Created with Sketch.
Susana Pinto

Paula + Ricardo, love is all around us

Hoje trazemos mais uma bela festa! É o casamento da Paula + Ricardo, cheiinho de amor, esplendorosamente fotografado pela dupla Menino conhece Menina.

A pista esteve a cargo da LSS Produção de Eventos e a festa bem animada, deliciem-se com os detalhes (e as atenções e cuidados), que este foi um dia de amor!

 

 

 

 

Como foi o teu pedido de casamento?

Conhecemo-nos em Miragaia, em pleno arraial de S. João do Porto, no meio da multidão. E numa noite fria de Fevereiro o Ricardo levou-me até ao exacto local onde tudo começou e no meio da praça, agora completamente vazia e silenciosa, pediu-me em casamento, joelho no chão e anel na mão.

 

Como te organizaste? Por onde começaste, com que antecedência?

Quando começámos a organizar a festa já não havia espaços adequados disponíveis para os meses seguintes. Acabámos por casar em Outubro – a data foi decidida em função da disponibilidade da quinta – e ficamos com cerca de 6 meses para tratar de tudo. Sendo que pelo meio ainda se proporcionou um novo emprego no estrangeiro, pelo que também organizámos em simultâneo uma mudança de casa e de vida… para Basileia, na Suíça! A acontecer logo a seguir à lua-de-mel.

Começámos pela escolha e reserva da quinta. De seguida tratámos da cerimónia religiosa e dos convites. O processo na Igreja foi mais demorado e complicado do que esperávamos, pelo que recomendo vivamente que não deixem esta parte para o fim!

Tudo o resto foi sendo tratado depois, com ajuda de uma boa checklist, à medida que íamos percebendo o que queríamos. Tratámos de muitos detalhes via internet e tentámos ser o mais práticos possível.

 

 

 

 

Que ambiente quiseste criar? Como o fizeste?

A certa altura aquele dia deixou ser apenas a nossa festa de casamento, seria uma oportunidade de juntarmos os nosso amigos e familiares antes da mudança, uma espécie de festa de “despedida-até-já”, e isso acabou por influenciar muitas das nossas opções. Queríamos que aquele dia ficasse sempre na memória de todos. Marcou literalmente o início de uma nova vida, em todos os aspectos, e foi vivido por todos com muita emoção.

Quisemos criar um ambiente descontraído e muito divertido. Para tal, escolhemos um espaço com jardins e muita luz, decoração romântica em tons muito suaves. Demos muita importância à escolha da equipa de animação e fizemos com eles uma selecção personalizada da música para todos os momentos da festa. Preparámos a cerimónia religiosa com o mesmo cuidado, bem como a música para a mesma. Foi uma cerimónia muito descontraída e emotiva, que ainda hoje os nossos convidados comentam.

 

 

 

 

A opção “feito por ti” surgiu porquê?

Não gostámos da maioria das opções já feitas que encontrámos, achámos tudo muito impessoal. Quisemos dar o nosso cunho e algum toque de originalidade. E sobretudo obter soluções mais românticas e simples (às vezes menos é mais!).

Acabámos por não pôr em prática muitas ideias porque, pelo número de convidados (250), isso representaria um trabalho imenso, e com uma mudança de país para tratar ao mesmo tempo…. tornou-se inviável. Ainda assim, trabalhámos cada pormenor gráfico em conjunto com a Liliana (Lije Handmade): convites, missais e marcadores de mesa tiveram as nossas carinhas desenhadas de forma muito original. Fizemos as ementas, croquis diferentes de acordo com a zona de origem dos convidados, convites especiais para os padrinhos, o seating plan, os cones para flores. A minha mãe fez a almofada das alianças com bordados antigos e uma placa de porcelana da Design com Texto.

 

 

 

 

Tiveste ajuda?

Sim, dos nosso pais e de alguns queridos amigos.

 

O que era o mais importante para ti?

Que todos se divertissem, e nós também! Muita animação, surpreender constantemente os convidados com momentos diferentes para todos os gostos. Sem estarmos presos a horários rígidos, nem passar horas a tirar fotografias – queríamos ser os donos da nossa festa.

Por outro lado, tivemos uma grande preocupação com o conforto dos nossos convidados. Quase todos fizeram muitos Kms para nos ver dizer “sim”: fizemos questão que o local fosse o mais acessível e fácil de encontrar possível, que a Igreja fosse próxima da quinta, que esta tivesse um espaço para descanso (tínhamos muitos bebés e algumas avós) e zero degraus, que a comida fosse de qualidade, que a hora da cerimónia permitisse que a festa não terminasse muito tarde e todos pudessem aproveitar, mesmo tendo que regressar a casa no próprio dia.

 

 

 

 

E secundário?

Lembranças que acabam numa gaveta. Convertemos o orçamento das lembranças num donativo à GAS Porto e oferecemos apenas um marcador de livro aos convidados, com um pequeno texto a agradecer a presença e a explicar a nossa iniciativa.

 

Onde gastaste mais dinheiro?

Na quinta / catering.

 

 

 

 

Onde gastaste menos? 

Nos adereços feitos por nós, como o seating plan de naperons de papel, e… no vestido de noiva! Queria um vestido diferente (todos me pareciam iguais, e pesadíssimos) e sobretudo leve, em que pudesse dançar toda a noite e me sentisse elegante porém confortável. Acabei por comprar um vestido de dama-de-honor, que depois alterei completamente com alguns detalhes em renda (muito mais dispendiosos que o vestido).

 

O que foi mais fácil?

Os convites / material gráfico e os fotógrafos.

A Liliana (Lije Handmade) percebeu exatamente o que queríamos, tratámos de tudo por email e nunca chegámos a conhecê-la pessoalmente. Mas tudo funcionou como se nos conhecêssemos há anos.

Quanto à fotografia, pretendíamos um reportagem espontânea, sem poses, que nos mostrasse um dia mais tarde o que realmente se passou naquele dia – divididos por 250 pessoas íamos perder muitos momentos! Queríamos estar à vontade e não perder o melhor da festa em sessões fotográficas. Recordar os momentos mais confusos, emotivos, engraçados; os imprevistos, os sorrisos, as lágrimas, os olhares. Encontramos a dupla Menino Conhece Menina levados pela curiosidade do nome, e logo percebemos que era mesmo aquilo que pretendíamos.

 

 

 

 

O que foi mais difícil?

Encontrar os meus sapatos. Tinham que ser aqueles, e o meu tamanho estava esgotado em todo o lado (Portugal e estrangeiro). Tentei de todas as formas possíveis. Lá os consegui pouco tempo antes da festa, quando já tinha desistido, encomendados num site americano suspeito, que ainda hoje não sei como encontrei.

E… fazer a distribuição das mesas. Uma dor de cabeça!

 

O que te deu mais prazer criar?

Os convites e materiais gráficos. Todos os detalhes foram discutidos por email, gostámos muito do resultado final e divertimo-nos muito a ver os convites nascer.

 

 

 

 

O casamento que planeaste, é a vossa cara, ou foste fazendo cedências pelo caminho?

Foi a nossa cara, evidente em muitos e pequenos detalhes. A maior cedência foi mesmo na lista de convidados, porque infelizmente não pudemos convidar todas as pessoas que gostaríamos de ter connosco.

 

Um pormenor especial?

Quisemos homenagear os nosso pais com algumas surpresas. Oferecemos flores às nossas mães durante a cerimónia e usámos fotografias dos casamentos deles na decoração da quinta.

Mas o pormenor que marcou a festa acabou por ser o bolo! Representava os noivos sentados em cima de 3 malas de viagem: uma com a bandeira de Portugal, outra de Zanzibar (onde passámos a lua de mel) e a maior com a bandeira da Suíça, para onde nos mudávamos um mês depois. Além de delicioso (escolhemos um red velvet), causou sensação e foi mais fotografado do que os noivos!

 

 

 

 

Agora que já aconteceu, mudavas alguma coisa?

Talvez vivesse os preparativos de forma ainda mais despreocupada. Mas a certa altura é inevitável que os nervos tomem um bocadinho conta de nós… Quando se fica sem celebrante a um mês da cerimónia, quando se recomeça o vestido a 15 dias da festa, ou quando a previsão meteorológica é de chuva torrencial!

 

 

 

 

Algumas words of advice para as próximas noivas?

Escolham fornecedores com quem se identifiquem e estejam em sintonia. Assim terão a confiança de que tudo vai correr bem e poderão aproveitar o dia sem preocupações. Nós optámos nalguns casos por profissionais de quem não tínhamos qualquer referência, mas sentimos aquele clic… e não nos arrependemos.

Aproveitem os preparativos! Não se martirizem, aproveitem esta fase única, com organização e sem complicar. Terão sempre imprevistos e nunca poderão controlar tudo, foquem-se no realmente importante. Envolvam o noivo, o dia também é dele: podemos discordar em muitos detalhes e discuti-los de forma verdadeiramente épica, mas é uma altura em que nos conhecemos melhor e se cria ainda mais cumplicidade.

E nunca é demais dizê-lo: relaxem e aproveitem ao máximo, porque, como tantas vezes ouvi, “o dia passa a correr”!

 

 

 

Os nossos fornecedores:

 

convites e materiais gráficos: Lije Handmade

cerimónia: Capela de S. Miguel o Anjo, Maia

local e catering: Quinta da Serra, Alfena

fato do noivo e acessórios: Hugo Boss

vestido de noiva e sapatos: vestido e alterações: Amor Glamour Porto, sapatos Melissa Lady Dragon by Vivienne Westwood

adereços: Guarda-chuva “Heart Umbrella”, da Umbrella Heaven ; almofada das alianças, mãe da noiva e Design com Texto

maquilhagem: Jenny Miranda

cabelos: Bruno Vittié, Matosinhos

flores: Florista Ana Maria, S. Romão do Coronado

ofertas aos convidados: donativo à GAS Porto

livro de honra: Pistachio by Rita Leal

fotografia: Menino Conhece Menina

luzes, som e Dj:  LSS Produção de Eventos

música na cerimónia: Adriana Mendes / Classe

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade