Created with Sketch.
Susana Pinto

Videoart: em destaque!

 

Hoje começamos a manhã com cinema puro! Apresento-vos a Videoart, verdadeiros contadores de histórias, pelas palavras do Carlos Ferreira.

Se ainda tinham dúvidas sobre vídeos de casamento, tenho a certeza que vão ficar bem esclarecidos e devidamente impressionados!

Ora sigam-me!

 

1. Apresentem-se…!

Somos um equipa de 3 amigos, ex-colegas de faculdade, sócios de uma produtora, realizadores, operadores de câmara, editores de vídeo, adeptos da criatividade, admiradores de arte, um fadista, um sportinguista, um pai de duas gémeas lindas recém-nascidas, amantes de cinema e convictos que os vídeos de casamento podem ser muito interessantes.

 

2. Qual é a importância de um vídeo de casamento?

Consideramos que nem todos os vídeos de casamento são importantes. A maior parte dos vídeos que existem no mercado são fraquinhos e executados por amadores. Vale mesmo a pena ter um vídeo de mau gosto e pobre tecnicamente?

Para nós, o dia do casamento é um evento único na vida, repleto de emoções e histórias para contar. Um acontecimento vivido de forma tão intensa que merece ser recordado plenamente, logo um bom registo em vídeo é uma excelente forma de o fazer. A imagem audiovisual está tão presente nas nossas vidas que são poucos os grande eventos mundiais que recordamos sem o vídeo. Um bom videógrafo capta tudo o que não cabe numa fotografia. E ainda é muito. Um bom vídeo de casamento pode ser um dos melhores investimentos que os noivos farão para no seu casamento.

 

3. O que vos distingue da multidão?

A paixão com que nos dedicamos à produção de cada vídeo, a nossa sensibilidade estética e a  experiência acumulada na produção audiovisual em áreas distintas na criação de programas de televisão, anúncios publicitários, documentários, vídeos institucionais, que contribui para elevar o nível de qualidade dos nossos vídeos de casamento.

 

 

4. Como definiriam o vosso tipo de abordagem/estilo?

O vídeo que produzimos é composto por várias cenas que respiram abordagens distintas em função do espírito de cada uma. Ou seja, podemos adoptar uma abordagem de inspiração cinematográfica mais clássica em certas cenas, noutras podemos fazer algo diferente com uma estética moderna e dinâmica. Tudo depende de cada casamento, de cada momento e em função deles adaptamos a nossa linguagem de câmara e de edição respectivamente, para que o vídeo capte e represente o espírito do acontecimento.

 

5. Como mantém as vossas ideias frescas e inspiradas?

Uma forma de mantermos as nossas ideias frescas é estando em contacto com o que se faz de melhor no mundo. Estamos muito atentos à produção publicitária, ao mundo do cinema e acompanhamos o trabalho de muitos fotógrafos e videógrafos de casamento que são uma  referência mundial. Mas temos outros modos de estar em forma, por exemplo através da frequência de workshops ou através de parcerias para outro tipo de produções.

 

6. Como e com que antecedência devem os noivos contactar-vos?

A Vídeoart aceita um número muito reduzido de casamentos por ano, por isso quando mais cedo desejar garantir os nossos serviços melhor.

 

 

7. Que tipo de serviços poderão contratar?

A Vídeoart têm como principal serviço a produção do vídeo de casamento de inspiração cinematográfica – Cinema Style – disponível em dois formatos, a curta-metragem ou a longa-metragem. Apesar de este ser o serviço com mais sucesso temos cada vez mais solicitações para o Same Day Edit (edição e projecção no próprio dia do casamento de um vídeo de 5 minutos), para a Love Session (a.k.a. trash the dress) e para a sessão antes do casamento (a.k.a e-session).

 

8. Qual é o processo de trabalho, como criam cumplicidade com o casal com que vão trabalhar?

O nosso processo de trabalho passa por conhecer os noivos e entrar em contacto com todos os detalhes que preparam para o dia do casamento. Normalmente temos duas reuniões com os noivos, uma de apresentação quando nos contactam e outra de preparação / planeamento para o dia do casamento. Se necessário fazemos visitas técnicas antecipadamente aos locais que constituirão os cenários do dia.

A cumplicidade com os nossos noivos surge de forma natural da relação que se estabelece desde a primeira reunião. Acreditamos que os noivos sentem a nossa paixão pelo que fazemos e o interesse genuíno com que no dedicamos ao seu dia de casamento. Por outro lado os noivos que chegam até nós apreciam muito o que já viram do nosso trabalho e querem bastante que captemos de forma especial o seu dia. Isto faz com que exista uma relação recíproca de grande confiança, onde a cumplicidade surge de forma natural.

 

9. Qual é o tempo médio de espera pelo resultado final?

O tempo médio actual de entrega é de 6 meses.

