Casamento no Seminário de Nossa Senhora da Conceição: Susana + Rui
Esta semana vamos até Braga, para o casamento, muito especial, da Susana + Rui.
Aconteceu no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, e foi uma celebração católica muito sentimental e festiva.
Com inspiração em São Tomé e Príncipe, onde se conheceram e fazem voluntariado, e com a ajuda da dupla PILAR . Eventos, construíram um belo cenário num espaço improvável – um seminário – e incrivelmente moderno e espectacular: a Capela Imaculada do Seminário Menor.
A base da decoração assentou nas belas capulanas africanas, que fizeram a vez de caminhos de mesa e guardanapos, e também as sandálias da Susana.
Vamos ver!
Quando a resposta foi “sim!”, como é que imaginaram o vosso dia?
Um dia de festa com os nossos. Aquele dia em que iríamos juntar os nossos amigos e família, e festejar o Amor. Sempre o imaginámos como sendo um dia simples, onde nada ofuscasse o brilho que a celebração do matrimónio tem por si. Queríamos um dia que fosse “a nossa cara”.
Sentiam-se preparados ou foi um caminho com muitos nervos?
Diversas vezes comentámos entre nós, e as pessoas nos diziam também, que estávamos muito serenos. Sobretudo porque todo o casamento foi preparado em menos tempo que o habitual, mas sempre sentimos que tudo tomaria o seu rumo. Sem dúvida, foi um caminho muito confiante. É um pouco a nossa forma de ser e talvez já um pouco do espírito de África em nós. Com calma tudo se faz. E fez!
O resultado é fiel às ideias iniciais ou muito diferente? Contaram com alguma ajuda?
Foi sendo uma construção de equipa. Tínhamos algumas ideias do que queríamos, sabíamos bem o que não queríamos e estávamos completamente disponíveis para sugestões. Com isto, as ideias foram-se alinhando e construindo o dia de sonho que idealizámos. Para isso, foi crucial a ajuda da PILAR . Eventos. Desde o “sim” que nos apaixonámos pela ideia de conceber um evento à nossa medida e tendo um espaço ao nosso dispor para isso, precisávamos de alguém que soubesse ler as nossas ideias e com mestria e engenho pô-las em prática. Acreditámos que a nossa descontração tenha dado algumas dores de cabeça à Mónica e à Soraia da PILAR . Eventos, mas elas foram incansáveis e cruciais para a eternização do nosso dia. Temos muito orgulho em toda a equipa que fez parte do nosso evento e somos eternamente gratos a todos.
Em que momento da organização do casamento é que sentiram, «é mesmo isto»?
Sabíamos que queríamos algo simples mas original e que fosse ao encontro da nossa forma de ser e estar. Não encontrámos isso nas quintas e espaços de casamentos mais convencionais. Não queríamos que fosse “mais um casamento”. Até que um dia, percebemos que havia um espaço bem debaixo dos nossos olhos, e especial para nós, que poderia ser o local ideal para o nosso dia. A sensação de conforto e realização foi conhecer o trabalho da PILAR . Eventos e perceber que houve um encaixe perfeito: a PILAR . Eventos com uma construção do dia à nossa medida e o Seminário de Nossa Senhora da Conceição com muito potencial e disponibilidade para ser o palco desta festa.
O que era fundamental para vocês? E sem importância?
Temos os dois uma espiritualidade muito forte e assumida. Como católicos que somos, sempre tivemos o momento da cerimónia religiosa como o auge. Depois disso, festejar à grande, mas ter nesse momento o foco da celebração era fundamental para nós. E muito importante para nós era ter os nossos (família e amigos) connosco e senti-los confortáveis e alegres.
Fundamental também era viver ao máximo esta festa e prolongá-la o mais possível. Para isso e para rir das peripécias da noite anterior optámos também por realizar um brunch no dia seguinte ao casamento. Claro que com isto e a festa pela noite dentro, uma das nossas preocupações iniciais foi proporcionar opções de alojamento aos nossos convidados.
Para nós nunca foi importante responder a clichés sobre a forma de viver este dia. Foi vivido ao nosso ritmo e como foi sendo bom ouvir que tudo era a nossa cara e que era notório o nosso ar sereno e feliz.
O que foi mais fácil? E o que foi mais difícil?
Sentimos que tudo fluiu com naturalidade e de certa forma com facilidade. Ainda assim, o mais difícil, para além de coordenarmos agendas, sendo que tivemos muito envolvidos na organização, foi a escolha de alguns detalhes como as capulanas, e a escolha de algumas músicas sobretudo para a cerimónia religiosa. Gostamos de tantas…
Qual foi o pico sentimental do vosso dia?
Toda a cerimónia religiosa. Em especial, o momento em que não conseguimos (mais a noiva, claro!) conter as lágrimas, tamanha a felicidade…
Também o momento em que passamos dois vídeos. Um com as crianças de um orfanato em São Tomé e Príncipe a saudarem os nossos familiares e amigos e o outro, que foi surpresa para o noivo, com amigos santomenses a partilharem algumas palavras, uma forma de encurtar as distâncias e tê-los também presentes neste dia especial.
E o pico de diversão?
A entrada dos noivos no salão e a festa que se prolongou pela madrugada… Daquelas super noites que ficará na memória de todos.
Um pormenor especial…
Não dá para escolher só um… Na celebração religiosa tivemos também um momento dedicado ao nosso envio, pois após o casamento partimos para Moçambique numa missão de voluntariado e será aqui que viveremos aquele que será o nosso primeiro ano de casados. O nosso amor nasceu em São Tomé e Príncipe… Portanto, para nós, África tem um significado especial e por isso as capulanas foram a grande inspiração em toda a decoração. Inclusive nas sandálias que usei e que foram personalizadas por mim.
Decidimos também fazer um donativo para um orfanato nosso conhecido em São Tomé e Príncipe e por isso as lembranças que oferecemos a cada convidado foram um pequeno postal com desenhos feitos por algumas dessas crianças.
Agora que já aconteceu, mudavam alguma coisa?
Do que aconteceu, nada!! Mas se pudéssemos, e sempre brincamos com isto, a nossa vontade era que a festa do nosso casamento durasse uma semana.
Algumas words of advice para as próximas noivas…
Construir um dia que seja a vossa cara, cheio de Amor e vivê-lo ao máximo. A tranquilidade e felicidade dos noivos reflete-se nos convidados.
Confiem na equipa que vai trabalhar convosco e vão ver que os pormenores e até “pormaiores” serão bem orientados e terão um sabor especial.
Vivam a preparação com serenidade, tudo se faz e o vosso dia será o mais feliz de sempre!
E claro, renovem diariamente o Sim!
Os fornecedores envolvidos:
planeamento, coordenação e decoração: PILAR . Eventos;
convites e materiais gráficos: Luís Pinto;
local e catering: Seminário de Nossa Senhora da Conceição / Cooperativa de Solidariedade Social João Paulo II;
bolo: Casa das Natas, Nogueiró – Braga;
fato do noivo e acessórios: Amour Glamour;
vestido de noiva e sapatos: vestido Amour Glamour e sandálias personalizadas pela noiva com capulana;
maquilhagem: Bride Concept by Joana Pimenta;
cabelos: Sónia Cabeleireiros;
bouquet: Flor.d.ló;
ofertas aos convidados: personalizado pelos noivos;
fotografia e vídeo: White Valley;
luzes, som e Dj: MusicBox Porto;
Comentar
Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade