Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com: Lemonview – fotografia e video de casamento

Hoje aproveitamos o feriado para ficar a conhecer o trabalho bonito da dupla Lemonview, que faz fotografia e video de casamento a partir do Porto.

Conversamos com a Joana Deusdado e Sofia Miranda sobre o que as inspira, o que as levou até aqui, ao registo em fotografia e video dos mais bonitos dias e o que as emociona.

Juntam-se a nós?

Gostamos de capturar emoções. E, para nós, a celebração de um casamento é isso mesmo, são emoções ao rubro, a alegria que circula pelo ar e que é contagiante.

Contem-nos um pouco da vossa viagem profissional até aqui, à fotografia e vídeo de casamento.

Eu e a Sofia somos amigas desde o tempo da universidade e portanto já nos conhecemos há bastante tempo.  Estudámos na área de imagem e pós-produção, e acabámos por ir trabalhar para a mesma produtora audiovisual. À medida que o tempo foi passando, fomos percebendo que os gostos, mesmo a nível de trabalho, ou seja, estética visual eram muito similares. A Sofia sempre fez fotografia e eu, a Joana, sempre fui muito ligada ao que estaria por detrás da câmara. Em 2015, pensámos porque não fazer um projeto só nosso e assim surgiu a Lemonview.

 

Há quanto tempo captam imagens? E porquê casamentos?

O fascínio pela imagem existe desde sempre e a fotografia sempre esteve presente nas nossas vida. A Lemonview surgiu em 2015, mas já trabalhamos em audiovisual há cerca de 12 anos.

Gostamos de capturar emoções, como nós costumamos dizer. E, para nós, a celebração de um casamento é isso mesmo, são emoções ao rubro, a alegria que circula pelo ar e que é contagiante.

 

Nestes tempos globais, em que as imagens circulam a uma velocidade vertiginosa e todos temos acesso a tudo, a qualquer hora, onde vão buscar inspiração?

Podemos dizer que vemos o mundo por imagens. Tudo que nos rodeia influencia-nos, as nossas vivências, a nossa família e amigos, os nossos casais, tudo à nossa volta serve como inspiração. Até o mais pequeno pormenor que pode parecer trivial, mas na verdade não é. Estamos sempre atentas à arte, a maneira como vai evoluindo, como se vai transformando… seguimos sempre vários autores de fotografia, de vídeo, looks de que gostamos e com os quais nos identificamos.

 

Lemonview - fotografia de casamento Lemonview - fotografia de casamento Lemonview - fotografia de casamento

 

Como construiram a vossa assinatura, como a definem?

Lemonview é a junção do fruto com a perspectiva. O nosso símbolo é um triângulo, que representa a perspectiva invertida, ou seja, o olhar mas criativo. Chegamos bastante rápido ao nosso nome e logo.

 

Quando precisam de fazer reset, para onde olham, o que fazem?

Férias! É sempre um reset ótimo! No entanto, acabamos sempre por reparar em algo que nos leva a pensar novamente nas “nossas imagens”. Passar tempo com a família e amigos simplesmente a descontrair, uma boa gargalhada é sempre uma boa maneira de descomprimir.

 

Do Porto para o mundo, ou Portugal de lés-a-lés: fotografar e filmar casamentos estrangeiros é diferente de fotografar e filmar casamentos nacionais?

É engraçado, pois de facto existem alguns pormenores curiosos em casais que visitam Portugal. Talvez por virem para um país diferente do deles, estão muito atentos a todos os pormenores. Normalmente, muitos destes casais trazem convidados internacionais e cada um deles acaba por juntar um bocadinho da sua cultura ao casamento! Já tivemos convidados em cima de mesas, pois é costume beijarem-se em cima de mesas em festas, gostam de discursos e de passearem por cá. Acabamos por conhecer sítios novos nas nossas cidades ao passearmos com eles.

 

Lemonview - fotografia de casamento Lemonview - fotografia de casamento Lemonview - fotografia de casamento

 

Qual é o vosso processo de trabalho, como acontece a ligação aos vossos clientes?

Fazemos sempre uma reunião com os nossos casais, para nos conhecermos, quer seja presencialmente ou via online. Gostamos de ter este contacto pois a empatia também é muito importante para nós, assim como fazer com que eles se sintam à vontade connosco. Contam-nos como se conheceram e o que esperam de nós.

 

Casamentos grandes ou pequeninos, nacionais ou estrangeiros, cerimónias emotivas, festas de arromba – qual é o tipo de festa que mais gostam de registar?

O tipo de festa… com emoções! Acho que procuramos essencialmente isso, quer seja na simplicidade de uma cerimónia pequenina ou numa festa de arromba em que a dança toma conta de todos, inclusivé de nós! Para além disso gostamos bastante de casamentos boho style, que tragam algo de diferente!

 

Qual é a melhor parte de ser um fotógrafo e videógrafo de casamento? E o mais desafiante e difícil?

O mais desafiante são as horas extensas de trabalho num só dia e mantermo-nos sempre criativas. A concentração para estar no sítio certo no momento certa! A melhor parte é, sem dúvida, fazer parte desses dias felizes, toda essa alegria que nos enche também. Saber que estamos perante um momento único, que ficará gravado no coração de todos os amigos, familiares e noivos.

 

Escolham os favoritos do vosso portfolio e contem-nos porquê.

Escolher os favoritos é sempre difícil por isso escolhemos aqueles que trouxeram algo de diferente.

A Claúdia e o Daniel para quem era tão importante a sua ligação com a religião e que lavaram os pés um do outro como sinal de amor e cumplicidade.

 

 

 

Contactem a Lemonview através da sua ficha de fornecedor. Espreitem as galerias, feita de belas imagens e vídeos, e entrem em contacto directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem, e na volta do correio, terão uma resposta simpática da Joana e da Sofia.

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

 

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.