Created with Sketch.
Susana Pinto

Frascos de compota decorados

Ideia Pronta desta semana, é, simplesmente, uma oferta perfeita…!

É acessível, é feita à mão (na totalidade ou em parte), reutiliza e aproveita materiais, é muito fácil de criar, recriar e ajustar ao gosto de cada um e ainda pode ter uma mãozinha da mãe, da avó, da sogra, da madrinha, da cunhada, ou mesmo de todas!

Pelas mãos e cabeça da Elisa Arnaud, da Design com Texto, fica este passo a passo para decorar potinhos de compota… Bonito, delicioso e fácil, em igual proporção:




É necessário:


– frascos de vidro [reutilizamos os dos iogurtes]

– compota

– quadrados de tecido variados [para estes frascos, quadrados com13,5cm]

– borboletas de papel

– botões e fitas de cetim variadas

– agulha, linha e papel para as etiquetas



Depois de cortar os quadrados de tecido, desfie as extremidades e cosa as borboletas ou botões na parte central do tecido. Estas borboletas foram recortadas à mão, mas pode sempre utilizar os cortantes para papel que existem à venda em inúmeras papelarias especializadas [pode também optar por cortantes de outras formas]. Os papéis utilizados são das marcas Rossi [italiana] e Braun [alemã], que se encontram também em papelarias especializadas.



Combine os motivos recortados em papel com os tecidos de forma harmoniosa. Depois de cosidos os motivos, coloque um quadrado de tecido em cada frasco e ate com uma linha ou elástico. Caso os frascos não tenham tampa [como os utilizados] é conveniente colocar um quadrado de papel vegetal e, só depois, o quadrado de tecido.



Utilize tecidos e papéis variados, guiando-se pela paleta de cores escolhida [neste caso, azuis, amarelos, beges e branco]… uma variada e harmoniosa selecção dos padrões irá criar um conjunto dinâmico e fresco.



Coloque uma fita de cetim por cima da linha ou elástico e dê um nó. Corte a fita em viés [queime um pouquinho as pontas para que não desfie].



Adicione outros elementos decorativos a alguns frascos, como por exemplo corações em papel e missangas.



Complemente com uma etiqueta com uma pequena mensagem… as nossas sugestões: “… para prolongar a doçura deste dia…”, “… deliciem-se…”.

O tipo de letra escolhido foi o ChopinScript. A etiqueta pode ter inúmeras formas [existem no mercado algumas máquinas que têm já cortantes de etiquetas e que podem ser uma boa ajuda].



Prontíssimos!

Aproveite as receitas especiais da família e faça compotas caseiras, apenas uma variedade ou vários sabores distintos. Escolha tecidos a condizer com as cores que vai usar, iguais ou diferentes, desde que haja um fio condutor… e não se esqueça das palavras… são o mais importante e, de preferência, tão doces e especiais quanto o amor e carinho que colocou neste projecto!


A Design com Texto é um fornecedor seleccionado (Convites e Álbuns, Detalhes Especiais) do Simplesmente Branco.


Susana Pinto

Marcador de mesa, tão simples…

Ideia Pronta desta semana, é um passo-a-passo para fazer um marcador de mesa clássico, elegante e com potencial extra.

Por norma extravasa-se um bocado com os marcadores de mesa e os temas, criando peças demasiado complexas. A nossa opção simplifica (mesas numeradas!!!), acrescenta elegância e compõe a decoração da mesa, e ainda lhe dá uma solução para as molduras que sobram!

Ora vejam como, uma sugestão Wise_up Weddings:



Escolhi umas molduras das lojas Bagatela, com um perfil simples, mas pode usar uma versão mais barroca e elaborada, que vai ficar igualmente bonita!

Pegue na sua moldura e desmonte-a, ficando apenas com a parte da frente.



Escolha um local arejado, proteja a sua superfície de trabalho, e pinte a moldura com tinta de spray, seguindo as instruções da lata. Deixe secar completamente e dê uma segunda camada de tinta, de modo a obter uma superfície uniforme.



Abra um documento de Word na horizontal e componha o texto em duas colunas largas (use as medidas do interior da moldura, aproximadamente 10x15cm).

Escolha uma fonte do seu agrado, mas com boa leitura, e as cores que quer utilizar e componha a totalidade dos seus marcadores. Eu escolhi a Dorchester em preto (a paleta de cores que escolhi é composta por dourado, branco e preto), e optei por centrar o texto, combinando vários tamanhos para uma boa visibilidade.



Escolhido o papel (corrente ou “fine paper”), pode optar por imprimir na sua impressora ou ir a um centro de cópias para impressões a laser. Enquanto o papel corrente funciona bem em qualquer das opções, um papel metalizado ou espesso será mais difícil de imprimir numa impressora a jacto de tinta.



Corte os marcadores de mesa e termine a decoração a seu gosto. Pode usar fitas de cetim sobrepostas (uma mais larga e uma mais fina), um pequeno cristal, vidrilhos, flores de papel ou tecido, recortes de papel, conchas e estrelas do mar, ou deixar brilhar a simplicidade e elegância das letras e combinação de cores – “menos” pode ser de facto “mais”.



Monte a moldura, sem utilizar o vidro. Se necessário, corte uma cartolina ou cartão mais espesso do mesmo tamanho e coloque entre o marcador e a parte de trás (como retirou o vidro, é possível que a folha fique um pouco solta e precise de ser “entalada”).



Voilá! Picture perfect e de uma elegância a toda a prova!


Não tenha medo de usar cores… Em vez de dourado, combine com as flores da decoração – pinte as molduras de rosa, verde, branco, até de amarelo. Use cinza escuro na tipografia para um ar mais elegante, ou cores fortes para um efeito mais festivo.

Experimente também vários detalhes de acabamento. Desde que haja um fio condutor, através das cores e formas, até pode fazer um marcador diferente para cada mesa. O importante é que aprecie o processo e sobretudo, o resultado final!


No fim, escolha uma bela fotografia, e ofereça as molduras aos convidados mais especiais, como agradecimento, ou simplesmente, como um simpático presente de Natal!.


A Wise_up Weddings é um fornecedor seleccionado (Convites e Álbuns) do Simplesmente Branco.


Susana Pinto

Para as pétalas!

Ideia Pronta desta semana, é um passo-a-passo para fazer um cone de papel, para as pétalas.

Isto de atirar arroz “contra” os noivos (em vez de ser para o alto…!), tem muito pouca graça… porque não ficarmo-nos pelas pétalas e eventualmente, sementinhas para os pássaros (que é mais simpático…)?


Uma sugestão (ou duas!), cortesia Wise_up Weddings.



Escolha um papel de embrulho e corte quadrados com 20x20cm.Pode usar um padrão, vários, ou papel de uma só cor e texturado.



Cole um quadradinho de fita cola dupla num dos cantos, no avesso, e enrole formando um cone. Também pode usar cola UHU.



Ao enrolar, certifique-se que fica com o canto que tem a fita cola no fundo do cone.



Repita as vezes necessárias. Uma folha com 50×70 cm deverá dar para 12 cones.

É mesmo assim tão simples!



Para um toque extra, corte  papel de seda na mesma medida, enrole e enfie dentro do cone. Não é necessário colar. Aproveite e tire partidos da combinação de cores!



Para este cone,  corte o naperon de papel ao meio, seja quadrado, rectangular ou redondo.



Repita os mesmos passos para o naperon de papel. Pode usar papel de seda para fazer algum contraste ou deixar que a renda recortada faça o efeito, que é bem bonito.



Voilá…!

A minha sugestão vai para pétalas coloridas em tons fortes – vermelhos e rosas e amarelos. Usei cravos e rosas, porque são flores com muitas pétalas, mas dependendo da altura do ano, pode usar crisântemos ou geribérias, ou qualquer flor farfalhuda, para que consiga algum rendimento…!


Experimente comprar em molho num mercado ou praça, e dizer que são para desmanchar – assim provavelmente poderá levar flores menos frescas – mas com as pétalas em condições, e mais baratas.


Brinque com os padrões de papel… use apenas um, ou vários, desde que consiga manter uma harmonia na paleta de cores. Junte papel de seda para um toque mais colorido e para que não se veja o avesso do papel de embrulho.


Para uma versão mais sofisticada, experimente papel dourado, com pétalas brancas, ou papel marfim, com pétalas vermelho escuro. Para um momento mais descontraído, papel branco (vegetal, por exemplo) e pétalas de várias cores… Divirta-se a combinar estes pormenores e sobretudo, não tenha medo de experimentar!

Tenha apenas atenção a este pormenor, escolha sempre um papel fino, não mais de 90gr, para que se enrole com facilidade e não fique em tensão.


A Wise_up Weddings é um fornecedor seleccionado (Convites e Álbuns) do Simplesmente Branco.


A Wise_up Weddings é um fornecedor seleccionado (convites e álbuns) do Simplesmente Branco.


Pagine 3 ementas por folha, com 8cm de largura. Escolha as suas fontes cuidadosamente: nós usámos a Cicle para o corpo do texto e a Beautifull, com a variante Beautiful Caps para as maiúsculas.

Aproveitámos a Beautifull Caps, mais encaracolada e volumosa, para as iniciais de cada palavra, como o J em Jantar.

Com dois pontinhos, marque o sítio onde vai fazer os furos.

Com o furador (tipo alicate, ou dos normais), faça 2 furos em cada ementa. Os nossos estão separados por 4cm e a 1,5cm do topo.

Corte a fita de cetim ou organza com o comprimento necessário, deixando uma margem para o remate final, caso queira cortar as pontas em viés ou em V.

Passe a fita ou fitas pelos dois furinhos e centre. Vire e volte a passar a fita pelos furinhos, para a parte da frente. Deve usar sempre uma fita sem avesso, idêntica de ambos os lados.

Remate as pontas como preferir. Se usar 2 fitas sobrepostas, deixe a de baixo ligeiramente mais comprida que a de cima.

Voilá…!

Susana Pinto

Ementas com graça

Esta semana, mimamos os nossos convidados com uma ementa personalizada e bem disposta, tão simples de fazer que até parece magia.


Esta  Ideia Pronta é uma cortesia da Wise_up Weddings, toca a experimentar em casa e a dar feedback!



Pagine 3 ementas por folha (A4 ao baixo), com 8cm de largura. Escolha as suas fontes cuidadosamente: escolhi a Cicle para o corpo do texto e a Beautiful para os títulos, com a variante Beautiful Caps, mais encaracolada e volumosa, para as iniciais de cada palavra, como o J em Jantar.



Com um furador (tipo alicate, ou dos normais), faça 2 furos em cada ementa. Estes estão separados por 4cm e  a 1,5cm do topo.



Corte a fita de cetim ou organza com o comprimento necessário, deixando uma margem para o remate final, caso queira cortar as pontas em viés ou em V.

Passe a fita ou fitas pelos dois furinhos e centre. Vire e volte a passar a fita pelos furinhos, para a parte da frente. Use sempre uma fita sem avesso, idêntica de ambos os lados.



Remate as pontas como preferir. Se usar 2 fitas sobrepostas, deixe a de baixo ligeiramente mais comprida que a de cima.




E pronto, eis uma maneira simples e barata de transformar algo ordinário numa peça espectacular!

Escolhi uma cartolina branca e impressão a preto. Apostei num conjunto de fontes elegantes e complementares – uma mais elaborada e volumosa e outra, para o corpo do texto, mais neutra e simples.
É como se vestisse um bom par de calças pretas e uma camisa branca – elegantes, neutros e óptimos para serem complementados com detalhes que definem o look – um colar, um casaco de malha ou um blaser, uns sapatos de salto ou umas sabrinas de verniz, etc…

O truque está na fita… com apenas uns centímetros de fita de cetim, organza, seda ou renda, pode criar uma ementa cheia de personalidade e a condizer com a sua mesa.

Escolha uma fita larga para uma decoração mais exuberante, ou mais estreita, para uma situação mais contida. Tire partido dos padrões, como este exemplo com uma fita de riscas larga, ou das texturas, como na combinação de organza e cetim, e jogue com as larguras.
Pode usar também renda, tiras de seda selvagem ligeiramente desfiadas, e com algum cuidado ao manejar, papel crêpe, etc, etc… A imaginação não tem limites!


A Wise_up Weddings é um fornecedor seleccionado (convites e álbuns) do Simplesmente Branco.



Pagine 3 ementas por folha, com 8cm de largura. Escolha as suas fontes cuidadosamente: nós usámos a Cicle para o corpo do texto e a Beautifull, com a variante Beautiful Caps para as maiúsculas.

Aproveitámos a Beautifull Caps, mais encaracolada e volumosa, para as iniciais de cada palavra, como o J em Jantar.

Com dois pontinhos, marque o sítio onde vai fazer os furos.

Com o furador (tipo alicate, ou dos normais), faça 2 furos em cada ementa. Os nossos estão separados por 4cm e a 1,5cm do topo.

Corte a fita de cetim ou organza com o comprimento necessário, deixando uma margem para o remate final, caso queira cortar as pontas em viés ou em V.

Passe a fita ou fitas pelos dois furinhos e centre. Vire e volte a passar a fita pelos furinhos, para a parte da frente. Deve usar sempre uma fita sem avesso, idêntica de ambos os lados.

Remate as pontas como preferir. Se usar 2 fitas sobrepostas, deixe a de baixo ligeiramente mais comprida que a de cima.

Voilá…!