Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com: Paulo Castro Photography – fotografia de casamento

Hoje conversamos com o Paulo Castro, que fotografa casamentos.

De Guimarães, tem um trato gentil e educado. Capta imagens cheias de emoção e intensidade, alternando entre um dramático preto e branco e uma festa de cores.

Fiquem a conhecer o seu trabalho um pouco mais e não deixem de visitar a galeria – é uma overdose de emoção!

 

Paulo Castro: fotógrafo de casamento Norte Paulo Castro: otógrafo de casamento Norte Paulo Castro: fotógrafo de casamento Norte

Conte-nos um pouco da sua viagem profissional até aqui, à fotografia de casamento.

Parque Nacional da Peneda-Gerês, com familiares nos anos 90, entre os meus dez e quinze anos, foi onde fiz as minhas primeiras viagens a bordo de um Fiat Panda branco e por lá aprendi a observar a natureza e a luz.

Numa destas viagens tive uma noite memorável, dentro de um saco-cama, deitado no caminho a olhar para estrelas (uma chuva meteoritos), descobrindo uma nova luz que me deu vontade de começar a fotografar.

 

Há quanto tempo fotografa? E porquê casamentos?

Iniciei a viagem em 2003 e nesse mesmo ano comprei o meu primeiro equipamento digital, a minha “querida” Canon EOS 300D, e passei a fotografar intensamente a natureza e retrato, passando depois para os casamentos, naturalmente.

 

Nestes tempos globais, em que as imagens circulam a uma velocidade vertiginosa e todos temos acesso a tudo, a qualquer hora, onde vai buscar inspiração?

Ao global, ao contacto com as pessoas, ao ambiente e a tudo o que me rodeia, livros, culturas, tradições e tudo mais.

 

Paulo Castro: otógrafo de casamento Norte Paulo Castro: otógrafo de casamento Norte Paulo Castro: otógrafo de casamento Norte

Como construiu a sua assinatura, como a define?

A Wedding Photojournalist Association (WPJA), fez-me acreditar que é possível sermos autênticos, capturar e guardar o momento real de cada história. Assim se define a minha identidade como fotógrafo.

 

Quando precisa de fazer reset, para onde olha, o que faz?

Desligo-me da tecnologia, rodeio-me de pessoas com boas energias e aproveito para refrescar o olhar, sempre com a máquina fotográfica, em viagens e caminhadas na companhia dos meus familiares e amigos.

 

Do Norte para o mundo, ou Portugal de lés-a-lés: fotografar casamentos estrangeiros é diferente de fotografar casamentos nacionais?

Em todo o lado as culturas e tradições são diferentes, o mais importante é saber respeitar e deixar que a máquina fotográfica conte a história.

 

Paulo Castro: otógrafo de casamento Norte Paulo Castro: otógrafo de casamento Norte Paulo Castro: otógrafo de casamento Norte

Qual é o seu processo de trabalho, como acontece a ligação com os seus clientes?

Através da internet, recomendações de amigos e casais para quem efectuei trabalhos, casamento e outras coisas.

A ligação pessoal é o mais importante porque isso aparece registado na fotografia, tento conhecer o mais possível e dar-me a conhecer, ouvir os seus anseios e saber o que pretendem e digo-lhes o que podem esperar de mim.

 

Casamentos grandes ou pequeninos, nacionais ou estrangeiros, cerimónias emotivas, festas de arromba – qual é o tipo de festa que mais gosta de fotografar?

Tudo, grandes e pequenos, desde que sejam emotivos, nacionais ou estrangeiros, casais rodeados de amigos e familiares que confiem e desfrutem desse dia especial comigo.

 

Qual é a melhor parte de ser um fotógrafo de casamento? E o mais desafiante e difícil?

Fazer o que mais gosto, que é fotografar. Conhecer novas pessoas, outras realidades e famílias, sendo o desafio o de registar momentos únicos que ficam para sempre, recordar.

 

Escolha uma imagem favorita do seu portefólio e conte-nos porquê.

Fotógrafo de casamentos em Guimarães: Paulo Castro Photography

É difícil de escolher uma só, assim são duas.

Uma igreja hermética, sem luz natural. No decorrer da cerimónia a luz que entrava pela porta principal foi descendo e aproximando-se do rosto das crianças, sentei-me no chão e esperei, ali estava a foto.

Na segunda, o momento, a luz envolvente, o casal, a pomba e a magia do Largo da Oliveira em Guimarães, a minha cidade. Fotografia é luz!

 

Contactem Paulo Castro através da sua ficha de fornecedor. Espreitem a galeria, feita de belas imagens, e entrem em contacto directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem, e na volta do correio, terão uma resposta simpática.

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade