Created with Sketch.
Susana Pinto

arc | fotografia, em detalhe!

 

Hoje trago-vos o trabalho do André Castanheira, o olho atrás da lente da arc | fotografia. Tenho a certeza de que são fãs do seu trabalho desde a primeira edição da S Magazine, para a qual o André fotografou o artigo principal, o Best of e a magnífica capa!

O André tem um humor muito britânico (viveu por lá uns bons 16 anos!), e é dele a melhor descrição que já ouvi do Simplesmente Branco: uma ostra com pérola, num mar de berbigão com areia…

Venham comigo e fiquem a conhecê-lo melhor!

 

 

 

 

Apresenta-te!

Sou o André Castanheira, o “pai” da arc | fotografia. Criada a partir de um sonho que já há muito me visitava, e finalmente tornado realidade.

 

O que te faz fotografar?

A arc | fotografia não é meramente um negócio para mim, é a minha paixão. A melhor recompensa que posso receber é ver os meus clientes felizes com as imagens que criei e saber que irão ficar com eles por muitos anos. Não há melhor feeling que saber que estas imagens farão parte dos tesouros de uma nova família.

 

O que te distingue da multidão?

Penso que a combinação da criação de boas imagens com uma atitude sempre disponível, alegre, honesta e prestável é suficiente para me distinguir da multidão. Cada vez que produzo um trabalho para alguém que me deu essa honra, essa dsitinção já foi feita.

 

 

 

 

Como definirias o teu tipo de abordagem/fotografia?

Natural, contemporâneo e acima de tudo intemporal. Não vou etiquetar o meu estilo com palavras tipo “fotojornalismo”, “fine art” ou “reportagem” pois nunca forcei as minhas imagens por se enquadrarem nestas caixas. Tudo acontece com naturalidade e cada casamento é retratado consoante o estilo de cada um. Não vou para um casamento com imagens e ideias pré-concebidas, pois isso seria retirar a individualidade aos casais que fotográfo.

 

Como manténs a tua perspectiva fresca e inspirada?

Para além de ser um devorador nato de blogs, todos os dias sou inspirado pelos fotógrafos que admiro (sejam eles de casamento ou não), pelo mundo à minha volta, ou simplesmente por olhar para os meus filhos a brincar. Uma simples viagem ao supermercado põe-me as ideias em movimento! Aprendo algo de novo todos os dias. Estamos constantemente rodeados por coisas com muita beleza, mas é preciso saber descobri-las e usá-las em nosso proveito.

 

Como e com que antecedência devem os noivos contactar-te?

Poderão contactar-me através do formulário no website ou por telefone. Para marcações, compreendo que a organização de um casamento não é nada fácil, mas aconselho a riscarem o fotógrafo da vossa lista de tarefas com, pelo menos, 10 meses de antecedência.

 

 

 

 

Que tipo de serviços poderão contratar?

Para além da reportagem de casamento, estão disponíveis também sessões in-love (chamo-as in-love pois podem ser antes ou depois do casamento), sessões trash-the-dress, ou quaisquer outras sessões que os casais gostariam de fazer- estou sempre aberto a novas ideias! Os álbuns são acabados artesanalmente, e com muito carinho e atenção ao detalhe, e limitados apenas pela imaginação dos noivos.

 

Quanto tempo, após o casamento, esperam os noivos  pelo resultado final?

As imagens do casamento estarão disponíveis numa galeria online, protegida por password,  no máximo 2 semanas após o evento. Quanto ao álbum, este pode demorar até 3 meses, consoante as opções escolhidas, o tempo de edição, o “ok” dos noivos e acabamento.

 

Qual é o processo de trabalho, como crias cumplicidade com o casal a fotografar?

Para além das várias conversas telefónicas, emails e reuniões, existe sempre a oportunidade de nos ficarmos a conhecer melhor através da sessão fotográfica in-love, ou de um simples cházinho num café elegante (não bebo café e o chá é um hábito dos meus 16 anos vividos em Inglaterra!). Adoro conhecer pessoas e uma reunião que em teoria deve durar 1 hora, acaba por durar 2 ou mais! No final de cada casamento, mais do que clientes, gosto de acreditar que ganhei mais dois amigos.

 

 

 

 

Escolhe uma imagem favorita do teu portfólio e conta-nos porquê.

A minha imagem favorita é sempre aquela que irei tirar amanhã! Não consigo escolher, pois cada imagem é uma história em si…

 

3 conselhos para os noivos…

1.Tirem vantagem da vossa família e amigos para ajudar com os preparativos

2.Peçam sugestões ao vosso fotógrafo, afinal ele “casa-se” quase todos os fins-de -semana!

3.Have fun!

 

 

 

 

Mais 2!

Como seria o casamento perfeito para fotografar?

Uma cerimónia íntima, com familia e amigos mais próximos, o mar como pano de fundo, decoração à lá Simplesmente Branco e um pôr-do-sol de cortar a respiração.

 

Qual é a parte melhor de ser um fotógrafo de casamentos?

A reacção dos noivos ao verem o álbum acabado – aquela caixinha que por muitos anos os irá transportar para aquele dia tão mágico.

 

 

Para falar com o André Castanheira e conhecer melhor o trabalho da arc | fotografia, basta ligar para917 764 487 ou enviar um email.

 

A arc | fotografia é um fornecedor seleccionado do Simplesmente Branco. Para saber mais detalhes, consulte a sua ficha de fornecedor, arquivada em Fotografia.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade

  • Susana, obrigado, não só por esta entrevista, mas também por teres criado uma “casa” onde me sinto bem vindo, cheia de simpatia e bom gosto.

    Working together is good!