Created with Sketch.
Susana Pinto

Uma noiva que sabe o que quer!

O artigo de hoje é bastante especial!

Apresento-vos a Mariana, uma noiva muito criativa e despachada, em vésperas de se casar (para a semana…!) e que a meu pedido, encaixou um bocadinho de tempo para partilhar o caminho que tem feito nos últimos tempos. Optou por fazer uma boa parte das peças e detalhes especiais de decoração e ter uma festa que fosse a cara de ambos!

É rapariga nascida em Gouveia, estudou em Lisboa e vive no Porto.

Por amor, deu uma volta de 180º à vida, e passados quase 5 anos foi-lhe feito o pedido por que tanto ansiava, de forma original e marcante, com direito a muitas lágrimas e emoção!



Como foi o teu pedido de casamento?

Era capaz de definir esse momento como o mais bonito, emotivo e surreal que já vivi na vida! Nesse dia fazíamos 4 anos de namoro, e como todos os anos comemoramos com um jantar num restaurante italiano, onde jantámos juntos pela primeira vez. Nesse mesmo dia fiz uma tatuagem no pé dedicada a estes 4 anos, mal sabia eu que iria ter ainda mais significado! Ainda hoje não percebo como fui tão “enganada” durante uma semana, em que o Tiago preparou tudo ao pormenor, e por isso, uma total surpresa! Nunca pensei sequer ser pedida em casamento naquele momento, muito menos que fosse tudo tão perfeito, e num dos sítios que mais gosto do Porto, a ponte de D. Luís à noite! Tive direito ao anel mais bonito do mundo (pelo menos para mim), a champagne fresquinho, flutes e uma choradeira descomunal, tanto um como o outro! Foi lindo e só de pensar fico com a lágrima no canto do olho!


Como te organizaste? Por onde começaste, com que antecedência?

Nunca fui muito de comprar revistas de noivas, as que tenho foram oferecidas, e normalmente assim que a maioria das noivas começa por tirar algumas ideias. Eu não fui por aí e preferi mentalmente ir recolhendo alguma informação do que via na internet. Tive inicialmente um caderno em que colava algumas ideias que imprimia de sites, mais para fazer conjugações de cores. Com o passar do tempo deixamos simplesmente de ter tempo para catalogar seja lá o que for! Basicamente como tinha ideias muito definidas do que queria, limitei-me a ver se conseguia logo de inicio arranjar realmente tudo o que precisava e queria (como é o caso dos materiais, flores, etc), pois caso não conseguisse teria que pensar noutras soluções.

Comecei por me dedicar aos convites e lembranças, porque era o que iria demorar mais a fazer. Também comprei com alguma antecedência a maioria do material que iria utilizar, pois deparei-me com algumas situações complicadas de querer papel igual e não haver mais!

O casamento foi organizado com 9 meses de antecedência, o que na minha opinião é mais que suficiente para se tratar de todos os pormenores.


Onde te inspiraste ao longo deste processo?

Muito antes de ter sido pedida em casamento, já passava horas a ver sites e blogs relacionados com casamentos e tudo o que envolve este momento fantástico na nossa vida. Era e sou obcecada com sites como o Style Me Pretty, Green Wedding Shoes, The Wedding Chiks, fotógrafos com tal qualidade e visão (como é o caso da Elizabeth Messina), que não imaginei encontrar por cá. Mas nas minhas pesquisas, encontrei a BrancoPrata, que tem o André Teixeira a fazer nesta área um trabalho excepcional que me cativou desde o início.

Fui inspirada por esses sites e pelo meu lado de menina do campo, que adora flores, pássaros e cheiro a terra molhada!






Que ambiente quiseste criar? Como o fizeste?

Visto que estou a casar numa cidade que não é a minha, a minha intenção desde cedo foi introduzir um pouco daquilo que é meu, do meio em que cresci, e onde realmente me sinto bem.

O campo diz-me muito, por todas as lembranças boas que tenho de uma infância e adolescência com cheiro a flores, do acordar com os pássaros, dos serões passados à lareira e do andar descalça na terra a plantar e a regar com o meu avô! Para o fazer bastou-me pegar num bocadinho disso e transpô-lo para uma cidade plantada à beira-mar! Com pormenores como as flores, o material usado (troncos, ramos de árvores, ninhos encontrados caídos das árvores), e muita imaginação para conseguir que isso assim fosse! Não quis ter livro de honra e preferi uma árvore dos desejos, não tenho placard de mesas e sim ramos com os nomes dos convidados, mesas decoradas com um ar campestre e romântico, aguardente de zimbro como oferta para os homens em vez dos tão batidos charutos, e muitos pássaros e ninhos a dar um toque em certos pormenores.

E tenho a sorte de ter um futuro marido que também adora tudo isto!


A opção “feito por ti” surgiu porquê?

Surgiu porque como somos nós praticamente sozinhos a pagar o casamento, concordámos em cortar em algumas despesas, e como sempre fui muito dada a trabalhos manuais e mulher de pôr a “mão na massa”, achei que seria capaz de fazer a maioria das coisas e juntando o útil ao agradável, que era poupar e ao mesmo tempo personalizar e dar um toque muito pessoal a tudo. Hoje em dia temos à disposição em muitos blogs de pessoas fantásticas e criativas, uma panóplia de sugestões e “faça você mesmo”, que me levaram a utilizar algumas delas no casamento.


Tiveste ajuda?
Visto que o meu noivo é tudo menos dado a manualidades, contei com a ajuda importantíssima e imprescindível da mulher que mais me inspira e que tem uma imaginação inesgotável, a minha mãe!




O que era o mais importante para ti?

O mais importante era ter um dia especial, em que as pessoas se sentissem também elas especiais. Para isso temos que pôr de lado desde inicio tudo que seja standardizado, pouco pessoal e que se veja em tudo que é casamento. Que o próprio ambiente transmitido pela decoração e pormenores como as lembranças, o bolo, os acessórios que os noivos usam, tudo fosse literalmente nosso! Tal como a questão importantíssima, na minha opinião, do fotógrafo e do tipo de fotografia.


E secundário?

Nem sempre é fácil dizer-se que num casamento algumas coisas são secundárias, acho que dei importância a tudo, algumas coisas com mais dedicação, outras com menos, mas no total tudo é importante para se ter um dia perfeito. Talvez tenha optado por uns convites simples e fáceis de fazer mas não pensando que fosse um pormenor secundário.


 

Onde gastaste mais dinheiro?

A grande fatia vai para o espaço e catering, e eu própria defini um orçamento para os gastos, o que na minha opinião foi bastante baixo devido ao facto de ser eu a fazer praticamente tudo! Dividi o orçamento em partes, uma para as flores, outra para material gráfico, outra para as lembranças e por fim para o material usado na decoração (velas, jarras, etc). Talvez as flores seja o que fique mais dispendioso.


 

Onde gastaste menos?

O gastar menos resume-se ao facto de ter ido pela via do agora tão famoso DIY! Conseguindo aquilo que queria, personalizado ao máximo e com um orçamento reduzido. Fiz os convites, as lembranças, a decoração do espaço, os missais e os menus.





 


O que foi mais fácil?

Nada é fácil neste percurso! Tudo precisa de muita atenção, dedicação e horas a fio gastas a pensar em todos os pormenores e na personalização levada ao máximo, para que seja um dia diferente e que fique na lembrança de todos pela positiva, claro.


O que foi mais difícil?

Comprar os sapatos para o noivo, pois arranjar uns sapatos bonitos e originais no tamanho 46 não é tarefa fácil!!! Isto para não falar que arranjar um padre também nos deu muitas dores de cabeça e em alguns momentos vontade de desistir.

Quanto a coisas feitas por mim, lacrar as garrafas sozinha acabou em várias queimaduras nas mãos! Aqui no Porto deparei-me também com algumas dificuldades em encontrar certos materiais, valendo-me a minha mãe para descobrir e mandar fazer algumas coisas em Gouveia.


O que te deu mais prazer criar?

Tudo! Adorei soltar a imaginação, por exemplo, nos embrulhos das lembranças, num efeito giro nas garrafas, nos pormenores da árvore dos desejos e no cake topper que foi um bocado difícil de encontrar tal e qual como queria!





O casamento que estás a planear, é a vossa cara, ou foste fazendo cedências pelo caminho?

Aqui está a minha deixa para falar directamente ao coração das noivas! Sejam vocês mesmas! Admito que cedi em pequenos pormenores, até porque a uma certa altura esgotamos em momentos mais stressantes e não queremos criar problemas e mal entendidos. Mas se tiverem que ceder, cedam em coisas que não vão fazer assim muita diferença.

Decididamente o nosso casamento vai ser a nossa cara, com pormenores muito pessoais e personalizados. As cedências foram mínimas, embora sentisse que uma opinião difere muito de uma quase imposição. E nisto não deixem que as vossas certezas se tornem sonhos por realizar, num dia que é único e especial!


Um pormenor especial?

A escolha do local para a festa foi amor à primeira vista (apenas visitei uma quinta e vi logo que não era aquilo que queria), surgindo a oportunidade então de fazê-la no Forte de S. João em Vila do Conde, que diga-se de passagem é um sítio lindo e cheio de personalidade! Como o espaço está completamente reservado para nós nesse dia, incluindo os 7 quartos existentes dentro do Forte, lembrei-me automaticamente de reservá-los para os amigos de ambos, para poder prolongar mais a noite. E como cereja em cima do bolo, estaremos todos juntos na manhã seguinte a tomar um pequeno almoço servido na parte de cima das muralhas, para contar as peripécias do casamento e descontrairmos depois de um dia que vai ser cansativo mas muito divertido! Este será o nosso miminho para aqueles que tanto nos apoiaram e caminharam connosco ao longo destes anos.


 

Agora que estás na recta final, mudavas alguma coisa?

Não mudava literalmente nada! Acho que foi tudo muito pensado e feito com dedicação e amor! Desde a igreja escolhida, ao espaço para a festa (com um conceito completamente diferente das quintas), às indumentárias, convites, lembranças, decoração, flores, tudo ficaria como está e como foi decidido.


Estás prontíssima?

Estou mais do que pronta, muito ansiosa e com algum nervosismo, normal de uma noiva! Quero que seja um dia obviamente perfeito para todos e sei que será muito, mas muito especial para mim e para o Tiago!


 

Algumas words of advice para as próximas noivas?

Para as noivas que queiram travar a batalha e fazer tudo sozinhas, aconselho calma e concentração no que é realmente importante, pois chegamos a uma altura que queremos pôr em prática coisas a mais! É um percurso longo e trabalhoso mas que nos enche de orgulho! Tudo se consegue, tudo pode ser tornado real, desde que a imaginação e a força de vontade para ter um dia diferente não falte! Sejam criativas, sonhadoras, originais e pensem num dia de festa com aqueles que mais gostam!


E para terminar, define numa só palavra:

O vestido: ballet

Os sapatos: pink

As flores: peónias

O make up: luminosidade

O espaço: carismático


E agora, resta-nos esperar para ver as imagens da festa!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade

  • Bem nem sei por onde começar…!

    Parabéns Susana, as perguntas, a iniciativa, a ideia…enfim GENIAL!

    Espero que um dia, seja eu a noiva convidada! Para mim ia ser uma honra!

    Parabéns Mariana, já tive a oportunidade de “falar” contigo através de email, desculpa repetir-me,mas de facto consegues transportar cá para fora todas essas emoções de uma mulher apaixonada, com um homem fantástico a seu lado,lindo de se ouvir, eu fiquei emocionada!

    Desejo-te as maiores Felicidades neste novo caminho a dois!

    Mais uma vez Su,PARABÉNS!

  • Susana

    Olá Ana!
    Pois, a Mariana é uma moça bastante fora do comum e com um imenso talento e ideias arrumadas.
    Tenho acompanhado o percurso dela e trocado algumas ideias e sugestões para o que ela tem em mente e esta conversa/entrevista surgiu naturalmente, pois com certeza, q o q tinha mesmo graça era fazer um feature sobre tudo isto!

    A tua noiva B&W está na calha também, e terei todo o gosto em escrever sobre ti também, imagino uma festa super vintage decorada em grande estilo!

  • Bem! Gostei muito de ler
    Não costumo muito comentar, limito-me a ver, tudo lindo, fantástico, inspirador, mas (como a Suana sabe) não sou moça muito virada para este universo casamenteiro. Mas sou mulher e confesso, ainda me vou emocinando com algumas destas coisas do romance, do pedido de casamento, etc etc.
    E foi aqui neste blog, quando a Susana o linkou no Happy Hour, acho eu, que eu vi um pedido de casamento LINDO. Veio-me a lagrimona ao olho!!! (aquele com uma musica fantastica e com muitas caixinhas cheias de presentes, num cafe)

    Bem Mariana, só me falta dizer que adorei este testemunho e gostei sobretudo da paixão que se sente ao ler a descrição destes preparativos. É assim que um casamento tem que ser, apaixonado e feito com o coração, dos noivos para os noivos e para os amigos e família.
    Muitas felicidades Mariana
    E Susana, arranja mais noivas assim!

  • Em ocasiões como estas (raras na minha vida), fico sempre com tão pouco para dizer, faltam-me as palavras especiais e a emoção toma conta de mim de tal forma que bloqueio! Antes de tudo, um OBRIGADO grande a uma pessoa que apenas conheço atrás de um monitor e de um telefone e que veio a tornar-se uma companheira especial neste caminho que está quase a terminar. Susana espero ter contribuído para este novo projecto que tem tudo para ser imparável e de sucesso! Foi muito especial tudo isto, e é muito bom poder dividir tudo isto com alguém! Ana um obrigado grande pelas palavras de carinho e venha mais uma noiva!!!

  • Estou com bastante curiosidade para percebe ro local do casamento. Também acho as quintas muito batidas, uma mnsão estilo colonial ou um castelo acho que seria algo divinal, principalmente para um casamento civil, com um espaço ajardinado para acolher a cerimónia.

  • Apesar de não andar com muito tempo para comentários 🙂 não resisti a deixar uma notinha neste artigo da Mariana!! Tanto eu como o André temos o prazer de conhecer a Mariana e o Tiago pessoalmente e penso que o melhor elogio que lhe podemos fazer é… o dia dez nunca mais chega!! Temos a certeza que vai ser um dia inesquecivel pautado de grandes momentos e recordações únicas!

  • Susana

    Olá Maria João!
    Bom o Forte parece mesmo muito espectacular e, no meu caso, o meu voto vai para um casamento pequeno, num hotel urbano e com ar contemporâneo, acho graça a ambientes modernos e frescos!

  • Susana

    🙂
    e conto tê-los cá novamente, para um “day after”
    **S

  • Susana

    :’)

    Conto com o Tiago, a seguir e foi um imenso prazer, tb eu estava em pulgas desde a primeira vez que falámos sobre esta ideia.
    Merci Mariana, pela partilha das boas ideias!

  • Susana

    Bom, toda a gente super emocionada, que bonito!
    Daqui se conclui que se formos nós mesmos, é perfeito, se formos iguais aos outros, somos só isso, iguais aos outros!

  • Noémia

    Olá, eu sou a Noémia, colega de trabalho da Mariana.
    Tem sido uma emoção estar a viver de tão perto todos os pormenores para este dia, que com toda a certeza será como as histórias de encantar.
    A Mariana é uma menina extraordinária, com uma imaginação fora do comum, todos os dias tem uma surpresa, uma novidade, e por qualquer coisinha e por mais pequenina que seja ela vibra.
    Parabéns Mariana, acredito muito em ti e sei que isto é só o começo!

  • Raquel Mina

    PARABÉNS!!!!A MARIANA ESTA EM GRANDE!!!BEIJINHOS

  • Susana

    a very special girl!

  • Estamos todos ansiosos para ver o resultado final! Para já tudo fantástico, criativo, fresco e acima de tudo com personalidade. À Mariana e Tiago desejo muitas felicidades… ainda por cima escolheram casar em Vila do Conde, num local soberbo! À Susana os meus parabéns pela iniciativa de mostrar que cá também é possível ser original e de fazer com que o Simplesmente Branco se mostre cada vez mais como a alternativa sofisticada para quem procura + e melhor na área dos casamentos… já sabes que deste lado estamos a 100% nisto… e agora vou trabalhar que estou super atarefada!

  • Tiago Heber

    Boas!!!
    Agora ja sabem porque é que eu quero casar com a Mariana!!!
    Pois MULHER como esta sao raras e preciosas!!!
    Amo-t Paixão 😉

  • Susana

    Bem vindo Tiago, a cara metade da história que deixou toda a gente tão comovida (e com razão!)
    Espero-te por estas bandas um destes dias tb, pode ser?

  • Rosa

    Bem gostei imenso deste post, por um lado porque osu seguidora do So much love e do Happy Hour embora não comente e me limite a ver e ler ideias mágicas.
    De todo o texto retive bastante a dificuldade dos sapatos do noivo, por causa do número 46, que por acaso vou ter uma dificuldade do mesmo tamanho!!! Aliás se pudessem divulgar o local perfeito para amenizar essa dificuldade eu agradecia 🙂
    Parabéns!!!

  • Susana

    Olá Rosa, é engraçado como este post mexeu com os leitores, já não é a primeira que escreve e diz “bom, eu não costumo comentar e tal…” e depois sentiu realmente vontade de o fazer, que bom, fico mesmo contente.
    Quanto aos sapatos, vamos ver o que se arranja 😉

  • Quero só dizer que todos os comentários me têm tocado, emocionaram-me e fazem-me pensar como um carinho nas palavras de alguém, mesmo que não as conheçamos, nos faz sentir tão bem. Obrigado…

  • célia

    muito lindo, e tão bom saber que ainda há histórias de amor assim! uma inspiração! Que esse dia seja um pleno e muitos parabéns à Mariana e ao Tiago.
    *

  • Inga

    Olá a todos 🙂

    tenho acompanhado muito de perto o percurso da Mariana com visitas quase diárias ao “So much Love” eu também sou uma noiva e desde a primeira vez que visitei o blog da Mariana fiquei encantada, mais ainda quando acompanhei o blog Happy Hour que ne trouxe até aqui e quase que me sinto orgulhosa, pela Mariana, pelo Tiago pela Susana… Pela Ana Jordão para quem já não tem palavras para descrever o talento e a grandiosidade… Muito obrigada a todos por tornarem posível uma nova experiência de casamento 🙂

    Muitas felicidades Mariana!

  • Susana

    Olá Inga!
    Bom, é de facto uma noiva das nossas, informada, de olho aberto e apreciadora de coisas bonitas! Espero que se sinta em casa, porque é para pessoas como a Mariana (leitora), a Ana Jordão e Elisa (fornecedoras) e todas as outras que o Simplesmente existe, porque faz falta e porque é possível!

  • Raquel Mina

    É com Muito orgulho que vejo todos os passinhos dados pela mariana nesta caminhada longa que se vai realizar dia 10, vou estar la para poder ver o bom gosto e requinte desta amiga de longa data que muito admiro! Quero acima de tudo dar-te os parabéns pois traduzes muita coisa que imagino para a realidade, essa tradução deve-se a um enorme bom gosto,mas também ao facto de fazeres tudo com amor! Acho que mereces muito este espaço que aqui te dedicam e muitos outros! Parabéns mais uma vez estou muito orgulhosa e ansiosa,arrepiei-me ao ler a entrevista 😀 parabéns mi!!!!:D

  • Adorei tudo o que li, e claro que me identifiquei com algumas escolhas da Mariana! Principalmente no que diz respeito às impressões de revistas no scrapbook! O meu vai ser já no dia 5 deste mês! Também começo a ficar nervosa com os detalhes de última hora!
    Desejo-vos muitas felicidades!!
    Beijinhos,

    Dora

  • Rosa

    Olá Susana e Mariana!
    Na realidade mexeu porque vocês são óptimas! Obrigada por partilharem toda essa energia 😉

  • Susana

    olá Dora!
    Bom, o seu, mesmo não tendo tanto detalhe feito à mão, tem tudo muito bem pensado e pessoal… e tenho a certeza que vai ficar maravilhoso!

  • Susana

    Rosa, é essa a dinâmica que queremos por aqui, partilha, boas ideias, boas questões e melhores respostas!

  • Vânia Beliz

    A minha Mariana vai ter um casamento lindo…e eu vou estar a torcer para que tudo seja como ela idealizou…Uma pessoa tão especial só pode esperar o melhor. Beijo grande e eu vou continuar sempre com o olho neste espaço magico e feliz.

  • Designevents

    digam o que disserem Casamento é isto – partilha – de ideias, de detalhes bem pensados e originais, de emoções à flor da pele, tb sigo a Mariana e posso dizer que já a conheço um bocadinho – menina, ter um Tiago desses e tb uma cabeça tão fresca, contribui para termos um dia melhor. Quanto ao sapatinho… bem, não é de Cinderela mas estou crente que é de Principe. Para tudo o que li na entrevista da S (sempre em cima do melhor, sem dúvida) os meninos merecem nota 10 – quero ver a parte II, já estamos em pulgas deste lado. Um dia maravilhoso para os dois.

  • Maria

    Mariana, e que tal uma carreira como wedding planner? Devias mesmo!!!
    Parabéns!

  • Sara Pinto

    Sigo o SB pelo menos há um ano, desde que tenho casamento marcado, e acho que nunca vi um post com tantos comentários, que bom.. Fiquei tão contente e ao mesmo tempo aliviada, por saber que realmente é possível fazermos tudo nós mesmas, eu tomei a mesma opção que a Mariana, e apesar de ser quase exaustivo quando se tem 250 convidados para presentear com o nosso dia de sonho é também gratificante saber que podemos demonstrar-lhes todo o carinho que temos por eles.
    A dois meses, os convites estão prontos e entregues, mas ainda tenho a “saga” das lembranças e decoração da quinta que também irei fazer. As flores para o ramo de noiva estão plantadas, o crochet dos vestidos das meninas das alianças estão a ser feitos e o meu vestido está agora a ser começado… 🙂
    Adorei mesmo o embrulho das lembranças da Mariana, acho que ainda vou aproveitar a ideias pois combinam na perfeição com os meus convites..
    Obrigada pela partilha Mariana, neste momento estarão a aproveitar o teu dia e tenho a certeza que estarás feliz, quando há amor tudo corre bem!

  • Susana

    Sara, dê uma vista de olhos nos nossos fascículos Do SB com amor – temos sugestões importantes para gerir a logística e as tensões e nervosismos!
    É uma valente, mas lembre-se de tomar conta de si também, relaxar e respirar 🙂

    um beijinho e felicidades!

  • Sara Pinto

    Obrigada Susana, sim temos visto os fascículos SB e as “regras de ouro”, vocês são sem dúvida a nossa tábua de salvação 🙂

  • Susana

    Serviço público no seu melhor, é o que eu mais gosto no que faço, saber q o dia de alguém é melhor, à conta de algo que partilhámos, pensámos, respondemos, mostrámos!

    Conte-nos como foi!
    Um beijinho