Created with Sketch.
Susana Pinto

Vestidos de noiva 2019: Stoa

Bom dia meninas! Hoje continuamos a dedicar anossa atenção aos vestidos de noiva para 2019, feitos por criadoras portuguesas.

Fomos conversar com a Catarina e Margarida, criadoras desta fantástica marca de vestidos.

 

“O atelier STOA, para as noivas de 2019, desenvolveu uma coleção de onze vestidos a que dá o nome de Revival. É uma coleção que se inspira na moda , na arte, em momentos e personalidades que foram marcando as várias décadas do século XX.

Premissas estéticas são reinventadas, numa lógica de equilíbrio entre aquilo que já existia e a maneira como o atelier as interpreta, sendo cada vestido uma busca incessante pela inovação mas também pela coerência e identidade.”

 

Os tecidos são fluidos na sua maioria crepes, organzas bordadas, musselines e cetim, as saias são amplas, com roda mas sem volume, as silhuetas são elegantes e femininas. Para os detalhes, texturas e elementos que prendem a atenção: tule plumeti, terminações de renda, entermeios e os botões vistosos.

A colecção é feita de onze vestidos que se desdobram em treze looks, únicos e irrepetíveis.

Há vestidos de noiva extremamente românticos e há vestidos de noiva com linhas clean e singulares. Os tecidos, esses, são exclusivos e de qualidade superior.

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Quando falamos de inspiração e de ideias, o caminho para a construção de uma marca e fórmula de sucesso, e de uma colecção, a resposta é clara:

“Na altura de criar uma coleção é inevitável sentir-se uma dualidade entre o fazer moda e fazer arte, deixar uma marca, um cunho reconhecível, experimentar, inovar, e a pressão do “negócio” para se fazer aquilo que é o mais certo, o mais seguro, o mais sutentável.

O primeiro passo é encontrar o equilíbrio entre estes dois mundos! A seguir, escolher um tema de inspiração, criar um alinhamento, uma história que guie toda a coleção: um quadro, uma imagem, uma paisagem, uma personalidade marcante, são tudo elementos que servem de inspiração para criar!”

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

Vestido de noiva 2019: Stoa

 

E como é que tudo isto acontece? Com uma primeira e demorada conversa, pessoal e próxima.

 

“A primeira visita ao atelier começa com uma conversa com a noiva para percebermos quais os seus gostos e inspirações para o seu vestido. São experimentados vários vestidos que temos em atelier para perceber quais os cortes que mais favorecem o corpo da noiva.

Depois de feita esta análise, apresentamos desenhos com várias hipóteses. Nenhum dos desenhos é fixo, podem sempre ser feitas alterações consoante o que a noiva mais gosta. Muitas vezes o vestido vai sendo transformado à medida que as provas vão avançando, surgem sempre ideias novas para o tornar ainda mais bonito e singular! É também neste momento que são escolhidos os tecidos, rendas e aplicações a acrescentar.
Com o desenho escolhido, a primeira prova é sempre em molde, onde cortamos e definimos todos os detalhes. Aqui  começa a nascer o vestido da noiva.

Seguem-se mais três provas já com os tecidos escolhidos,  et voilá!”

 

Os vestidos da Stoa navegam num intervalo de preços a partir dos 1400 euros. São delicados, feitos à mão e com materiais de muita qualidade. A Catarina e Margarida sugerem que as contactem com nove meses de antecedência para que o caminho seja feito com calma e sem pressas.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade