Created with Sketch.
Susana Pinto

Da seriedade ou um 5º aniversário

 

Em 2010, por esta altura, estava em Verona, colada ao meu portátil, à espera do email que confirmasse que estávamos online.

5 anos depois, a viagem continua e parece-me apropriado fazer algum balanço.

Atravessamos a maior crise de sempre, neste ano de 2015 – contra todas as expectativas, que apontariam para que já nos tivéssemos, todos (fornecedores e clientes), ajustado a esta realidade mais frugal, mais contida e de menos abundância, demonstrou-se o contrário: o mercado encolheu subitamente, há muito menos trabalho, há menos consumo e precisamos de repensar o negócio, o preço, o formato, a atitude. Precisamos, todos, de olhar com mais perspectiva, com mais generosidade, com mais profissionalismo (e seriedade), com mais amplitude, de fora, e a longo prazo, se é disto que queremos fazer a nossa vida profissional, por muitos e bons anos.

Parece injusto este solavanco: neste curto intervalo de tempo o mercado floresceu, de forma muito positiva, apareceram muitos e bons talentos, gente criativa, curiosa, irrequieta, competente, projectos com graça e com uma visão positiva e contemporânea, posso dizer com tranquilidade que estamos em pé de igualdade com qualquer parte do mundo (e o Simplesmente Branco tem uma imensa quota parte na abertura deste espaço para que outros pudessem emergir e crescer)… mas fomos de algum modo batidos por uma certa arrogância e vaidade próprias (não foi apenas a crise que nos trouxe até aqui) e teremos que trabalhar muito e bem, para recuperar esse prestígio discreto que deve estar associado a todas estas profissões.

Temos muito em que pensar, diria eu.

 

Mas também temos de celebrar: 5 anos…! Imaginam? Começou com uma ideia e uma boa dose de fé partilhada com 19 clientes (o abraço maior de hoje vai para a Molde Design Weddings, a Sílvia Pontes, a Pinga Amor, a Design Events e a Lounge Fotografia, que acreditaram e se juntaram a nós, quando não havia nada para mostrar, apenas convicção e um site bonitinho), hoje temos cerca de 100, damos trabalho a 4 pessoas e somos a referência no mercado, em termos de gosto, qualidade, postura séria e generosidade. Quase 4 mil posts escritos diariamente (3859, mais exactamente), sem interrupções, mais de 20 mil visitas por mês, uma página do Facebook com mais de 16 mil fãs, 5 revistas digitais relevantes (e mais duas a caminho!) e uma empresa séria, que dá pelo bonito nome (e da qual me orgulho imensamente) de Wise_up Sociedade Unipessoal, Lda., como na música da Amee Mann.

Ufa!

 

Neste momento, escrevo ao som de Ludovico Einaudi, “Reverie”, a música que me leva sempre para sítios felizes e de forma concentrada, mesmo em altura difíceis (e se esta viagem teve disso…!). O melhor do meu dia será sempre um email que chega, de alguém que não conheço, e me diz “obrigado por estar aí” (e tenho recebido alguns, muito, muito bons).

 

É a minha vez, a meio desta ultra-maratona, de vos dizer: “obrigado por estarem aí!”

Tchim tchim!

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade

  • Tchim…tchim…estou cá para mais um ano, para mais uma “batalha” e para continuar a trabalhar com todas as forças e sempre ao lado e com o Simplesmente Branco, que fez crescer a cada ano o projecto que tanto ambicionei: a Pinga Amor

    OBRIGADA eu 🙂

  • Ana

    Já passou tanto tempo? 🙂
    Agora a sério, que bom que tem sido acompanhar-vos, ver-vos crescer com um dose de inveja da boa, ver que afinal as boas ideias têm pernas para andar. E assumo um orgulhosito por vocês – aquele orgulho que temos quando as coisas não são nossas mas que nos faz feliz por saber que há sucesso. Que venham mais 5, 10, 15 que estamos cá todos para vos apoiar! Parabéns!!

  • luisa

    Muitos parabéns por tão belo projecto e trabalho. Casei em outubro mas continuo a ver todos os dias, sem excepção, o sb. Na verdade, o sb foi uma peça fundamental para o meu casamento por isso serei eternamente fã do vosso trabalho!
    muitos parabéns:)

    Luísa

  • Susana

    🙂 Obrigado por estar aí, Luísa!

  • Susana

    Querida Ana, estás aí desde o início, q eu sei, e fazes parte desse lote de mulheres giras q este univero internético me touxe. Tchim tchim a ti tb!

  • Susana

    :’)

  • Tem sido uma viagem incrivel! 5 anos… parece que foi ontem! Muita coisa mudou no panorama nacional nesta industria e o SB sem duvida contribuiu para esta mudança.
    Haja animo e espirito para mais 5 pelo menos!!!

  • Susana e Marta,

    Ainda há tão pouco me juntei à vossa caminhada e já sinto que valeu, e continua a valer, a pena. Espero acompanhar-vos por muito tempo.

    Muitos parabéns às duas e um brinde à continuação do sucesso do Simplesmente Branco!

    Abraço,
    FF

  • Célia Fernandes

    Parabéns sunshine! Visto assim parece que passou a correr, mas eu sei que cada passo é uma árvore que foste plantando (e regando, e podando e adubando…) pelo caminho. É uma maravilha ver o teu empenho, fé, profissionalismo e sensibilidade. Para ti e para todos os que rodeiam e promovem este belo projecto um tchim tchim sonoro e efervescente!*

  • Susana

    obrigado, Luís!

  • Susana

    Obrigado, Fernandina 🙂

  • Susana

    Celita, obrigado!

  • Parabéns Susana e Marta, é um prazer fazer parte desta equipa de profissionais e amigos que trabalham todos os dias para desenvolver o mundo dos casamentos que tanto gostamos. Venham mais 25 e cá estaremos juntos.:)
    Mais uma vez parabéns e beijinhos;
    Orsi e Zé

  • Susana

    Obrigado, Orsi e Zé 😀

  • Tiago

    Olá Susana
    Tão bom este texto… Passaram quase quatro anos desde o nosso casamento old holywood de fim de ano. Recorda-se do nosso pedido de ajuda?
    Curioso que ainda hoje, de vez em quando, eu volte aqui, pra vos ver, tentar acompanhar a vossa viagem e de alguma maneira retribuir a vossa generosidade para connosco.
    Fabuloso que se mantenham aí, fiéis à vossa estética e ao vosso caminho.
    Desejo-vos nada senão o melhor!
    Continuem assim e o mundo será vosso!
    🙂

  • Susana

    Tiago, como não me lembrar – o casamento na passagem de ano, e as trocas de email com um noivo, que ainda hoje é algo que acontece em proporções diminutas… Muito obrigado por estas palavras gentis, pela companhia, por ir estando de olho em nós.
    Como dizemos aos velhos amigos, passem por cá, não precisam de avisar, são da casa 🙂

    UM beijinho!
    **S