Created with Sketch.
Susana Pinto

ASBIHP

ASBHIP - um parceiro Simplesmnete Branco

 

A Spina Bífida é uma má formação congénita do tubo neural que resulta numa lesão vértebro-medular. A Hidrocefalia é uma patologia concomitante em cerca de 80% dos casos e ocorre quando há desequilíbrio entre a produção e absorção de LCR (líquido céfalo-raquidiano) pela corrente sanguínea ao nível dos ventrículos cerebrais. A ASBIHP é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social ) que apoioa pessoas com deficiência (Spina Bífida e/ou Hidrocefalia) e suas famílias na capacitação e procura de estratégias de superação das suas dificuldade junto das suas comunidades de origem.

Todos os anos dinamiza um campo de treino para crianças e adolescentes (entre os 10 e os 18 anos) com o objectivo de treinar competências de autonomia nas atividades da vida diária, importantes na transição para a idade adulta, inserindo-as num ambiente lúdico, de aprendizagem e muito convívio com outras crianças.  Por outro lado, leva ainda a cabo um campo de treino para jovens e adultos (com idades superiores a 18 anos) cujo objectivo é combater o isolamento social (muitos destes adultos estão fechados em casa durante todo o ano por dificuldades de inculsão em mercado de trabalho e inacesso a uma vida activa e de participação cívica devido às condicionantes da sua deficiência e à sociedade que ainda não é inclusiva), a solidão, promover a sociabilização e a aprendizagem entre pares e o acesso a experiências lúdicas e de alcance de autonomia. No fundo, proporcionar a adultos experiências que todos os adultos deveriam ter acesso.

Com o donativo dos noivos que se quiserem associar a esta causa pretendemos garantir a participação de pessoas com Spina Bífida nestes campos de treino anuais, para o qual se verifica uma procura que suplanta em muito a possibilidade de oferta de vagas, garantida pelos financiadores.

Assim, cada donativo será canalizado para que uma pessoa com Spina Bífida possa aprender no meio dos amigos: para que as crianças e adolescentes treinem estratégias de autonomia e capacitação, de gestão dos auto-cuidados inerentes à patologia (gestão da incontinência, auto-cuidados da pele para prevenção de feridas, entre outros) e socializem num ambiente lúdico entre pares, num clima de igualdade e inclusão; ou para que jovens e adultos adquiram estratégias de gestão de actividades da vida diária (transferências entre cadeira de rodas e banho, actividades domésticas em contextos habitacionais não adaptados, experimentação de desportos adaptados ou simplesmente irem a um bar beber um copo ou irem à praia pela primeira vez e conhecerem o mar).

 

Porque é que recomendamos:

Esta é outra recomendação pessoal da Susana Esteves Pinto.

Porque a Liliana Sintra e o Rui Brasil (a psicóloga e o presidente da associção) são forças da natureza, capazes de mover o mundo e fazer acontecer. São generosos, empenhados, sempre bem-dispostos e agregadores.

Porque crescer sem ver o mar, sem por os pés na areia, sem sentir a leveza das ondas, sobretudo quando a mobilidade é muito reduzida, não é possível. Os campos de férias da ASBIHP são um bem essencial e cabe-nos a nós facilitar esses dias épicos, transformadores e cheios de liberdade.

 

Como é que podem transformar as vossas lembranças para os convidados numa bonita contribuição para esta instituição:

A forma melhor de apoiar a ASBIHP é através de um donativo financeiro para o IBAN: PT50 0010 0000 1759 9800 001 70, que será canalizado para uma destas vertentes: campo de treino para crianças e adolescentes ou campo de treino para jovens e adultos. 1% do vosso orçamento (ou qualquer outro valor, na realidade), em substituição das lembranças de casamento para os convidados, representa uma inscrição.

Se quiserem acompanhar o vosso generoso donativo com uns cartões bonitos para os vossos convidados, falem connosco.

 

 

parceiro: ASBIHP- Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal

contacto: Filipe Pereira

morada: Rua Botelho de Vasconcelos, lote 567, letra D- Zona J- Chelas, 1900-637 Lisboa

tel.: 21 859 67 68

e-mail: sede@asbihp.pt

site: www.asbihp.pt

Facebook: www.facebook.com/Asbihp

 

Save

Save

Comentar