Created with Sketch.
Susana Pinto

Vânia Oliveira Make Up, em detalhe!

 

Hoje começamos o dia com uma belíssima entrevista à Vânia Oliveira, uma das nossas maquilhadoras seleccionadas.

Além de doce e delicada, a Vânia é muito talentosa! Conheci-a quando maquilhou a Rita Ramalho (lembram-se deste magnífico casamento…?) e foram também maquilhadas por ela a Eunice e a Margarida, duas das nossas Candy Girls, para a S Magazine. Para a minha foto do editorial, perguntei à Vânia se me podia dar um jeitinho  em cinco minutos (fotografámos tudo no mesmo dia…!) e o resultado, foi o que se viu – senti-me maravilhosa!

 

Venham comigo!

 

 

 

Apresenta-te!

Desde pequena que as pinturas, as costuras e os penteados fazem parte do meu mundo.

Percebi muito cedo que o meu caminho passava pelo trabalho na imagem mas precisava sentir que aquilo que eu gostava de fazer podia ajudar, de alguma forma, alguém a sentir-se melhor consigo próprio.

Formei-me em Realização Plástica do Espetáculo, que consiste na intervenção também criativa em áreas como a cenografia e figurinos para teatro, cinema, televisão, dança, etc. e, logo aqui, já me enquadrava no mundo da história do traje, da arte, dos acessórios e do vestir personagens de acordo com a sua personalidade.

Como curiosa que sou, pelo mundo da composição de imagens, alarguei os meus estudos à organização de eventos, à fotografia criativa e ao design de comunicação.

Senti, a certa altura, que a maquilhagem era uma paixão na qual tinha que investir e explorar e em 1999 resolvi tirar o curso de maquilhagem profissional tendo feito, posteriormente, uma especialização em maquilhagem de moda. Criei um relacionamento para a vida com a arte de maquilhar e percebi que esta área me faz sentir preenchida.

 

Qual é a importância da maquilhagem e cabelo, num dia tão especial?

A maquilhagem e o cabelo representam um papel cada vez mais importante na vida de uma Noiva. Tão fundamental como vestir um vestido de sonho e recordar um dia tão especial através de um álbum digno de um conto de fadas, é olhar para a moldura das emoções, o rosto e o cabelo, e ver a Beleza realçada em todo o seu esplendor, fiel à personalidade da noiva, harmoniosa e capaz de revelar uma mulher verdadeiramente feliz.

A maquilhagem, através da técnica e sensibilidade do maquilhador, e o cabelo, revelador do estilo da noiva,  têm a capacidade de fazer brilhar as emoções permitindo registar, nas fotografias, a expressão da Beleza de um dia inesquecível.
Mais discreta, mais arrojada ou criativa… o importante é que seja uma noiva muita feliz, na sua pele.

 

O que te distingue da multidão?

Muitas vezes diz-se que um bailarino que dança com paixão dança de “dentro para fora” e eu sinto que maquilho de “dentro para fora”. Cada maquilhador tem a sua técnica, os seus gostos e uma forma muito própria de comunicar o seu trabalho.  O meu caminho como maquilhadora é simplesmente fazer o que adoro, recorrendo à minha própria forma de trabalhar, e fazer sorrir.

 

 

 

Como definirias o teu estilo?

Tenho as minhas tendências, que se inspiram em muitos fatores que me rodeiam mas, acima de tudo, o meu estilo é tentar revelar, da melhor forma possível, o estilo de quem me procura.

Há uma certeza que tenho, todas a mulheres são verdadeiramente bonitas, só precisam de uma ajuda para revelar a sua beleza.

 

Como manténs as tuas ideias frescas e inspiradas?

À parte de ser uma apaixonada consumidora de livros, revistas e sites de maquilhagem, cabelos e moda em geral, tudo o que me rodeia pode ser verdadeiramente inspirador. Uma peça de roupa, uma pedra na rua, as formas das nuvens no céu, um filme, uma flor… depois, é aguardar a oportunidade que me permita traduzir em sombras macias e blushes românticos o que me passa pela imaginação quando me sinto inspirada.

 

Trabalhas com tendências ou por medida?

Inevitavelmente as tendências têm um peso considerável porque surgem, praticamente  em simultâneo, com os novos produtos que vão aparecendo no mercado. O produto e o respetivo efeito do mesmo define, geralmente, alguma tendência em determinada estação. Contudo, todas as épocas estão na moda desde que representadas de acordo com o rosto de cada cliente. Desta forma considero que trabalho por medida à medida das tendências da minha cliente.

 

 

Como e com que antecedência devem os noivos contactar-te?

Os noivos podem contactar comigo por email ou por telefone e pelo menos com 1 mês de antecedência da data do casamento.

 

Que serviços poderão contratar?

Os noivos podem contratar um serviço de maquilhagem profissional ao domicílio, com teste de maquilhagem incluído e se pretenderem aconselhamento ao nível da escolha do penteado, do vestido/fato, acessórios e bouquet também podem fazê-lo através do serviço de  Aconselhamento de Imagem.

 

Qual é o processo de trabalho, como crias cumplicidade com a noiva com quem vais trabalhar?

A cumplicidade com a noiva nasce naturalmente. Uma das primeiras coisas que faço questão de transmitir às “minhas” noivas é que o meu objetivo não é fazer uma maquilhagem bonita que seja elogiada só pelo trabalho técnico, o meu objeto é realçar a beleza da noiva que tem que se sentir completamente confortável com a maquilhagem que eu realizo. Os elogios serão uma consequência da felicidade que a noiva vai transmitir, por se sentir ainda mais bonita e confortável com a sua imagem.

No processo de trabalho há sempre um encontro com a noiva, para concretizar o teste de maquilhagem e, por vezes, é marcado um encontro prévio, a pedido da noiva, para conversar sobre as dúvidas que tem em relação às suas escolhas.

Há também sempre uma troca de emails que registam fotografias do rosto, do vestido que escolheu, dúvidas que surgem e conselhos, informações muito importantes para que o meu trabalho se desenvolva sempre em sintonia com a noiva que me procura.

 

 

O teu trabalho é local, regional, nacional?

Desloco-me a qualquer cidade do país mas o meu trabalho tem uma grande incidência na zona centro nomeadamente Leiria, Marinha Grande, Coimbra, Alcobaça, Batalha, Nazaré e Pombal.

 

Escolhe um projecto favorito do teu portfolio e conta-nos porquê…

Um dos meus trabalhos favoritos foi a criação do projeto “Eyes on You”. Pensava muitas vezes, antes de ter criado este projeto, na vontade que muitas mulheres tinham de se sentirem bonitas e, ao mesmo tempo, na falta de “acreditarem” que algum dia poderiam ficar tão maravilhosas como as actrizes, cantoras ou modelos que ilustram as revistas de moda com o seu charme. Tinha muita vontade de criar um projeto que desse a oportunidade de proporcionar a uma mulher “comum”, que tem a sua rotina, os seus filhos e a sua profissão, a experiência de se entregar nas mãos de 5 profissionais, eu como maquilhadora e responsável pelo styling da sessão em conjunto com um colega de trabalho, uma cabeleireira, uma fotógrafa e uma especialista em manicura e fazer uma sessão de fotos onde se pretende revelar as principais tendências das estação.

Acho que uma das características mais interessantes do ”Eyes on You” é o facto de quando a equipa se reúne para marcar uma nova sessão, a “modelo” é convidada sem estar à espera e sem fazer a mínima ideia que vai ser abordada para participar numa sessão fotográfica que pretende revelar tendências de moda.

A realidade é que quando são entregues as melhores fotos da sessão à “modelo” a reação é uma maravilha de ver, o rosto ilumina-se, quase não conseguem acreditar e uma das nossas “modelos” já pertence a uma agência e faz castings para televisão e não só.

Neste momento, estão mais ideias com este conceito em carteira e em breve serão anunciadas.

 

 

 

3 conselhos para os noivos…

É muito importante os noivos estarem rodeados de profissionais que os fazem sentir confortáveis e confiantes.

Planear um casamento é uma das viagens mais divertidas que se pode fazer e tenho a certeza que o universo Simplesmente Branco surgiu para provar isso mesmo. Procurem inspiração, ideias, imaginem sem limites e realizem o vosso sonho.

O dia do casamento costuma passar muito depressa, por isso, usufruam cada minuto deste dia tão fantástico, com toda a felicidade e alegria.

 

Mais três!

O que te inspira?

A vida inspira-me e inspira-me fazer sorrir.

 

Como seria a combinação perfeita para uma noiva perfeita?

Uma noiva perfeita é uma noiva feliz.

Acho que a combinação perfeita revela-se na reação da noiva em cada escolha que faz. Os olhos brilham quando experimenta um determinado modelo de vestido e sabe, no fundo, que não podia ser outro. Depois do teste de maquilhagem sorri para o espelho, ajusta o cabelo e diz: já não quero tirar mais esta makeup! E quando experimenta um penteado sente que toda a conjugação criada tem tudo a ver com a sua personalidade.

Há uma frase que muitas noivas costumam dizer-me, que penso que revela que possuem uma combinação perfeita: “Agora sim estou tranquila: já tenho o vestido que gosto, a maquilhagem que sempre imaginei e o penteado que tem tudo a ver comigo e com a imagem que quero transmitir, já posso casar.”

 

Qual é a melhor parte de ser uma profissional de beleza num dia tão especial?

Acho que é quase indescritível o que se sente.

O dia do casamento é um dia atarefado e os noivos estão completamente entregues a esse dia tão especial, à família e aos amigos contudo, às vezes, acabo de maquilhar uma noiva e quando venho embora, ainda no meu caminho de regresso, recebo uma mensagem da noiva a reforçar o quanto se sente bonita e feliz… é maravilhoso sentir que podemos contribuir para a felicidade de alguém e num dia tão inesquecível. Mas a partilha, muitas vezes, não termina no dia do casamento. Há noivos que me enviam emails a partilhar a experiência da viagem na lua de mel ou uma gravidez.

Por vezes maquilho no dia do casamento, na sessão de grávida e na sessão já com o pequeno bebé. Posso dizer que me sinto um bocadinho parte da família e esta sensação contribui muito para a minha  felicidade também.

 

Para conhecer melhor o trabalho da Vânia Oliveira e falar com ela, liguem para 911 043 5 15 ou enviem um email.

A Vânia Oliveira é uma fornecedora seleccionada Simplesmente Branco. Para mais detalhes, consultem a sua ficha de fornecedor, arquivada em Beleza.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade