Created with Sketch.
Susana Pinto

Filipa + Ricardo: celebrar o amor com os nossos

Fechamos esta semana de Primavera desapontada com uma festa bonita: o casamento da Filipa+Ricardo, fotografado pelo Miguel Ribeiro Fernandes, e que contou com dedinho de mais duas belíssimas fornecedoras cá de casa: a Kabuki Makeup by Rita Amorim e a Vestidus.

A conversa com a Filipa é uma delícia e toca todos os pontinhos certos: celebrar o amor, com os nossos.

Agarrem numa caneca de chá e venham comigo!

 

 

 

Como foi o teu pedido de casamento?

Sempre quisemos casar, nunca foi indiferente para nós, sabíamos isso desde o início do namoro, até que um dia percebemos que era altura de dar esse passo, sobretudo porque o tempo e a vida inevitavelmente levam-nos as pessoas que amamos e não queríamos esperar mais. Havia essa necessidade de casar e de festejar com os nossos, foi algo pensado e racional, sei que quebra o romantismo mas é verdadeiro. Um dia demos por nós a fazer a lista de convidados e a pensar em locais para casar.

 

 

 

 

 

Como te organizaste? Por onde começaste, com que antecedência?

Um ano foi o tempo da organização do casamento, parece muito tempo mas não é. Não queríamos estar o ano todo preocupados com o casamento, claro que queríamos tudo organizado, mas sem stress. Para isso, o que fizemos foi estabelecer prioridades, não é preciso tratar de tudo na mesma altura, até porque há questões que só se podem tratar em cima da hora, e outras que nem por isso. Mas sem dúvida, a nossa primeira preocupação foi o local, fazíamos questão de casar em Lisboa e não queríamos um casamento dentro daqueles espaços muito convencionais, sentimos que compartimentam e condicionam muito a espontaneidade que a festa deve ter. Depois o segundo passo foi escolher o fotógrafo, era muito importante um registo fotográfico que se enquadrasse no que queríamos para o nosso casamento, e no ambiente do mesmo, no fundo a fotografia é a materialização da memória do próprio dia. Em terceiro lugar foi o vestido de noiva, não queria sentir-me despersonalizada, queria estar elegante e confortável e queria um vestido enquadrado na estética do espaço e da festa.

 

 

 

 

Que ambiente quiseste criar? Como o fizeste?

Um ambiente descontraído e elegante, sofisticado sem ser presunçoso. Com espaço ao ar ir livre para as muitas crianças que teríamos no casamento. Por exemplo, casámos debaixo da sombra de uma árvore centenária decorada com flores em papel crepe, tudo isso deu suavidade e descontração ao momento. A banda sonora do casamento esteve enquadrada com cada momento da festa, e isso também ajudou, estava tudo coerente e de acordo com o nosso gosto.

 

 

 

 

A opção “feito por ti” surgiu porquê?

Em primeiro lugar porque não tínhamos um orçamento ilimitado, depois faz parte de nós personalizar, e também é muito mais interessante ser criativo, honestamente, sentimos que retribuímos com amor aos nossos convidados, com algo feito por nós.

 

Tiveste ajuda?

Sim, muita, e foi muito interessante ver a generosidade de amigos e familiares. Desde os confettis que nos atiraram, às ofertas aos convidados, da playlist que também foi criada por nós em conjunto com alguns amigos, o vídeo que uma amiga fez sobre nós, que contava a nossa estória de vida, foi bom partilhamos imensa coisa, e é comovente ver a forma como as pessoas mais próximas partilharam naturalmente connosco as tarefas de organização do nosso casamento.

 

 

 

 

 

O que era o mais importante para ti?

A demonstração do nosso amor, querer partilhar em forma de festa a oficialização de uma nova família que também constituímos, mas, sobretudo, fazer daquele dia uma ode à alegria e à vida!

 

E secundário?

Ter DJ não era para nós importante, nós somos apaixonados por música e temos todo o respeito por profissionais da área, mas a playlist foi personalizada por nós e resultou bem, dividimos os vários momentos da festa, a entrada da noiva, o cocktail, o jantar, para cada mesa atribuímos uma música que relacionamos que o grupo de convidados que estavam lá sentados, tivemos desde Nick Cave até ao Cante Alentejano, e na parte do Baile também não houve preconceitos, de Marco Paulo a Moloko, apesar de muito eclético, tudo foi harmonioso naquela noite.

 

 

 

 

 

Onde gastaste mais dinheiro?

No local e no catering.

 

Onde gastaste menos? 

Na parte da animação, esta foi planeada por nós.

 

mrf-fr 00493_MG_1887
mrf-fr 00498_MG_1898

 

 

O que foi mais fácil?

O local onde foi realizado o casamento foi maravilhoso em termos de organização, o serviço foi super profissional, tudo isso facilitou imenso a nossa vida e tornou o dia ainda mais feliz.

 

O que foi mais difícil?

Convencer o meu sobrinho a levar as alianças (é uma criança com muita personalidade). Acabou por levar a ardósia que anunciava a chegada da noiva.

 

 

 

 

 

O que te deu mais prazer criar?

A playlist de todo o casamento. Somos apaixonados por música, foram mais de 300 canções escolhidas por nós.

 

O casamento que planeaste é a vossa cara, ou foste fazendo cedências pelo caminho?

Nenhuma cedência. Foi mesmo como queríamos, definimos racionalmente tudo, não houve acessórios nem artifícios, a simplicidade acrescenta sempre muito mais.

 

 

 

 

Um pormenor especial?

A data do casamento era a data dos nossos 4 anos de namoro e também à meia-noite já se festejavam os 40 anos do meu irmão, foi mesmo muito bonito juntar estes dois momentos.

 

Agora que já aconteceu, mudavas alguma coisa?

Não mudava nada, dei por todos os instantes, vivi mesmo todos os momentos, consegui estar com todos os 120 convidados, jantei tranquilamente, apreciei a comida e o vinho maravilhosos, dancei, o Photo Booth deu muita dinâmica à festa. Foi um dia muito bonito e divertido.

 

 

 

Algumas words of advice para as próximas noivas?

Não queiram controlar tudo, deleguem, envolvam também os que mais amam na organização do casamento, não fiquem preocupadas com os olhares críticos (que sabemos que existem sempre), estejam genuinamente alegres e descontraídas porque isso transmite-se aos convidados. É é bom dar espaço para o inesperado, um pouco de espontaneidade só acrescenta à festa!

 

 

Os nossos fornecedores:

 

convites e materiais gráficos: feitos pelos noivos

local, catering e bolo: Montes Claros

fato do noivo e acessórios: fato, camisa e suspensórios, Wickett Jones; sapatos Eureka, laço e lenço Lourenço & Santos Alfaiate; relógio Skagen

vestido de noiva e sapatos: vestido La Sposa, brincos e véu na Vestidus; sapatos Gloria Ortiz

maquilhagem: Kabuki Makeup by Rita Amorim

cabelos: Rita Vicente

flores: Taberna das Flores (Rua de Santa Marta)

ofertas aos convidados: feitas pela madrinha Rosa e mano

fotografia: Miguel Ribeiro Fernandes

luzes, som: Sonika Portugal

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade