Created with Sketch.
Susana Pinto

Tudo em família: entrevista alargada

 

Esta semana é a vez da Tudo em Família, dos fotógrafos Rodrigo Cardoso, Joel Canavilhas e Luís Ferreira. Fiquem a conhecê-los melhor, e aproveitem para passar por aqui, para ver o portfolio mais actualizado!

 

Apresentem-se…!

Somos um grupo de três fotógrafos que se juntaram para formar uma empresa dedicada sobretudo à  fotografia comercial. Com experiência na área da fotografia de publicidade, editorial e corporativa, optámos por explorar novos campos e aceitar novos desafios. E assim surgiu a ideia de fotografar casamentos, numa abordagem menos clássica e mais descontraída.

 

O que vos faz fotografar?

A fotografia nasceu como alguma curiosidade há muitos anos atrás.
Foi uma coisa que sempre nos deu prazer fazer, e que a determinada altura decidimos torna-la também a nossa profissão.
Apesar de tudo, consegue-se muita liberdade criativa ao fotografar um casamento, o que é excelente. Se juntarmos a isto tudo a boa disposição das pessoas, essas são algumas das coisas que nos fazem fotografar!

 

 


O que vos distingue da multidão?

Sempre achámos a fotografia clássica de casamentos um bocado aborrecida. Aquela coisa de posar para a fotografia acaba por interferir com o desenrolar da festa e alterar o comportamento natural das pessoas. Tentamos passar o mais despercebido possível e não interromper em nada o que se está a passar.

 

Como definiriam o vosso tipo de abordagem/fotografia?
Apontamos sempre para uma abordagem mais natural e espontânea.
Desta forma, nossa abordagem é essencialmente uma foto-reportagem. Achamos por isso que as nossas fotografias beneficiam pela naturalidade e à vontade das pessoas fotografadas. O acontecimento desenrola-se à nossa frente e as oportunidades de boas fotografias vão surgindo. Basta estar atento e preparado. Alguma prática e sabedoria também ajudam…

 

Como mantém a vossa perspectiva fresca e inspirada?

É essencial estar actualizado com o que se anda a fazer por aí. Muita Internet, revistas, etc.
Fotografar muito ajuda a chegar a conclusões sobre ideias ou formas novas de abordar o assunto, bem como arranjar soluções técnicas para no momento certo não ter que pensar sobre ela e deixar a criatividade fluir.
Seguimos o trabalho de alguns fotógrafos, o que directa ou indirectamente nos acaba por influenciar, mas no final acaba por ser uma abordagem muito nossa, possivelmente construída ao longo dos anos através de inúmeras influências e inspirações.

 

 

 

Como e com que antecedência devem os noivos contactar-vos?
Podem contactar-nos por telefone ou via email, o mais cedo possível. Conseguimos encaixar marcações de última hora, mas quanto mais cedo melhor.

 

Que tipo de serviços poderão contratar?

O nosso serviço principal é a reportagem fotográfica do evento.
Oferecemos 2 tipos de álbuns: o álbum Librelula: um clássico com folhas de papel vegetal entre cada folha e capa em pele, tamanho 35×35, todo feito à mão com muito carinho pela nossa parceira e muito simpática Isabel, o álbum Digital: um álbum digital com folhas grossas (as fotografias são impressas nas próprias folhas do álbum), todo paginado por nós, com capa e contra capa pretas, tamanho 30×40.
Também há a hipótese de incluir dois mini-álbuns digitais iguais em conteúdo mas mais pequenos em formato para os pais dos noivos.

 

Quanto tempo, após o casamento, esperam os noivos pelo resultado final?

Nós damos especial atenção à qualidade, e como tal cada fotografia é escolhida e tratada individualmente. A paginação dos álbuns também é estudada e planeada para conseguirmos um produto final próximo da perfeição.
Preferimos sacrificar a data da entrega do trabalho e demorar um pouco mais, do que fazer tudo rapidamente e comprometer o resultado final.
Passado 1 semana já poderão consultar a galeria/loja online no nosso site. De seguida avançamos para o Coffe-Table Book, que depois de montado e paginado demora cerca 3 semanas a chegar às nossas mãos. Finalmente é iniciada a escolha das fotografias para a montagem do álbum escolhido, seja ele o Álbum Librelula (2 semanas se for encomendado antes do casamento), e o Álbum Digital (4 a 5 semanas).

 

 

 

Qual é o processo de trabalho, como criam cumplicidade com o casal a fotografar?

É fundamental ter uma reunião inicial para nos conhecermos e conversar sobre o trabalhoque vamos desenvolver. Nestas reuniões existe um contacto mais pessoal, troca-se impressões e ideias sobre o casamento. Desta forma o fotógrafo consegue criar um história e um cenário sobre o acontecimento.
Esta reuniões não são apenas importantes, são fundamentais!

 

O vosso trabalho é local, regional, nacional?

O nosso trabalho é nacional. Mas também estamos disponíveis para trabalhos no estrangeiro.

 

Escolham uma imagem favorita do vosso portfolio e contem-nos porquê.

Temos algumas favoritas por uma ou outra razão, mas uma que resuma bem aquilo que gostamos de fazer e o que procuramos num casamento seria esta:

 

 

Para além de estar muito espontânea, está sem dúvida num ambiente de festa e celebração. O sítio era fantástico, estava toda a gente muito descontraída e divertida.
Foi um casamento muito bom de fotografar, o difícil foi escolher as melhores…

 

3 conselhos para os noivos…

– Descontraiam e desfrutem da festa com a família e amigos, afinal de contas é o vosso casamento.
– Se gostariam de fazer alguma fotografia em especial, um retrato com alguém ou em algum sítio específico, falem com o fotógrafo antecipadamente sobre isso. Em cima da hora nunca resulta bem…
– Acima de tudo, sejam vocês e hajam naturalmente. Não é preciso fazer pose para ficarem na fotografia. Se for necessário o fotógrafo pede-vos para mudarem de posição ou de sítio.

 

 

mais 3
O que vos inspira?

Muitas vezes a inspiração vem de imagens ou de sítios que em nada tenham relação com aquilo que vamos fotografar. Pode vir de uma imagem que vimos num filme, de uma produção que vimos numa revista…
A parte interessante no meio de isto tudo é, por um lado começar com a cabeça vazia e descobrir que caminho seguir, ou então ter uma ideia muito concreta do trabalho que queremos fazer e seguir até ao fim com essa ideia.

 

Como seria o casamento perfeito para fotografar?

O casamento perfeito para fotografar seria…

 

Qual é a parte melhor de ser um fotógrafo de casamentos?

Há várias coisas, mas tudo o que envolve fotografar pessoas, e depois do casamento, a pós-produção, onde se vai contar a história através das fotografias.
Mesmo sendo uma tarefa que ainda dá algum trabalho, é extremamente recompensante no final depois das fotografias escolhidas e os álbuns paginados e impressos.

 

 

 

 

Para contactar a Tudo em Família e falar com um destes rapazes, ligue 214 059 266 ou 915 407 146, ou envie um email.


A Tudo em Família é um fornecedor seleccionado do Simplesmente Branco. Pode encontrar mais informação e contactos detalhados na sua ficha de fornecedor, arquivada em Fotografia e Vídeo.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade

  • Mto boas fotografias!