Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com: Invite – Momentos Felizes, convites de casamento

Hoje conversamos com a dupla Ana Borges  e Andrea Espadinha, que assinam como Invite – momentos felizes e fazem convites de casamento.

A Andrea e a Ana contam-nos como desenvolveram o seu estilo, que definem como rústico chic, feito à medida de cada casal de noivos, acompanhando-os na descoberta da sua identidade gráfica. É sempre um processo interessante e criativo cujo resultado é reflexo do que os define como casal.

Venham comigo!

 

Muitos dos nossos noivos quando vêm ter connosco não têm ideias do estilo que gostam, das cores que querem. Acreditamos que muitos deles definam o estilo e decoração do seu casamento baseados nas ideias gráficas que utilizámos nos seus convites. Para nós e para eles, a parte gráfica (convite e estacionário) é o fio condutor de todo o casamento.

 

Contem-nos um pouco da vossa viagem profissional, do design gráfico para o universo dos casamentos. Foi um caminho natural ou uma situação específica que o apontou?

Desde pequenas que sempre gostámos do mundo das artes, do desenho e da pintura. Foi com naturalidade que o design gráfico se entranhou na nossa pele e se tornou a nossa vida profissional. Trabalhámos em diversas agências como designers, mas foi quando começámos a organizar os nossos casamentos que descobrimos esta nova paixão. Fomo-nos deixando levar por cada detalhe gráfico que desenhámos com paixão para que os nossos dias fossem perfeitos e foi então que pensámos – porque não oferecer aos outros noivos a nossa ajuda e talento no dia mais especial das suas vidas?

 

Há quanto tempo trabalham nesta área? E porquê este universo dos casamentos?

Trabalhamos nesta área há cerca de 10 anos como designers e webdesigners. O universo dos casamentos foi um mero mas feliz acaso. Apaixonámo-nos pela delicadeza de cada detalhe, pelo facto de conseguirmos personalizar cada convite, tornando-o único e especial.

 

Como definem o vosso trabalho e como construíram essa assinatura?

Personalizado e único para cada casal de noivos, porque é tudo feito à medida. O nosso estilo é essencialmente rústico chic, mas também abrangemos outros estilos. No fundo, gostamos de ser postas à prova com novos desafios!

 

 

 

Invite - Momentos Felizes

 

Invite - Momentos Felizes

 

Invite - Momentos Felizes

 

Esse estilo faz parte do ADN da marca ou é um conceito que escolheram para explorar e trabalhar este ano? Porquê?

O estilo rústico chic personalizado sempre fez parte do ADN da marca. Queremos que no fim do processo, os noivos possam sentir que o que recebem é único e especialmente pensado para eles.

 

As tendências da estação… são um assunto de trabalho ou apenas fait divers?

As tendências são um assunto incontornável, tanto existem padrões de estilo nos noivos a cada ano que passa, como existem influências no mundo que nos rodeia. Tentamos estar sempre a par das novidades, sem nunca perder o ADN da marca.

 

Ter o controle das decisões é importante? Têm uma perspectiva perfeccionista e específica sobre o resultado e a forma como querem que o vosso trabalho seja consumido ou é o prazer de discutir ideias, de criar, que vos interessa mais na relação com cada projecto, cada cliente?

Sempre! Achamos que acaba por ser 50/50. Somos perfeccionistas porque queremos entregar aos noivos o melhor resultado possível, melhor do que eles próprios imaginaram. Mas é o prazer de discutir ideias, criar de raiz algo novo e único que nos move. Não podemos dizer que ficamos tristes quando os noivos querem convites iguais aos que já temos feito, mas a verdade é que criar de raíz é o que nos apaixona.

 

Existem fórmulas vencedoras que aplicam, ou cada convite, produto ou serviço é pensado totalmente de raiz?

Não existem fórmulas vencedoras, tentamos que cada convite seja único, mas depende muito das inspirações e gostos dos noivos. Para nós, fórmula milagrosa é acompanharmos os noivos em todo o processo criativo do convite e estacionário, e recebermos no fim um sorriso de felicidade ou uma palavra de agradecimento por termos tornado aquele momento mais feliz. Isso para nós é tudo!

