Created with Sketch.
Susana Pinto

Feliz é quem diz…

Há umas semanas cruzei-me com um projecto com um nome delicioso: “Feliz é quem diz…”, da Susana Almeida. Como se não bastasse ser docíssimo, bem feito, bem desenhado e muito inspirado, fiquei a saber que a Susana também é uma das nossas queridas leitoras!

O que eu me revejo neste projecto de coisas bonitas para o quotidiano, ora leiam a apresentação que a Susana nos enviou:

 

“O projecto Feliz é quem diz nasceu da minha necessidade de mostrar às pessoas uma das coisas em que mais acredito na vida: que a felicidade está escondida em todas as coisas, das mais pequenas às maiores e que para podermos viver em felicidade temos de saber olhar para as coisas banais do dia-a-dia e saber sorrir com elas! Daí decidir construir uma lista com as coisas que me fazem feliz todos os dias… ela vai crescendo a passos largos e também com a ajuda de todas as pessoas que me rodeiam… Entretanto achei que a melhor forma de mostrar esta lista às pessoas seria ilustrá-la.

Mas como não sou ilustradora, sou designer, vejo o meu trabalho mais como um projecto de design gráfico do que ilustração… Faço os bonecos, é certo, mas a parte mais interessante é a componente visual da cor e das texturas que aplico sempre às “ilustrações”. É também a minha forma de mostrar às pessoas o que o meu trabalho e assinatura são.

Sou designer de profissão durante o dia e nos meus tempos livres visto a camisola Feliz é quem diz e entro no meu mundo especial.

 

 

 

 

Este é um  projecto muito recente… Comecei a idealizá-lo no final de Fevereiro, como forma de me expressar exactamente como sou, sem barreiras de clientes ou de ideias externas. Quis criar este projecto como expressão do meu trabalho criativo, da pessoa que sou, da minha forma de ver o mundo e do meu gosto e sentido estético. Ver que as pessoas gostam do que faço e sentir que elas se identificam para mim é a maior felicidade de todas! É sentir que o projecto está a cumprir com o seu objectivo.

Entretanto achei que este projecto tinha muito potencial para ser aplicado a objectos do dia-a-dia, para que eles ajudassem nessa tarefa de espalhar felicidade… De lembrar as pessoas todos os dias que a felicidade vive em tudo o que nos rodeia. E criei (e vou criando todos os dias…) peças que estou a vender através da página Feliz é quem diz e de feiras a que tenho ido.

Os produtos que tenho produzido são malas de pano e aventais que são sempre personalizados à mão por mim, uma vez que todos têm aplicações de tecidos cosidos à mão nas ilustrações, crachás, postais, marcadores de livros, posters e placas de lousa para pendurar em portas ou nas paredes.

Ideias tenho muitas, e acho que todos os dias me nascem novas na cabeça, e já tenho um caderno que anda sempre comigo onde aponto tudo o que me vem à cabeça!”

 

 

 

 

 

Coisas deliciosas, verdade? Pensem nelas para convites, ou para marcadores de mesa lindos de morrer, que contam uma história bonita e que põem um sorriso doce na cara dos convidados. Ou ofertas para os padrinhos, pais e convidados.

 

Para contactar a Susana, enviem-lhe um email ou passem pela página Feliz é quem diz. Também podem aproveitar o próximo fim de semana, e visitá-la na Feira Das Almas, sábado, dia 6, das 15h às 22h e na Venda de Quintal, Domingo, dia 7, das 10h às 18h.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade