Created with Sketch.
Susana Pinto

Frascos de compota decorados

Ideia Pronta desta semana, é, simplesmente, uma oferta perfeita…!

É acessível, é feita à mão (na totalidade ou em parte), reutiliza e aproveita materiais, é muito fácil de criar, recriar e ajustar ao gosto de cada um e ainda pode ter uma mãozinha da mãe, da avó, da sogra, da madrinha, da cunhada, ou mesmo de todas!

Pelas mãos e cabeça da Elisa Arnaud, da Design com Texto, fica este passo a passo para decorar potinhos de compota… Bonito, delicioso e fácil, em igual proporção:




É necessário:


– frascos de vidro [reutilizamos os dos iogurtes]

– compota

– quadrados de tecido variados [para estes frascos, quadrados com13,5cm]

– borboletas de papel

– botões e fitas de cetim variadas

– agulha, linha e papel para as etiquetas



Depois de cortar os quadrados de tecido, desfie as extremidades e cosa as borboletas ou botões na parte central do tecido. Estas borboletas foram recortadas à mão, mas pode sempre utilizar os cortantes para papel que existem à venda em inúmeras papelarias especializadas [pode também optar por cortantes de outras formas]. Os papéis utilizados são das marcas Rossi [italiana] e Braun [alemã], que se encontram também em papelarias especializadas.



Combine os motivos recortados em papel com os tecidos de forma harmoniosa. Depois de cosidos os motivos, coloque um quadrado de tecido em cada frasco e ate com uma linha ou elástico. Caso os frascos não tenham tampa [como os utilizados] é conveniente colocar um quadrado de papel vegetal e, só depois, o quadrado de tecido.



Utilize tecidos e papéis variados, guiando-se pela paleta de cores escolhida [neste caso, azuis, amarelos, beges e branco]… uma variada e harmoniosa selecção dos padrões irá criar um conjunto dinâmico e fresco.



Coloque uma fita de cetim por cima da linha ou elástico e dê um nó. Corte a fita em viés [queime um pouquinho as pontas para que não desfie].



Adicione outros elementos decorativos a alguns frascos, como por exemplo corações em papel e missangas.



Complemente com uma etiqueta com uma pequena mensagem… as nossas sugestões: “… para prolongar a doçura deste dia…”, “… deliciem-se…”.

O tipo de letra escolhido foi o ChopinScript. A etiqueta pode ter inúmeras formas [existem no mercado algumas máquinas que têm já cortantes de etiquetas e que podem ser uma boa ajuda].



Prontíssimos!

Aproveite as receitas especiais da família e faça compotas caseiras, apenas uma variedade ou vários sabores distintos. Escolha tecidos a condizer com as cores que vai usar, iguais ou diferentes, desde que haja um fio condutor… e não se esqueça das palavras… são o mais importante e, de preferência, tão doces e especiais quanto o amor e carinho que colocou neste projecto!


A Design com Texto é um fornecedor seleccionado (Convites e Álbuns, Detalhes Especiais) do Simplesmente Branco.