Created with Sketch.
Susana Pinto

Wise_up Weddings, em detalhe

Hoje a manhã é com a Wise_up Weddings, ou seja, comigo (e o esquisito que foi responder a isto…)!

Espero que gostem do que tenho para vos mostrar e  fiquem a saber um pouco mais sobre a minha marca e a minha faceta de designer gráfica, amante de papel e ilustração…

Let’s roll!

 

 

 

 

1. Apresenta-te!

Chamo-me Susana, formei-me em design de comunicação, trabalhei em cinema de animação, ilustração, marionetas e produção, mas acabo sempre por voltar ao papel, um dos meus meios de expressão favoritos!

A Wise_up é a minha marca e reúne duas das coisas que mais gosto, a ilustração (Wise_up Team) e o papel (Wise_up Weddings).

 

Qual é a importância do convite?

Tanta… é o primeiro episódio da história de amor que se vai contar e partilhar com a família e os amigos, é o primeiro detalhe da festa que aí vem! Como não lhe dar toda a importância…?!

 

 

 

O que te distingue da multidão?

Gosto de acreditar que o meu trabalho é despretensioso, fresco e bem disposto, e que isso atravessa todos as peças com design Wise_up Weddings.

 

Como definirias o teu tipo de abordagem/design?

Clássica, com um twist, definitivamente…! Bons materiais (só trabalho com fine paper), acabamentos gráficos especiais (cortantes, cunhos, relevos, vernizes), design clássico e intemporal e uma abordagem contemporânea, através das cores, da tipografia ou da ilustração.

 

 

 

 

Como manténs as ideias frescas e inspiradas?

Tudo é uma fonte de inspiração e isso é mesmo verdade! Internet em geral (e isto inclui uma diversidade de temas…!) é a base, mas também os catálogos de papel que colecciono, as visitas à gráfica e dois dedos de conversa com quem lá trabalha, os clientes que me desafiam, os amigos com quem troco ideias, as viagens (de onde trago sempre uma profusão de cartões, papéis, posters), o quotidiano, e… e…!

O fundamental é ter a cabeça disponível e ir arquivando física e mentalmente… quando as questões são colocadas, as ideias aparecem!

 

Que tipo de materiais preferes usar?

Gosto muito de papel, da textura, das propriedades, do modo como pode interagir com as tintas e alterar a percepção. Desde o início, com a Wise_up, a escolha de usar apenas fine paper foi ponderada e definitiva. Permite que, com o mínimo de meios, se obtenha uma peça memorável, excepcional, com personalidade… e a gama de opções, uff, é uma tentação!

O outro “material” da minha predilecção, é a ilustração e penso que a Wise_up Weddings casa ambos com uma graça e doçura irrepreensíveis.

Juntamente com a Célia Fernandes, com quem trabalho desde o primeiro dia, temos feito muitas peças especiais (na colecção Wise_up Weddings, em que ela ilustra 5 convites, e em convites extra colecção, desenhados por encomenda), tem sido uma longa e frutuosa viagem!

 

 

 

 

Como e com que antecedência devem os noivos contactar-te?

Os convites da Colecção Wise_up Weddings estão prontos a entregar, precisando apenas de uma semana para acertos de texto e impressão final. Para as peças criadas de raiz, que exigem outra maturação e pesquisa, umas três semanas são o ideal.

Para falar comigo, basta enviar um email ou ligar para o 21 342 1267.

 

Que tipo de serviços poderão contratar?

Essencialmente, tudo o que é papel: convites, missais, ementas, cartões de agradecimento, marcadores, seating plan, etc, etc.

Presto também um serviço de packaging para o que os noivos queiram oferecer.

 

 

 

 

Qual é o processo de trabalho, como crias cumplicidade com o casal com que vais trabalhar?

Ouvir é o mais importante.

Com a conversa, as ideias surgem naturalmente, desenham-se opções e acabam por surgir as peças mais especiais que são a cara daquele casal.

 

O teu trabalho é local, regional, nacional?

É internacional.

 

 

 

Escolhe um projecto favorito do teu portfolio e conta-nos porquê.

Neste momento é o Joe+Su: The Love Tree, uma impressão digital em papel de algodão, que serve como quadro de felicitações e mensagens aos noivos.

Eu e o João conhecemo-nos há quase 20 anos e sempre admirei muitíssimo o desenho dele. Além de ser uma pessoa muito especial, tem um traço muito próprio, único e inconfundível, minucioso, que parece quase uma gravura, feito de milimétricos tracinhos a caneta preta 0,05.
Com este projecto, que não é uma ideia original, mas a nossa interpretação dela, surgiu finalmente a oportunidade de colaborarmos numa peça especial, que reflecte o amor que ambos temos pelo desenho.

 

 

 

 

3 conselhos para os noivos…

Keep the cool, foquem-se no que é realmente importante e genuíno, e ouçam o coração. Tudo o resto são só detalhes!

 

Mais 3…!

O que te inspira?

Pessoas e ideias inteligentes.

 

 

 

 

Como seria o convite ideal para um casamento perfeito?

Desenhado a preceito e oferecido a cada um dos meus queridos amigos que decida celebrar em grande estilo!

 

Qual é a parte melhor de ser uma designer gráfica?

Comunicar com imagens, cores e formas, provocar emoções, para além da palavra escrita.

 

 

 

 

Para conhecer melhor o trabalho da Wise_up Weddings e falar comigo, basta ligar para 213  421 267 ou enviar um email.

 

A Wise_up Weddings é um fornecedor seleccionado do Simplesmente Branco. Para saber mais detalhes consultar a ficha de fornecedor, arquivada em Convites e Álbuns.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade