Created with Sketch.
Susana Pinto

Mariana + Gualter e um vestido fabuloso!

Hoje temos connosco a Mariana e o Gualter, fotografados pela Lounge Fotografia.

Meninas, que vestido fabuloso…!

 

 

 

 

Como foi o teu pedido de casamento?

O meu pedido de casamento foi em Leça, precisamente à meia noite do último dia do ano 2009, entre fogos de artifício e chuva miudinha.

Apesar de na altura já termos 10 anos de namoro, fui surpreendida.

Falávamos em casar primeiro pelo civil, e mais tarde quando tivéssemos mais disponibilidade financeira, fazer uma festa mais elaborada. Mas o tempo foi passando e nunca mais falámos do assunto, pelo menos de forma pormenorizada.

Nos dias anteriores ao pedido sentia-o nervoso e a sair diversas vezes para tratar de “assuntos”. Na verdade nunca associei nada ao que estava para vir, pensando que ele estaria apenas a organizar uma surpresa de fim de ano. E foi então que num dia tão frio surgiram as palavras tímidas mas muito calorosas… Queres casar comigo? É claro que a resposta foi sim!

 

Como te organizaste? Por onde começaste, com que antecedência?

Casámos a 15 de Julho 2011 por isso na altura do pedido de casamento ainda tínhamos muito tempo para organizar tudo calmamente.

O primeiro passo foi fazer uma lista do que seria necessário, por ordem de prioridade e importância. Escolhemos sem pestanejar a Lounge Fotografia para a fotografia e vídeo, por serem nossos conhecidos e pelo seu trabalho de qualidade. Eles indicaram-nos o Aqueduto, que depois de visitar escolhemos como local de copo d’água.

O próximo passo seria a igreja. A Igreja Românica de São Pedro de Rates, monumento nacional foi indicada pelo meu pai e foi uma óptima escolha, pela sua beleza arquitectónica e proximidade ao local da festa. Seguiram-se os convites e a jornada de entrega destes pois tentámos entregar a maioria pessoalmente. Tudo o resto fluiu naturalmente e fomos fazendo no decorrer do tempo, recorrendo a muita pesquisa na internet, pedidos de orçamento e algumas opiniões de familiares e amigos.

 

 

 

 

Que ambiente quiseste criar? Como o fizeste?

Queríamos um ambiente romântico, moderno, divertido e sobretudo intemporal.

Queríamos que o ambiente envolvesse e reflectisse o nosso gosto pessoal e que ao mesmo tempo proporcionasse momentos de alegria a todos.

Tentámos transmitir isso mesmo através das nossas escolhas, envolvendo-nos em todos os pormenores.

Os convites foram o ponto de partida pois seria a primeira impressão do que se viria a esperar do nosso dia. Fizémos em conjunto com a Sonhei Assim o convite de raiz, escolhendo o papel, cores, pormenor do laço de cetim a envolvê-lo como um presente, coração-alfinete no meio do laço como oferta prévia às senhoras e para usarem no dia.

A presença das peónias foi imprescindível para mim pelo seu simbolismo, pois fiquei a conhecer e a adorar esta flor no ramo que acompanhou o pedido de casamento. Por isso mesmo, no dia elas estiveram presentes no meu ramo, igreja e local da festa em tons de branco e rosa.

Outros pormenores como as nossas fotografias de cada ano de namoro nas mesas, a banda, a actuação do Males com didgeridoo, os balões “noivo” e “noiva”, o photobooth também foram importantes para ir de encontro ao que pretendíamos transmitir.

 

A opção “feito por ti” surgiu porquê?

O “feito por nós” surgiu no empenho e dedicação àquele dia, em cada  escolha, em cada elemento e pormenor  para que reflectissem quem somos e o nosso amor.

 

 

 

 

Tiveste ajuda?

Tivémos em consideração as opiniões de amigos próximos, padrinhos do casamento e familiares. Recorrendo à ajuda deles no dia em certos detalhes, como guardar flores, distribuir os saquinhos de arroz, o tule para pôr nos carros…

E claro que a ajuda de grandes profissionais nomeadamente os fotógrafos Luís e Marta da Lounge, a Cristina e Francisco do Aqueduto que tiveram sempre em conta todos os nossos pedidos e gosto pessoal, a maquilhadora Carolina da Mac que também foi excelente e não posso deixar de falar da Vanessa que me atendeu na Pronovias, uma excelente profissional.Todos eles foram importantes para desmistificar dúvidas e incertezas e orientar no melhor caminho, respeitando sempre as nossas escolhas.

 

O que era o mais importante para ti?

Que fosse um dia marcante na nossa vida e na dos que a presenciassem e acima de tudo um dia feliz.

 

 

 

E secundário?

Todos os detalhes foram importantes e tidos em conta para culminar num dia único e especial.

 

Onde gastaste mais dinheiro?

No local do copo d’água que incluiu a decoração, catering e o bolo de chocolate branco com pão de ló simples e chocolate, deliciooooso. Ainda hoje sonho com ele.

 

Onde gastaste menos? 

Na minha liga, comprei-a numa loja da baixa do Porto. Era a última liga branca no meio de muitas em tom pérola e foi muito baratinha.

 

 

 

 

O que foi mais fácil?

O que pensei que iria ser mais dificil foi o mais fácil, a escolha do vestido. Foi o último que experimentei e em imagem não lhe dei muita importância mas quando o vesti deu-se a magia. Não hesitei em decidir que era aquele e que não experimentaria mais nenhum. E é completamente a minha cara.

 

O que foi mais difícil?

Foi sem dúvida fazer o plano das mesas, decidir quem se sentaria ao lado de quem. Escolher o penteado também foi uma tarefa árdua.

 

O que te deu mais prazer criar?

Fazer a coleira com laçarote para a nossa cadela, a preta, as provas de make-up, planear a decoração da igreja, a ementa…

 

 

 

 

O casamento que planeaste, é a vossa cara, ou foste fazendo cedências pelo caminho?

Fizémos cedências económicas mas dentro dos limites que estabelecemos, fizémos tudo 100% a nossa cara.

 

Um pormenor especial?

Só um é difícil, pois gostei de tantos mas posso dizer que emocionalmente gostei muito da “boa vibe” transmitida pelo coro de 5 raparigas e seu professor pianista presentes na cerimónia religiosa na igreja. E também o acto, a dada altura da cerimónia, em que o Padre nos apertou ainda mais as mãos. Foi um acto muito especial pois só nós o sentimos.

Materialmente a minha flor de organza que usei no pulso, com camadas de romantismo e criatividade de uma artista holandesa. Gostei tanto do trabalho dela que me inspirou e actualmente também faço, por hobbie, acessórios de noiva.

 

 

 

Agora que já aconteceu, mudavas alguma coisa?

Gostava de ter tirado uma fotografia de grupo com todos os presentes. E se fosse possível duplicar as horas.

 

Algumas words of advice para as próximas noivas?

São realmente necessários muitos passos a percorrer até ao grande dia mas comecem por fazer uma lista  com os tópicos mais importantes do casamento.  Estabeleçam os vossos limites a nível financeiro e gostos para que tenham uma ideia prévia do que pretendem ao apresentar as vossas ideias aos profissionais. Visitem os locais,  pesquisem online, peçam orçamentos. Sejam flexíveis, um com o outro e com os outros, é natural que ouçam diversas opiniões, mas por último as escolhas são vossas.  Por isso é essencial fazer tudo com tempo e rodearem-se de profissionais de confiança. Nos dias e meses anteriores já se preocuparam o suficiente, mantenham a calma. O dia voa e é único por isso deixem-se levar, afinal de contas, todos queremos ser felizes!

 

 

 

Os nossos fornecedores:

 

Convites e materiais gráficos: Sonhei Assim

Local e catering: Aqueduto Eventos

Fato do noivo e acessórios: Penhalta, Decenio,Tie Rack

Vestido de noiva e sapatos: Pronovias, Haity

Anel de noivado, alianças e brincos: Eternis, Breuning, Swarovsky

Adereços: Arroz colorido da Arroz pintado, balões da Party Fiesta

Maquilhagem: Mac

Cabelos: Sublime Tentação

Flores: Rd Eventos

Lembranças para os convidados: Molde Design Weddings

Fotografia: Lounge Fotografia

Luzes, som e Dj: Bruce Brothers, animação da Grupo Spirit

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade

  • Esse vestido é absolutamente fantástico, ja o conhecia, há “apenas” que ter corpinho para o vestir, algo que ela o fez divinamente 😀