Created with Sketch.
Susana Pinto

S Magazine procura…

A nova S Magazine já está em preparação e desta vez temos um desafio com muita graça…

Precisamos de 5 casais, para as diferentes produções que estamos a planear: 1 para Évora, para ser fotografado pelos Piteira Photography, 1 para Lisboa, para ser fotografado pelos R2Arte, 2 para o Porto, para serem fotografados pela Lounge Fotografia e pela Brancoprata e um para Guimarães, para ser fotografado pela Instante Fotografia.

 

Para concorrer basta enviar 1 fotografia do casal (corpo inteiro) para este email, com os respectivos contactos e zona geográfica preferencial.

Aos casais seleccionados os respectivos fotógrafos oferecem um cd com as fotografias da sessão. As datas das sessões serão acordadas com cada equipa.

Todos podem concorrer (casados, noivos, amigos com uma química especial…)!

 

Up for it?

 

Susana Pinto

Molde Design Weddings, em destaque!

 

 

 

Hoje vão ficar a conhecer melhor as meninas da Molde Design Weddings, a Joana Duarte a Joana Bandeira. Daqui saem os dixubos giros e uns convites frescos, bem desenhados e sempre com muita graça!

 

1. Apresentem-se…!

O projecto da Molde Design Weddings começou há cerca de dois anos e meio. Na altura muitos amigos começaram a casar e a Joana Duarte, sendo designer gráfica, oferecia-se (ou era convidada) para fazer os convites e restantes peças do casamento (a título de curiosidade, o primeiro convite que a Joana fez foi para o casamento da Joana Bandeira) O que começou um pouco por brincadeira tornou-se um projecto cada vez mais interessante. Em conversa com a Joana B. (que sempre teve uma paixão muito grande por esta área e que, com o curso de Publicidade e Marketing e os conhecimentos/contactos que tinha, ajudava a tornar o projecto ainda mais consistente) resolvemos criar a Molde Weddings com o intuito de podermos oferecer às pessoas um serviço que, a nosso ver, poderia ser uma mais valia do ponto de vista criativo.

 

2. Qual é a importância do convite?

O convite é o primeiro contacto de um casamento e a primeira abordagem visual de um dos eventos mais importantes na vida de uma pessoa e, como tal, deve ser visto como uma peça da maior importância que anuncia o que se segue. É a “cara” dos noivos e deve reflectir isso mesmo. A diferença poderá estar nos detalhes e nos pormenores de texto, cor e grafismo, e isso não só faz toda a diferença como abre portas para um sem número de possibilidades no que respeita à imagem gráfica/visual de todo o evento.

 

 

 

 

3. O que vos distingue da multidão?

O facto de oferecemos convites originais e personalizados com diferentes estilos. A gama é composta por convites com uma linha mais clássica/minimalista e uma linha mais descontraída/arrojada e moderna. Há para todos os gostos! Todos os convites podem ser personalizados quer em termos de texto, cores e outros pormenores. Caso os noivos procurem um tema específico, também criamos convites exclusivos.

 

4. Como definiriam o vosso tipo de abordagem/design?

A nossa abordagem consiste em dois tipos de grafismo, pois pretendemos abranger vários estilos. A gama é composta por convites com uma linha mais clássica/minimalista a uma linha mais descontraída/arrojada e moderna. Há para todos os gostos! Todos os convites podem ser personalizados quer em termos de texto e cores. Caso os noivos procurem um tema específico, também criamos convites exclusivos.

Também temos a possibilidade de criar convites com a ilustração de noivinhos personalizados (em que tentamos ir ao encontro de alguma características que identificam o casal, como cor do cabelo, vestido da noiva/o, penteado. Até os animais de estimação podem ser incluídos no convite! Acima de tudo o nosso objectivo passa por criarmos uma imagem elegante, divertida e um bocadinho diferente daquilo a que a maioria das pessoas está habituada ou que era existente no mercado português até à relativamente pocuo tempo atrás (uma vez que, cada vez mais, começam a surgir mais e melhores ofertas de estilos).

 

 

 

 

5. Como mantém as vossas ideias frescas e inspiradas?

Procuramos estar sempre actualizadas. Gostamos de observar as novas tendências e adaptá-las ao nosso universo.

 

6. Que tipo de materiais preferem usar?

De momento ainda só tivemos oportunidade de disponibilizar convites impressos em papel. Para além do papel couché, dito “papel normal”, também temos a possibilidade de imprimir os convites em papel brilhante “irisdicente” que é  uma mais valia para alguns convites, como por exemplo, os convites com grafismo mais minimalistas. Apercebemo-nos que muitos dos noivos, que optam por convites com linhas mais simples, acabam por  escolher o papel brilhante que dá um toque mais sofisticado e elegante à peça. O papel reciclado também é uma opção, já tivemos alguns noivos a solicitarem esse tipo de papel, por uma questão de preocupação ambiental.
Temos conscicência que poderíamos aplicar os nossos grafismos também a outros tipo de materiais, como o cartão ou plástico, mas por enquanto ainda não tivemos oportunidade de expandir para essas materiais.

Em todo o caso, o papel será sempre o nosso material de eleição, pois a variedade existente no mercado, permite criar convites diferentes. Hoje em dia, encontramos inúmeras possibilidades como papeís com brilho, com cheiro, com texturas… o céu é o limite! Em todo o caso, o ponto forte do nosso projecto são precisamente as ilustrações, que valem por si só e que não necessitam de adereços como apliques ou materiais complexos e dispendiosos. Temos consciência que actualmente, para além de existir uma procura por convites diferentes e personalizados, existe a necessidade de um orçamento com valores acessíveis. Infelizmente, o papel tem sofrido aumentos consideráveis e muitas vezes as pessoas esquecem-se que para além do nosso trabalho gráfico, o pacote engloba ainda o papel utilizado nos convites e a impressão.

Em todo o caso, o papel é sem dúvida, o material mais em conta que permite manter um orçamento acessível a todas as bolsas.

 

 

 

 

7. Como e com que antecedência devem os noivos contactar-vos?

Aconselhamos o primeiro contacto aproximadamente 6 meses antes do casamento, pois a entrega dos convites por parte dos noivos, regra geral, é  feita 3 meses antes da cerimónia. O contacto pode ser feito por e-mail ou telefonicamente.

Fazemos envio do orçamento e caso os noivos tenham possibilidade de se encontrarem connosco, agendamos uma reunião para dar a conhecer o nosso portfólio e também para que se esclareçam outras dúvidas ou questões.  Algumas vezes, e porque o negócio funciona maioritariamente online, nem chegamos a conhecer os noivos pessoalmente pois são de fora de Lisboa ou de Portugal. No entanto é uma situação bem ultrapassada, pois vamos falando por e-mail ou por telefone. Após adjudicação do trabalho, começamos a trabalhar na proposta que vai de encontro ao solicitado pelos noivos e, depois de dada a aprovação do convite, fazemos uma prova em papel para que vejam como o mesmo vai ficar. O prazo de entrega dos convites leva, por norma, cerca de 15/20 dias (desde a concepção até à produção/impressão e entrega) no caso dos convites existentes no blog e que podem ser adaptados. Quando são criações de raiz pode levar mais tempo. Para adquirirem os nossos convites basta acederem ao blog e enviarem-nos email, ou falarem directamente através dos dois números disponíveis: 91 6211475 e 96 4438890.

 

8. Que tipo de serviços poderão contratar?

As pessoas procuram-nos pelos convites e, na grande maioria, acabamos a fazer as restantes peças de forma a garantirmos uma imagem coesa para o evento. Fazemos desde as ementas, aos marcadores de mesa, ao placard, aos cartões de agradecimento, entre outras coisas, com todos os elementos ligados entre si. O nosso objectivo passa por tornarmos o casamento numa imagem elegante, divertida e, acima de tudo, um bocadinho diferente daquilo a que a maioria das pessoas está habituada.

Também nos dedicamos à criação de peças para a despedida de solteira. Achámos que seria uma ideia original criar t-shirts e cráchas para a noiva e amiga das noivas. Temos várias ilustrações standard mas também é possível criar noivinhas ou outras ilustrações personalizadas. Para além dos cráchas e T-shirt, também temos disponível o saco das compras (de pano!) e um caderninho de memórias, para que as amigas escrevam a dedicatória. Sempre é uma forma diferente de celebrar esse dia, com lembranças originais à mistura (e que fujam dos muitos clichés a que tanta gente está habituada).

 

 

 

 

9. Qual é o processo de trabalho, como criam cumplicidade com o casal com que vão trabalhar?

Regra geral, encontramo-nos com o casal para falar um pouco sobre as ideias que têm em mente. No caso da criação exclusiva, é sempre importante perceber qual o estilo de casal, para irmos mais rapidamente ao encontro das expectativas. Gostamos sempre de falar um pouco sobre os restantes preparativos do casamento, se está a correr bem, se precisam de contactos de outros fornecedores, o local que escolheram para o copo de água. Também gostamos muito de saber para onde vão de Lua de Mel! É um dos tópicos preferidos e muitas vezes ajudamos com dicas de outros casais ou da nossa experiência pessoal. Acho que é o tópico favorito, pelo facto de podermos sonhar um bocadinho, quando nos dizem que vão até às Maldivas ou outro local paradisíaco. É estranho, mas o facto de conhecermos pessoas que lá vão, sentimos que é como se também estivessemos a “fazer as malas” para a viagem. Como é habitual criarmos cumplicidade com os noivos, acabamos por estender a relação além dos convites e ir ao Facebook espreitar as fotos do casamento e da Lua de Mel. É pena estar a perder-se o hábito dos postais de correio. A Molde ia adorar receber uns quantos das Luas de Mel. Fica aqui o desafio 🙂

 

10. O vosso trabalho é local, regional, nacional?

O nosso trabalho é nacional e por vezes internacional! Já fizemos convites para outros países, nomeadamente Suiça, Inglaterra, Angola. Geralmente são noivos portugueses que vivem noutros países e que acabaram por encontrar a sua cara metade fora de Portugal. Algumas vezes, e porque o negócio funciona maioritariamente online, nem chegamos a conhecer os noivos pessoalmente pois são de fora de Lisboa ou de Portugal. No entanto é uma situação bem ultrapassada, pois vamos falando por e-mail ou por telefone.

 

 

 

 

11. Escolham um convite/projecto favorito do vosso portfolio e contem-nos porquê.

Gostamos muito do convite cartaz de cinema feito propositadamente com uma fotografia do casal com o amigo de quatro patas! Já tinhamos no nosso blog o cartaz de cinema, disponível com uma imagem semelhante, mas sem o cãozinho. Na reunião que tivemos com o casal, eles sugeriram uma abordagem diferente do convite e llançaram a ideia de tirarem uma foto semelhante á que tínhamos utilizado no convite mas no caso deles, iriam acrescentar o cãozinho. Achamos a ideia muito original e o resultado final ficou muito giro, descontraído e acima de tudo personalizado. Desde que colocamos o convite no blog, que já vários noivos vieram perguntar se poderiam escolher o convite para o casamento deles. Infelizmente, só o poderemos fazer caso os noivos disponibilizem a fotografia pois a imagem tem direitos reservado (a fotografia foi feita propositadamente em estúdio pelos noivos e não poderá ser utilizada por terceiros).

 

12. 3 conselhos para os noivos…

Vamos dar mais que 3 conselhos! Em relação aos preparativos, devem  ir tratando dos vários pormenores aos poucos e atempadamente.O lema a colocar em prática será mesmo “nunca deixar para amanhã o que podem fazer hoje”.

Se tudo for feito a correr, não vão tirar prazer da organização do casamento e tudo o processo vai ser desgastante. Aconselhamos também a simplificar! Sentimos que muitos noivos ficam “presos” a determinadas ideias e conceitos que acabam por tornar todo o processo mais complexo. Por um lado, compreendemos que assim seja, pois idealizaram o dia do casamento à sua maneira, mas por outro lado apercebemo-nos que por insisistirem em determinados pormenores, acabam por não tirar tanto partido do prazer de organizarem o seu próprio casamento. Questões simples acabam por se tornarem em questões complexas. Pode ser difícil, mas o segredo para uma organização “saudável” é assumir o processo com uma atitude descontraída e no momento que surgirem obstáculos, há que os “trepar”.

Os conselhos para o grande dia serão: aproveitarem ao máximo todos os bocadinhos, porque o dia vai passar a correr e que “alimentem” o sentimento que nutrem um pelo outro, no restantes 364 dias do ano!

 

 

 

Mais 3…!

O que vos inspira?

Relativamente à questão da inspiração para os convites, ela vem sobretudo das ideias que os noivos nos transmitem. Depois, e com base na experiência que já temos ela surge naturalmente em conformidade com o tema ou o tipo de casamento que nos apresentam. Uma vez que a cultura visual nesta área tem e deve ser muito grande, não é difícil chegar a um layout. O maior desafio está muitas vezes em criar um elo de ligação que articule as minhas ideias com aquilo que os noivos pretendem sem que se perca a identidade que, na minha cabeça, faz mais sentido. As cores e o tipo de papel, por norma, vêm depois. Muitas vezes até é mais fácil de decidir esses pormenores depois de estruturado o layout do convite.

 

Como seria o convite ideal para o casamento?
Ambas somos adeptas do lema “mais é menos” e por isso escolheríamos um convite simples mas elegante.
No caso da Joana B. que foi a “primeira cliente” da Molde, muito antes do projecto ter sido iniciado, depositou
toda a confiança e gosto na Joana D. para a criação do seu convite. O resultado não poderia ter sido mais perfeito!
O convite “respirava” um estilo dinâmico, actual e descontraído tudo haver com o casal.
O facto de sermos amigas e de nos conhecermos facilitou a tarefa. 

 


 

 

Qual é a parte melhor de ser um designer gráfico?

O desafio de conseguir criar o conceito idealizado pelos noivos.
Acima de tudo é ir de encontro às expectativas e muitas vezes superá-las.

 

A Molde Design Weddings é um fornecedor seleccionado do Simplesmente Branco. Para mais detalhes, consultem a sua ficha de fornecedor, arquivada em Convites e Álbuns.