Created with Sketch.
Marta Ramos

Wise words: Relax!

Amanhã começam as férias no Simplesmente Branco e um pouco por todo o país, também. A Susana já aqui vos deixou as despedidas da época com uma mão cheia de bons conselhos para desacelerar. Hoje é a minha vez e, sendo segunda-feira, dia de wise words, fui à procura de um especialista na matéria para vos ajudar a tirar o maior partido possível dos momentos de pausa – nas férias e no dia-a-dia. Não foi difícil encontrá-lo: a Ana Soares é amiga desta casa e mudou de vida no início deste ano, ao trocar uma carreira em design gráfico na imprensa diária pelo ensino de yoga integral. Hoje, o seu tempo divide-se entre o Dhara Yoga & Mind Center, as aulas particulares (também ao domicílio) e o voluntariado na SPEM – e está muito feliz com a nova rotina. Trocámos dois dedos de conversa com ela e o resultado é um manual de instruções para uma vida mais focada, pausada, feliz.

 

Como é que devemos fazer a transição do ritmo acelerado do dia-a-dia para o desligar nas férias?

Para uma melhor transição, recomendo que mantenham, nos dois primeiros dias, os horários da ‘rotina de trabalho’ (no sono e nas refeições, sobretudo) mas que substituam a manhã atarefada por um grande pequeno-almoço sentado à mesa e sem quaisquer ‘ligações’ – ou seja, sem mensagens, e-mails, Facebook ou Instagram.
Aproveitem para ler o jornal ou pegar naquele livro que está já há tanto tempo à vossa espera. Depois, saiam para uma caminhada tranquila de 20 minutos.
Só então deverão espreitar as tecnologias – televisão incluída – e isto, claro, apenas se sentirem necessidade absoluta de o fazer.

 

E o inverso – como nos prepararmos para o regresso ao trabalho?

No fundo, o processo é semelhante. A chave para uma transição tranquila está nas rotinas. Assim, três dias antes do regresso ao trabalho, introduzam horários de sono e de refeições semelhantes aos que terão que adoptar no fim das férias, com especial atenção à hora de deitar. Outro aspecto importante tem a ver com os hábitos alimentares. É natural que em férias sejamos menos disciplinados não só no que toca às horas de ir para a mesa mas também àquilo que nos espera sobre a mesa; recuperem uma ementa mais saudável e leve com alguma antecedência (e estamos no verão, por isso encher o prato de legumes frescos e encontrar frutas deliciosas para a sobremesa não é nenhum quebra-cabeças!

 

O que é que podemos introduzir no nosso dia-a-dia que nos permita desligar sem estarmos sempre à espera das férias?

A meditação. Pelo menos 15 minutos por dia, todos os dias. Eu prefiro meditar de manhã, dá-me tranquilidade para a pressão do dia-a-dia. Basta sentarem-se de forma confortável, com as costas direitas, e dedicarem esse tempo a prestar a máxima atenção possível à vossa respiração. Observem o ar a entrar e a sair. Lá mais para a frente a experiência transforma-se, mas nada como experimentar. É um processo muito pessoal.

No fundo, trata-se de termos alguns minutos por dia em que estamos conectados connosco, focados no nosso interior, e de darmos assim um descanso à mente. Ela bem precisa, dado que tem muitas – demasiadas – solicitações e estímulos no dia-a-dia.

 

Como é que podemos dominar o stresse e focar a atenção em alturas de tomar decisões importantes?

O caminho é o mesmo: a meditação. Nestes casos pontuais, não são necessários os 15 minutos que recomendo diariamente, mas essa prática regular é o que permitirá que, durante o dia, em momentos-chave, consigamos travar o turbilhão de pensamentos em que estamos sempre mergulhados, parar a mente e dar-lhe uma tarefa simples: observar a respiração. Deste modo ficamos mais tranquilos e mais focados.

 

E no dia do casamento? Que sugere para deixar os nervos todos para trás das costas e usufruir em pleno de todos os instantes?

Vou-me repetir: meditar! Que tal começar o dia sem ligar o telemóvel e partir imediatamente para uma prática de yoga, seguida de 15 minutos de meditação? A seguir, um bom pequeno-almoço, um duche e só então a acção pode começar.
E num momento de aperto durante o dia, lembrem-se de focar a atenção na respiração e naquilo que realmente importa: ser feliz.

 

Obrigada, Ana. E boas férias a todos!

 

Relax na piscina, uma foto de Teresa Freitas

 

Foto de Teresa Freitas.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade