Created with Sketch.
Susana Pinto

Instante Fotografia: em detalhe!

 

Hoje é a vez da Instante Fotografia, composta pela dupla Elsa e Rui. Vão gostar de os conhecer, garantidamente!

 

1. Apresentem-se…!

Somos a Elsa e o Rui, um casal apaixonado. À nossa história acrescentamos também a paixão pela fotografia. Fotografia de pessoas, fotografia de emoções, sobretudo. E este é o melhor trabalho do mundo! Estar presente nos momentos mais importante da vida das pessoas faz-nos sentir imensamente especiais.

 

2. O que vos faz fotografar?

A sensação de que estamos a registar momentos para a eternidade. O tipo de fotografia que fazemos (casamento, namoro, família) é riquíssima em momentos ternurentos, que as pessoas irão recordar para sempre. Ao olhar para esses momentos, anos mais tarde, irão sorrir e chorar e, para nós, saber que fizemos parte deles e que ajudamos a mantê-los vivos é um prazer imenso, uma sensação impossível de traduzir em palavras.

 

 

 

3. O que vos distingue da multidão?

Não caímos na pretensão de achar que somos muito diferentes e muito melhores que todos os outros. Não somos. Acreditamos, antes, que nos integramos num grupo de excelentes profissionais que pensa e sente a fotografia de casamento de uma forma diferente da multidão. Gostamos muito de registar momentos emocionantes. Mas registá-los de uma forma especial. Procurar registar aquele sorriso, aquele olhar que se trocou e multiplicá-lo. Porque uma fotografia multiplica a emoção!

 

Retratar estórias de vida, de amor, de felicidade. E adoramos o dia de casamento! Penso que esse é um factor muito importante…

 

 

4. Como definiriam o vosso tipo de abordagem/fotografia?

Quando falamos no dia do casamento, a nossa abordagem é discreta e descontraída. Gostamos de registar os momentos e as emoções do dia, sem nos impormos. O dia é pleno de grandes momentos e nós só temos de estar atentos, muito atentos para não perdermos aquele instante tão fugaz. Nas sessões de namoro ou de família gostamos de preparar um pouco mais essas horas. Pensar num conceito, acessórios, locais… O trabalho aqui pode ser mais criativo ao nível dos cenários e da sua riqueza. Podemos introduzir acessórios que enriquecem a composição, como balões, molduras e outras peças com as quais as pessoas também se identifiquem.

 

 

 

5. Como mantém a vossa perspectiva fresca e inspirada?

Fazemos o que fazíamos antes sequer de pensarmos em nos dedicar à fotografia em termos profissionais: vemos centenas de fotografias de dezenas de brilhantes fotógrafos e é impossível não fervilhar de ideias. Depois, naturalmente, surge a nossa visão. A nossa forma de olhar sobre os momentos e de os viver.

 

6. Como e com que antecedência devem os noivos contactar-vos?

Não é de forma alguma científico, e embora não acreditemos que seja necessária a antecedência que por vezes acontece, pensamos que entre 4 e 6 meses antes do casamento será um bom período. É mais que suficiente para reunir e definir todos os detalhes, assim como visitar o local, quando necessário.

 

 

 

7. Que tipo de serviços poderão contratar?

Definimos a nossa tabela de serviços de forma simples e com apenas 4 itens: reportagem, pack de álbuns, sessão de namoro (E-Session) e sessão de Adeus Vestido (Trash The Dress). Desta forma, os nossos clientes poderão escolher de forma rápida o que pretendem. Para outros serviços como sessões de família, a nossa proposta pode variar consoante a quantidade de horas, fotografias e outros serviços extras a acrescentar.

 

8. Quanto tempo, após o casamento, esperam os noivos  pelo resultado final?

Se apenas for contratado o serviço de reportagem, comprometemo-nos a entregar os fotografias em DVD num período máximo de 3 meses, podendo este até ser mais curto. No caso de ser contratado também o pack de álbuns, neste mesmo período de 3 meses entregamos uma primeira maquetização. O prazo final de entrega dependerá da aprovação dos clientes assim como, numa última fase, do timming de elaboração dos mesmos, por parte da empresa a quem entregamos a sua confecção. No entanto, entre 3 e 4 meses após a cerimónia, será o tempo médio de entrega.

 

 

 

9. Qual é o processo de trabalho, como criam cumplicidade com o casal a fotografar?

Antes de mais, é importante reunir-nos com as pessoas. Antes mesmo da decisão final, pois pensamos que é importante para os noivos sentirem empatia com os fotógrafos desde início. Depois da decisão, é importante pelo menos mais uma reunião onde poderemos conhecer mais em detalhe as ideias dos noivos e também podemos propor algumas nossas, além de nos conhecermos melhor, o que é fantástico! Apenas conversando pessoalmente poderá ser criada uma relação de confiança que tornará possível que os noivos se sintam à vontade com a nossa presença no dia. Eles devem sentir que estão em boas mãos e que não precisam de se preocupar com a fotografia. O que mais queremos é que desfrutem o seu dia com toda a intensidade merecida!

Além disso, e embora fique ao critério dos noivos, como é óbvio, sentimos que as sessões de namoro desempenham um papel muito importante neste processo de criação de confiança, pois nestas sessões o casal conhece a nossa forma de estar em termos práticos. É uma excelente forma de terem a certeza que escolheram o fotógrafo certo.

 

10. O vosso trabalho é local, regional, nacional?

Nacional, claro. O nosso pais é tão pequenino. Não vemos interesse em encolhê-lo ainda mais…

 

 

11. Escolham uma imagem favorita do vosso portfolio e contem-nos porquê.

Impossível… Todas contam diferentes histórias que nos apaixonam…

 

 

 

12. 3 conselhos para os noivos…

. O casamento é vosso. Partilhem-nos apenas com quem vos é importante; escolham e decidam-se pelo que vos faz felizes;

. Correndo o risco de estar “a puxar a brasa para a nossa sardinha”, guardem uma fatia generosa do orçamento para a fotografia. O dia irá passar a correr, por isso certifiquem-se que a recordação com que irão ficar faz jus à felicidade que viveram;

. Sejam criativos. Todos nós já fomos a casamentos que parecem iguais aos outros… Inovem e não tenham medo de fazer diferente. É o vosso dia!

 


 

 

Mais 3!

 

O que vos inspira?

Antes de tudo, o amor que temos um pelo outro. Logo a seguir, o prazer que sentimos ao fotografar pessoas apaixonadas… Sentir a empatia, a cumplicidade entre as pessoas motiva-nos a cada dia! Orgulhamo-nos de construir com todos os nossos clientes uma relação de amizade e não simplesmente fornecermos um serviço. A vida é cheia de emoções, de cor-de-rosa, de bolinhas de sabão, de borboletas no estômago… e isto inspira-nos!

 

Como seria o casamento perfeito para fotografar?

Se pensarmos em termos apenas artísticos, as opções criativas que nos oferecem os casamentos com cerimónias civis, com altares coloridos e diferentes são, sem dúvida, excelentes exemplos, mas na realidade o que nos dá um gozo enorme fotografar são as expressões e as emoções que as pessoas trocam durante o dia. É fantástico registar as lágrimas das mães ao verem as filhas a entrarem lindíssimas na igreja, os abraços intensos dos pais aos futuros genros, o olhar babado do noivo, etc. O resto, por mais bonito que seja, não conta estórias…

 

 

Qual é a parte melhor de ser um fotógrafo de casamentos?

Registar um dos momentos mais importantes da vida nossos clientes. Sentimos um orgulho – e responsabilidade – enorme aos sermos escolhidos, pois sabemos que é pelos nossos olhos que eles irão recordar este dia. Para sempre. E isto arrepia-nos!

 

A Instante Fotografia é um fornecedor seleccionado Simplesmente Branco. Para mais detalhes, consultem a ficha de fornecedor, arquivada em Fotografia.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade

  • Dulcinea Lafuente

    Simplesmente fantásctico o trabalho do “Instante Fotografia”: as cores, a composição artística, os acessórios, as posições, o “toque” pessoal…. são maravilhosos 🙂

  • adorei a entrevista e foi delicioso ver a dedicação dos fotógrafos e o prazer que conseguem transmitir pelo que fazem… prazer e a responsabilidade que sentem. contar estórias através de um momento registado através da lente… é de facto o objectivo de todos os fotógrafos, queremos guardar memórias. um grande beijinho e parabéns!