 

Invite - Momentos Felizes

 

Invite - Momentos Felizes

 

Invite - Momentos Felizes

 

Onde buscam inspiração para cada nova temporada de trabalho?

Tentamos estar sempre atentas às redes e blogs mais influentes, mas muitas das nossas inspirações vêm dos nossos noivos. É incrível como muitos deles nos desafiam para novos conceitos e caminhos gráficos que ainda não tínhamos explorado.

 

Quando precisam de fazer reset, para onde olham, o que fazem?

Sempre que podemos, viajamos. As viagens dão-nos uma lufada de ar fresco para recomeçar, ver novas culturas, novas cores, novas pessoas. Quando não é possível, tentamos sempre dar um passo atrás e recomeçar, desenhar, estruturar ideias. Às vezes começar do zero, tábua rasa, é a melhor solução.

 

Qual é a importância do convite de casamento (e respectivo conjunto de estacionário), na grande lista de itens e tarefas?

Para nós é fundamental. Muitos dos nossos noivos quando vêm ter connosco não têm ideias do estilo que gostam, das cores que querem. Acreditamos que muitos deles definam o estilo e decoração do seu casamento baseados nas ideias gráficas que utilizámos nos seus convites. Para nós e para eles, a parte gráfica (convite e estacionário) é o fio condutor de todo o casamento.

 

Invite - Momentos Felizes

 

Invite - Momentos Felizes

 

Invite - Momentos Felizes

 

Qual é o vosso processo de trabalho, como acontece a ligação ao cliente?

Existe sempre um primeiro contacto por escrito – via email ou pelas redes sociais – mas, para nós, é fundamental conhecermos pessoalmente os nossos noivos. As reuniões são essenciais para criarmos empatia, ajudarmos a estruturar as suas ideias, de forma a conseguirmos chegar ao convite que procuram.

 

Qual é a melhor parte de criar convites de casamento, ser o primeiro capítulo visível da história que leva ao grande dia? E o mais desafiante e difícil?

Sermos o início de todo o processo. Sabermos que recai sobre nós o fio condutor que irá definir o estilo do casamento é o maior desafio que encaramos todos os dias. A melhor parte é conseguirmos vencer esse desafio e ajudarmos a tornar mais bonito o dia mais especial da vida dos nossos noivos.

 

Escolham o convite de que mais gostam no vosso portefólio, e conte-nos porquê:

 

 

 

 

É difícil escolhermos só um, porque todos são diferentes e únicos, mas o convite da Sara e Duarte foi especial. Não só pelo estilo escolhido – moderno com um toque rústico dado pelo lacre sobre a folha de oliveira -, mas também pela ligação que criámos com os próprios noivos que se tornou numa amizade.

A Sara e o Duarte chegaram até nós um pouco desesperados pelas más experiências que tinham tido antes. Depois da primeira reunião, nunca mais nos largaram. Acompanhámos o casamento deles de perto, sugerimos outros fornecedores, fomos quase wedding planners. A Sara e o Duarte sabiam que podiam contar com a nossa ajuda em tudo. Desenvolvemos não só os convites, como todo o estacionário do seu casamento. Fomos desafiadas com novos materiais, por exemplo, o facto de os noivos quererem “brincar” com transparências levou-nos a desenvolver ementas em acetato, placards em acrílico, entre outras coisas.

Para fechar este longo caminho com eles, nada melhor que vermos de perto um dos dias mais felizes da vida deles, fomos aos Montes Claros montar o logo deles numa parede de acrílico, ver se o seating plan e todas as peças estavam como a Sara tinha idealizado. E foi um dia tão bonito, que não podemos deixar de nos lembrar dele com saudade.

 

 

Os contactos detalhados da Invite – Momentos Felizes, estão na sua ficha de fornecedor. Espreitem a galeria, cheia de imagens bonitas e contactem a Ana Borges e a Andrea Espadinha directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem, e na volta do correio, terão uma resposta simpática.

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

 

Comentar