Created with Sketch.
Marta Ramos

Wise words: criar um signature cocktail para o vosso casamento

Personalizar o vosso grande dia é, seguramente, uma das coisas que mais vos preocupa. Querem receber familiares e amigos num ambiente que seja exactamente a vossa cara, que os faça sentirem-se acolhidos por vocês, e que lhes proporcione boas memórias, para sempre associados a vocês os dois e à vossa história.

Um pormenor divertido e muito distinto poderá ser a criação de um signature cocktail para o vosso casamento, uma bebida bonita e saborosa que passe a ser também uma coisa só vossa, a repetir em aniversários de casamento ou em outras ocasiões especiais. O processo de criação pode parecer-vos demasiado complexo mas, se têm medo de arriscar, falem com o vosso fornecedor de catering que terá profissionais à altura para vos ajudarem nessa tarefa. Nesse caso, só terão que definir alguns pormenores e (a parte melhor) ir provar as propostas para decidirem: a cor do cocktail (harmonizem com a decoração do casamento); um elemento distintivo que vos agrade particularmente (pode ser uma fruta que associem a uma viagem, ou uma bebida de um filme de que ambos gostem muito, um determinada forma de copo que prefiram; bebidas-base preferidas e aquelas que não querem de todo, que façam parte da mistura; e o nome, uma parte essencial!

Todos estes elementos deverão entrar em linha de conta também no caso de quererem arregaçar as mangas e assumir a criação do vosso signature cocktail, claro. Sendo este o caso, comecem por sentar-se a dois e escrever:

. Época do ano e hora do dia: tempo mais quente e horas mais soalheiras pedem bebidas sobretudo frescas e leves; já os meses frescos e as horas a partir do pôr-do-Sol permitirão que as bebidas sejam um pouco mais fortes (se casarem no Inverno, podem mesmo equacionar um cocktail quente);
. Cor ou combinação de cores pretendida;
. Bebidas alcoólicas preferidas;
. Bebidas não alcoólicas preferidas;
. Ingredientes extra: sal, lima, flores comestíveis, fruta da época, azeitonas, paus de canela, frutas desidratadas (no Outono e no Inverno, sobretudo), etc;
. Formato dos copos.

Se gostam de estar a par das tendências, saibam há duas coisas actualmente a fazer as delícias no mundo dos cocktails: ingredientes ‘fumegantes’ (informem-se junto do vosso fornecedor de catering) e o uso de aquafaba – que não é mais do que uma alternativa vegan à clara de ovo, porque também produz aquele efeito de espuma, e que se obtém a partir da água de cozer grão-de-bico. A mixologia é uma área que produz resultados impressionantes, como esferas, espumas, vapores… Mas para isso deverão recorrer a um profissional de bar com experiência nestas técnicas “herdadas” da gastronomia molecular.
Já que falámos em alternativas vegan, será boa ideia não incluir ovos ou lacticínios no vosso cocktail especial, para não limitar o acesso a quem tenha restrições alimentares dessa natureza.
Chegou, então, a altura de fazer experiências! Normalmente a vodka é considerada a bebida-base mais neutra, mas é evidente que o gin, o rum e a tequilha, por exemplo, são amplamente apreciados. E para complementar, não terão na família ou nos amigos alguém que fabrique licores caseiros? Um toque de chocolate ou de café tornam-se aconchegantes; já o piri-piri ou o gengibre despertam o paladar; as natas (podem usar alternativas vegetais, de amêndoa ou de côco, por exemplo) acrescentam corpo e aveludam as bebidas; as frutas da época são sempre um festim para o paladar.
Não vale a pena complicar: apostem em ingredientes de qualidade em vez de se focarem na quantidade. Boas bebidas espirituosas, sumos naturais, frutas e/ou legumes frescos são imprescindíveis. Depois, é tudo uma questão de equilíbrio.
Lembrem-se de que o gelo derrete, logo, dilui a bebida. Se usarem cubos de gelo, optem por um cubo único e bem sólido em cada copo, para durar mais tempo. As bebidas misturadas em shaker podem levar gelo picado no acto da mistura e fica esse assunto arrumado.

 

Criar um signature cocktail para o vosso casamento

 

Não conseguem chegar a acordo? Criem dois signature cocktails, um em nome de cada um de vocês, mas disponibilizem-nos generosamente pois muitos dos convidados quererão, certamente, provar ambos.
Para terminar, lembrem-se de prever um cocktail de aspecto parecido com o vosso (e igualmente delicioso) mas sem álcool, para que toda a gente possa entrar na festa – e nas fotos! E, claro, deixem de fora os consumíveis de uso único, como palhinhas de plástico. Já existem várias alternativas duráveis no mercado, até porque os plásticos descartáveis serão proibidos em Portugal (e não só) a partir do próximo ano. Para saberem mais sobre como tornar o vosso casamento eco-friendly, acompanhem os nossos artigos dedicados ao tema.

 

A foto que ilustra este artigo é da The Salonnière.
Sobram dúvidas? Falem connosco, têm a caixa dos comentários inteiramente à vossa disposição. E não deixem de acompanhar todos os artigos de wise words que vamos publicando, sempre à segunda-feira.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade