Created with Sketch.
Susana Pinto

Sílvia Pontes: entrevista alargada

 

Esta semana, falámos com a Sílvia Pontes, cujo trabalho maravilhoso espelha a sua personalidade…! Elegante, sofisticado, inteligente, delicado e tão atento ao detalhe…

A Sílvia é uma pessoa especial, aproveitem para a conhecer um pouco melhor, porque vão gostar certamente!

 

1. Sílvia, apresenta-te!

O Atelier Sílvia Pontes é especializado em encadernação, mas não fica por aqui, pois tem como objectivo oferecer um produto diferenciado e personalizado.

Como mentora deste projecto não lhe dei apenas o meu nome mas a incessante procura pela harmonia das cores e texturas e creio que foi o grande motivo pelo qual ganhou forma e conquistou um lugar nos requisitos do público, que busca um trabalho artesanal, cuidado e individualizado.

 

2. O que te faz dedicares-te a um trabalho artesanal e tão personalizado?

A paixão incontrolável de constante criação. O desejo persistente do contacto com materiais, cores, texturas e as suas fusões. Ter a possibilidade de compor peças que nos são difíceis de obter num mundo massificado. Esta foi , sem dúvida, a melhor forma de expressão que encontrei para materializar as minhas ideias e sonhos, satisfazendo ao mesmo tempo, quem procura um trabalho super personalizado.

 

 

 

3. O que te distingue da multidão?

A atenção e o atendimento dedicado a quem passa por aqui, oferecendo um serviço individualizado.

 

4. Como definirias o teu tipo de abordagem?

Dedicada e criativa, procurando salientar o melhor de cada encomenda.

 

5. Como manténs a tua perspectiva fresca e inspirada?

O gosto pela arte e criação em geral obriga-me a uma pesquisa continua. Nem sempre disponho de todo tempo quanto gostaria, mas tento estar sempre atenta a novos materiais e técnicas, porque os pormenores são essenciais por aqui e claro o atelier está sempre aberto a novos desafios, que é a principal base para uma inspiração crescente.

 

 

 

6. Como e com que antecedência devem os noivos contactar-te?

Como todo o processo é manual, exigindo bastante tempo e dedicação, o ideal será entrar em contacto o mais tão breve quanto possível para garantir tudo atempadamente.

O ideal na época Primavera/Verão é com 3 a 4 meses de antecedência e no Outono/Inverno, com 1 a 2 meses.

Podem contactar-me pessoalmente marcando visita no atelier, por telefone e por e-mail.

 

7. Que tipo de serviços poderão contratar?

Poderão encomendar vários trabalhos de encadernação: livros de honra, álbuns de fotografias analógicos, capas para álbuns digitais e suas respectivas embalagens, cadernos, blocos, agendas, livros de culinária, livros de viagens. Há também ao dispor, lembranças, capas e envelopes para dvd´s.

 

 

 

8. Quanto tempo, após o casamento, esperam os noivos pelo resultado final?

Na grande maioria o nosso trabalho é concluído antes do evento se realizar, com excepção dos álbuns de fotografias que depende de alguns factores tais como: a época da encomenda, o volume de trabalho e a deliberação das fotos a incluir. Neste serviço o prazo de entrega pode estender-se até 2 meses.

 

9. Qual é o processo de trabalho, como crias cumplicidade com o casal para o qual estás a desenvolver uma peça especial?

Tudo começa com o contacto do cliente solicitando o catálogo ou um pedido de informação, a partir deste contacto todo o acompanhamento é personalizado e creio ser esta a razão de toda a cumplicidade existente.

 

 

 

10. O teu trabalho é local, regional, nacional?

Felizmente o trabalho chegou ao nível nacional e em alguns casos internacional.

 

11. Escolhe uma imagem favorita do teu portfolio e conta-nos porquê.

Já passaram pelas minhas mãos muitos trabalhos especiais e aos quais foi dedicado uma enorme atenção. Saliento um álbum encomendado em 2009 onde teria de incluir uma ilustração original de Sandra Nascimento da marca Beijos de Algodão. A cliente apenas escolheu o formato e a cor, dando-me liberdade para exercitar a minha criatividade.

Esta encomenda deu-me bastante prazer porque foi um desafio que demorou cerca de 6 meses a maturar, quando concluído senti que o objectivo tinha sido cumprido e o resultado aprovado.

 

 

12. 3 Conselhos para os noivos…

Ousem, aventurem-se, comprometam-se …. e sejam felizes!

 

Mais 3!

O que te inspira?

A natureza e tudo que desabrocha dela, as cores, os ambientes, as escassas e bem aproveitadas convivências entre as pessoas que mais amo, os sentimentos, as emoções, as viagens reais e virtuais.

E sobretudo as minhas próprias experiências pessoais, culturais e sociais.

 

 

Como seria o álbum perfeito para um casamento perfeito?

A harmonia e combinação estética entre cores e materiais é o mais importante, mas o álbum perfeito está dentro de cada um de nós, claro que lhe podemos dar todo o requinte e a sofisticação que deseja, mas tão importante como o invólucro são as recordações e sentimentos que nele guarda.

 

Qual é a parte melhor de trabalhar para estes momentos especiais?

Sinto-me lisonjeada e afortunada por depositarem nas minhas mãos, uma missão, que fará parte de um dos dias mais importantes das suas vidas, fazendo-as sentirem-se singulares, distintas e especiais.

Só por isto, a motivação e o meu empenho serão conduzidos ao máximo.

No final o resultado sente-se e transparece no brilho dos olhos…

 

 

Para contactar a Sílvia Pontes, liguem 963 284 824, ou enviem um email.

 

A Sílvia Pontes é uma fornecedora seleccionada do Simplesmente Branco. Podem encontrar mais informação e contactos detalhados na sua ficha de fornecedor, arquivada em Convites e Álbuns.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade

  • Os teus trabalhos estão longe de ser uma novidade para mim, Sílvia, mas de cada vez que os vejo, gosto ainda mais! 🙂

    És um verdadeiro talento e o sucesso que te espera é enorme! Não tenho dúvidas! 😉

    Beijinho grande.
    Rui.

  • Sílvia Pontes

    Rui, fico extremamente lisonjeada 🙂
    Obrigado
    Um beijinho

  • Magda

    Foi a Silvia que realizou o meu livro de honra quando casei….. e estava fantástico, aliás como tudo aquilo que faz!!! Desejo-te o maior sucesso!!!!!