemplos de trabalho bem feito, nas áreas que se domina e onde se prestam provas (superadas em grande estilo!) diárias de capacidade de trabalho e criação…!

    Eu sei que vocês são óptimos e vamos mostrar por estas bandas a diferença entre um especialista dedicado (que até pode trabalhar com outros parceiros) e um amador incompetente 🙂

  • Fantástico, adorei ler, de facto, isso é muito normal, mas infelizmente tb. acontece termos noivos que se contentam com aquilo que esses supostos “decoradores” dos caterings oferecem e é uma pena!
    Continuem a mudar as mentalidades! Pena não existirem quando me casei, eheh!

  • Passa tudo pelo mesmo: política do menor esforço, porque pensar dá muito trabalho!!! e inovar é palavra que nem vem no dicionário…

  • Já ouvi alguns desses comentários muito desagradáveis, muitos vividos pela Sofia e pelo André,e também já sofri na pele e é bastante desconcertante!

    No inicio deste mês tive um casamento onde tinha a meu cargo a mesa das lembranças (buffet de doces), apenas tinha que fazer os docinhos,a decoração tinha sido feita pela decoradora amiga da noiva, que a muito custo,lá consegui convencer a senhora da Quinta a permitir que fosse outra pessoa a fazê-lo.

    Liguei para a Quinta para acertarmos um hora para fazer a entrega e a disposição dos doces, e só respondeu o seguinte: “por vir cá a partir das 8h que já estamos abertos a essa hora e o resto faça como quiser”…como podem ver uma simpatia!

    No dia ainda foi pior, porque assim que me apresentei,virou costas e quem me atendeu foi a decoradora (amiga da noiva)! Nem bom dia, nem obrigada nada! Para ser sincera, nem a cor dos dentes lhe vi! Muito antipática, mal educada e muito irónica virou-se para mim e para a decoradora e disse:”Vêm para aqui duas catraias fazer não sei o quê…era o que mais faltava agora ensinarem-me como se faz uma decoração!”

    Posso-vos garantir que as decorações desta senhora são absolutamente pavorosas!
    Mas a Sofia tem bem melhores para contar! Uma boa ideia para uma rubrica!

  • Susana

    Para nós (eu e os nossos fornecedores), é uma batalha que merece ser travada e um universo a explorar!

  • Susana

    Alo Margarida!
    já no nosso, é palavra de ordem, todos os dias!

  • por vezes até entendo a posição dos noivos, a tentativa de orientar o máximo de tarefas possível de uma vez para não se preocuparem… puro engano! O que esses espaços apregoam de “personalizado” é tudo menos isso… são espaços pré-definidos com “pacotes” de cores e decorações que já foram usadas vezes sem conta. Ainda por cima tudo feito por um “génio”, uma pessoa “iluminada” que domina todas as áreas e mais algumas no âmbito dos eventos… Porque será que acham que toda a gente tem de gostar de saiotes da mesa de cor diferente da toalha e de arranjos de flores todos iguais e de um espaço geometricamente organizado tipo “linha de montagem ” de uma qualquer fábrica. E a personalidade de quem casa, não conta? A sua vida, as histórias, as preferências, o “seu mundo” ficam alheados deste dia que deveria ser realmente especial.

    Seria mais sensato ter uma equipa de profissionais a trabalhar em conjunto para oferecer o melhor serviço possível aquelas pessoas que nos confiaram esta tarefa tão especial… espero que um dia isto se torne quotidiano! O nosso contributo começa aqui…

  • Susana

    Fico contente com tanta discussão, de facto, já é altura de mudar um bocadinho este universo!
    Se trabalharmos em conjunto, com as devidas especialidades, não só o resultado é melhor, serve o cliente e todos temos mais trabalho…!
    Qual é a parte difícil de perceber…?

  • Designevents

    olá meninas, pelo que li estamos em pleno fervilhar de ideias, mas vamos lá objectivar. As experiências aqui contadas são o dia a dia de um País que ainda gatinha, certo ? mas vejam o lado positivo, é por causa das “decoradoras/os das quintas e quintinhas” que existe o SB, estão de acordo ou não ? Além disso, se não existir alternativa o cliente come e segue. Mas penso que nem só destes vem o problema, os Noivos por vezes são preguiçosos, querem despachar a check list, como se estivessem numa corrida contra relógio para chegar rapidamente ao altar, e nós não trabalhamos para esse target, o meu (estou certa disto por enquanto…) faz e pensa o seu casamento com o coração – não é um aniversário, não é a festa de finalistas, é o seu casamento, é como escrever um pequeno diário de um certo espaço de tempo da sua vida e, por isso, aposta forte e vai à procura de soluções que se enquadrem nas suas memórias, no modo como projecta o seu encontro com família e amigos, para o seu dia muito especial.
    Não tenho grandes conselhos ou sugestões para ultrapassar algumas destas dores de cotovelo (parece-me que ainda não existe antídoto) mas aproveito sempre o lado cómico, da-me gozo os olhares de esguelha dos quintarolas, o espanto das Noivas quando olha para as toalhas já super rodadas – isto é Portugal no seu melhor, meninas – o povão vive de comida e bebida em larga escala e melhor que tudo, de facto não sabe fazer contas (lá esta o problema da matemática) e tb não sabe que os caterings vendem comida, as quintas vendem espaço e os decoradores e outros vendem a very special way of life (nem me dou ao trabalho de explicar – quem pode, pode!), mas termino lembrando que é por isso que o SB existe – aleluia minhas irmãs e façam favor de serem felizes com o resultado do vosso trabalho e continuem a acreditar que fazer a diferença vale mesmo a pena. Só é pena hoje estar a chover !

  • Susana

    Aleluia deste lado também…!
    🙂

  • gostei do que li e realmente acho que as pessoas devem investir mais do seu tempo e dedicação nestas comemorações especiais… porque a ocasião especial não é só aquele dia, é também tudo aquilo que é vivido nesse tempo de preparação! E nunca abdicaria de estar deste lado, na “batalha” feliz e diária de mostrar que existem alternativas, e que se pode pensar “out of the box”, não é Susana?

  • Susana

    Na quinta vou ter a Mariana a falar das escolhas dela, com imagens das peças que fez (convites, ofertas, etc)… acho q vai ser uma surpresa fantástica para os leitores!