 

 

10. O vosso trabalho é local, regional, nacional?

A Vídeoart faz casamentos de norte a sul do pais.

 

11. Escolham um projecto favorito do vosso portfolio e contem-nos porquê.

Apesar de parecer um resposta politicamente correta, a verdade é que não conseguimos escolher um favorito.

Podemos destacar o casamento da Patrícia e Sérgio porque foi o primeiro em que experimentamos uma abordagem completamente diferente…

O casamento da Myriam e Pedro foi especial por muitos motivos, mas principalmente porque nunca tivemos uma reação tão efusiva a um Same Day Edit como neste. O vídeo teve um impacto tremendo no dia, ao ponto de pela primeira vez termos adjudicado a marcação de vídeo imediatamente a seguir à projecção.

O casamento da Carlota e Francisco foi incrível, também por vários motivos (uma animação tremenda à noite, da qual foi muito difícil sair!), tendo decorrido num cenário que não deixou ninguém indiferente.

O último vídeo que produzimos tem sempre o estatuto de favorito do momento.

 

12. 3 conselhos para os noivos…

–        Sejam criativos, inspirem-se e personalizem o vosso dia de casamento. Só terão uma oportunidade para o fazer por isso pensem um pouco sobre cada situação. Apesar do stress e da falta de tempo da vida quotidiana, planeiem o casamento como ele merece ser planeado, uma vez que é um evento único para vocês e para os convidados.

–        Divirtam-se e aproveitem o dia. Depois de tanta preparação já não há mais nada a fazer que não seja desfrutar do dia, dos momentos e da companhia dos vossos convidados. Como toda gente sabe, o dia passa a voar e não faz sentido perder um só segundo com stress algum.

–        O mais importante para o dia do casamento são as escolhas que fazemos. O tipo de cerimónia, o local do copo d’água, o vestido, a música, os horários, etc. São muitas e todas elas vão contribuir de alguma forma para a vossa experiência do dia. Por isso sugiro que conheçam bem os vossos fornecedores. No final do dia só irão tirar duas conclusões: fizemos a escolha certa ou errada?

 

 

 

E mais 3!

O que vos inspira?

Procuramos a nossa inspiração em todos os elementos que constituem o dia de um casamento. Claro que o casal surge como primeira fonte de inspiração, mas consideramos também muito importante tudo o que os rodeia, os seus familiares, os padrinhos, os  amigos, as relações e emoções que se manifestam no dia, os locais escolhidos para o desenrolam das acções, os pormenores e detalhes escolhidos que vão desde o bouquet, à decoração na sala do copo d’água, enfim… O dia de um casamento é de uma riqueza tão grande que fontes de inspiração não faltam.

 

Como seria o casamento perfeito?

Já tivemos várias vezes a sensação de ter estado no casamento perfeito. Para essa sensação contribuíram muitos factores…

O sucesso de um casamento depende de vários ingredientes e nós somos apenas mais um a dar o seu melhor para que o dia seja perfeito.

 

Qual é a melhor parte de ser um videógrafo, num dia tão especial?

Ser videógrafo constitui um desafio tremendo do ponto de vista técnico. Trata-se de um evento que não pára para que possam haver repetições, onde há um número elevado de situações que acontecem em que as condições estão constantemente a mudar e a exigir a nossa adaptação. É um dia muito exigente do ponto de vista físico, com muitas horas de gravação, onde a nossa capacidade de concentração tem que estar sempre a um nível muito alto e onde a nossa criatividade é posta à prova a cada minuto. Mas o que é mais interessante num dia tão especial é a forma partilhamos o que os noivos vivem no dia. Na Vídeoart acreditamos que o resultado final do vídeo poderá sair frio e distante se não nos deixarmos envolver emocionalmente nas cenas. Se não sentirmos a alegria, o entusiasmo, as emoções que estão a ser vividas, facilmente nos irão passar ao lado ou serão apresentadas com indiferença. Acreditamos que é necessário ter uma certa abertura interior para captar o que está a acontecer com sensibilidade e essa experiência do dia, essa partilha de emoções, é altamente enriquecedora. Mas a parte melhor de todas é a do momento em que recebemos a opinião final sobre o vídeo. Quando sentimos que os noivos adoraram o trabalho, que voltaram a reviver o dia de uma forma intensa, que foram surpreendidos com cenas de que não se lembravam, que se divertiram ou até choraram, então aí estamos finalmente certos que cumprimos a nossa missão.

 

 

Para conhecer melhor o trabalho da Videoart e falar com o Carlos Ferreira, mande um email ou ligue para 91 644 76 40.

A Videoart é um fornecedor seleccionado do Simplesmente Branco. Para saber mais detalhes, consulte a sua ficha de fornecedor, arquivada em Vídeo

 

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.