Created with Sketch.
Susana Pinto

Tendências para os casamentos de 2019

Acabou de sair o novíssimo Wedding Trend Report para 2019 e vem cheio de surpresas!

E o que é isto das tendências e que impacto real têm na nossa vida ?
Algum, é a resposta certa. Há uma cena genial do filme O Diabo veste Prada, em que Miranda (Merryl Streep) explica a Andrea (Anne Hathaway) porque é que a camisola que traz vestida é azul. Um ou dois anos antes, Oscar de la Renta desenhou uma colecção de vestidos em azul cerúleo, tom que foi replicado por Yves Saint Laurent e que, por fim, desceu pela cadeia alimentar até às marcas menores e vida comum das pessoas.

É isto: uma decisão maior, propagada até ao infinito, chega ao nosso quotidiano, a seu tempo.

Mas vamos às novidades!

A grande tendência, generalizada, é a abordagem eco-friendly, com foco na diminuição da pegada ecológica. Já tínhamos dado conta de algumas mudanças subtis, como a inclusão regular de ementas vegetarianas, diferentes escolhas no menu (menos quantidade, mais qualidade), menos desperdício, escolha de produtos da estação e locais. Em 2019 estará em força, o que é uma bela notícia.

Outra grande novidade, é o regresso das cores fortes, os jewel tones. Verde esmeralda, rosa fúcsia, beringela, azul petróleo e, não necessáriamente em conjunto, o regresso triunfante do amarelo, em todas as suas tonalidades, do mostarda ao ovo cozido. Isto vale para a decoração, para as flores, para o estacionário e até para detalhes no vestido de noiva.

 

Tendências de casamento 2019

 

Tendências de casamento 2019

 

Tendências de casamento 2019

 

Quanto a materiais, o veludo vai estar em alta, na decoração (e nós passámos o ano a falar de sapatos de noiva neste material!), e os grandes padrões florais também. Juntam-se-lhe os metálicos, desta vez em prateado e estanho.

Aqui, abrem-se dois grandes caminhos: um regresso ao estilo clássico e mais minimalista, com paletas neutras e ambiente romântico, e outro glorioso, colorido, quase excêntrico e muito festivo.

Nos vestidos de noiva, confirmam-se as apostas que a Sara Silva, da Vestidus, tem vindo a fazer: o regresso aos vestidos de princesa, com cada vez menos foco no estilo boho-chic, e a grande novidade, muito comentada, os fatos de macaco ou jumpsuit. Menos coroas de flores, mais acessórios metálicos e geométricos.

Aparentemente, é o fim dos naked cakes (com grande pena minha), e no seu lugar, chegam os semi-naked, com cobertura e muita cor, e os bolos de autor, que parecem obras de arte.

Terminamos com algumas ideias gerais, e interessantes: é factual o impacto que os dois casamentos reais tiveram e estão a ter, no mercado. A abordagem orgânica, o seu estilo mais singelo e natural vai ecoar durante muito tempo.

O estilo rústico, vintage e boho está de saída, e entram ambientes mais clássicos, com grande investimento em boas peças de decoração (sofás, mesas, têxteis, diferentes texturas e padrões).

 

Tendências de casamento 2019

 

Tendências de casamento 2019

 

Tendências de casamento 2019

 

As escolhas andam à volta do conceito de “experiência”, da vivência do dia, que deve transmitir de forma clara a visão dos noivos (e, por isso, tudo é fortemente personalizado). Há pequenas grandes mudanças com muita graça, como as mesas colectivas, eliminando a mesa do casal, misturando tudo e todos numa grande mesa comum, um genuíno momento de partilha. Também o momento de corte do bolo, com os habituais sparkles, tem tendência a desaparecer do roteiro do dia, sendo esse tempo aproveitado para estar e conversar com as pessoas.

 

Mudanças interessantes, diria eu, outras muito surpreendentes! O que acham disto, meninas, entusiasmadas com os vossos planos? Irão discutir estas tendências com os vossos fornecedores?
Queremos saber!

 

Imagens via Happy Wed, Brides, Style me Pretty, Intimate Weddings, Junebug Weddings.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade