Created with Sketch.
Susana Pinto

Saberes antigos, ideias novas

Hoje é dia de partilhar mais uma descoberta preciosa, que é o trabalho da Joana Caetano, que assina como Jubela.

As peças da Jubela caracterizam-se pelo uso do bordado tradicional português (como o bordado de Guimarães) e misturam inspiração do imaginário popular, folclórico e tradicional, música, livros e filmes favoritos  contemporâneos, e ilustrações próprias.

Os materiais são maioritariamente portugueses como o linho, burel, fazendas, algodão e botões, que a Joana respiga e colecciona..

As peças variam, mantendo estes princípios, e podem ser colares, crachats, alfinetes de peito, lenços de namorados e outras preciosidades.

As primeiras peças que me conquistaram foras os vistosos colares da Joana, que adoro, mas depois de conhecer melhor o resto do trabalho e os detalhes e a história de cada peça, fiquei fã a tempo inteiro!

 

 

 

 

 

 

Há lenços variados, sejam “de amor”, que resultam na customização de um lenço vagamente tradicional, com pormenores sugeridos por quem o encomenda e bordados ao estilo da Joana,  sejam “de amor aos pedaços”, que são usados como acessórios, por ele, por ela ou por ambos, porque se completam.

Há corações de linho e burel, que são alfinetes bordados ao estilo minhoto em peças de linho caseiro, que vão sendo coleccionados, restos de linho antigo, de peças de roupa desmanchadas e outros encontrados em casas de quem ainda acompanha e segue o ciclo do linho, pedaços com uma vida anterior agora recuperados e engalanados a preceito.

 

 

 

 

 

 

 

 

Podem fazer uma visita à Joana Caetano, semanalmente, no Mercado do Porto Belo, na Praça Carlos Alberto, no Porto e, ocasionalmente, encontram peças dela na loja de tricot Ovelha Negra (onde também acontecem workshops de iniciação aos bordados, já dias 6 e 13 de Abril).

 

Façam uma visita ao blog ou à página do Facebook para estarem a par das novidades!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade