Created with Sketch.
Susana Pinto

A pensar no vestido de noiva?

Quem já está a pensar comprar o vestido de noiva, ponha o dedo no ar!

Ora muito bem – agendámos para daqui a umas semanas um especial Dicas para Casar só sobre este assunto, mas, até lá, quero começar já a deixar-vos algumas pistas valiosas sobre este assunto tão especial.

 

Comprar um vestido de noiva é um investimento financeiro generoso, mas também muito emocional – faz parte dos sonhos de muitas meninas e de muitas mães, e a sua escolha tem um contexto todo ele muito especial: soma aspirações, números, opiniões, desejos, projecções e muitas emoções.

Há que respirar fundo, disfrutar da experiência e escolher bem – o que está dentro do orçamento, o que nos fica bem, o que é confortável e o que nos faz sorrir de forma instantânea.

 

Ora eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre este assunto, porque nunca sonhei casar-me de vestido (já uma blusa e uma saia ou uma blusa e umas calças…). Adoro conhecer os designers, adoro ver de perto como um vestido é feito, apreciar os materiais e a mestria do desenho, mas sou pouco sensível à emoção que carrega, porque sou muito pouco dada a vestidos!

Mas não há que temer, porque eu sei quem são as pessoas certas para vos dar os melhores conselhos e as perguntas importantes a fazer –  a Sara Silva, da Vestidus, sabe muito sobre este assunto, e foi com ela que falei.

A Sara, juntamente com a Conceição, atende e acompanha noivas na sua loja há mais de dez anos e, por isso, conhece bem os nervos, os processos de decisão, as dúvidas, as perguntas e, sobretudo, as respostas sábias capazes de acalmar qualquer menina.

 

Como comprar o vestido de noiva? Dicas da Vestidus Atelier. Como comprar o vestido de noiva? Dicas da Vestidus Atelier. Como comprar o vestido de noiva? Dicas da Vestidus Atelier.

Qual é a melhor altura para começar a procurar o vestido de noiva?

O ideal é escolher o vestido de noiva com cerca de oito a nove meses de antecedência. Pode parecer muito tempo, mas a verdade é que, por norma, o prazo de entrega do vestido após a encomenda está entre cinco a seis meses. A maioria das fábricas fecha entre Dezembro e Janeiro, pelo que no início do ano os prazos para entrega aumentam para seis a sete meses. Os meses que sobram até à data do casamento devem ser reservados para ajustes ou qualquer alteração que seja necessária fazer no vestido.

 

Três perguntas que a noiva não deve deixar de fazer…

Faça todas as perguntas que achar necessárias para se sentir confortável e confiante com a escolha que está a fazer. O vestido é uma parte muito importante do ser noiva, mas ainda mais importante é a relação que se estabelece com a loja ou atelier. São essas as pessoas que vão estar consigo durante meses e que a vão ajudar para que tudo fique perfeito.

Estas são algumas sugestões relevantes:

 

1) Estou a comprar um vestido novo ou este que estou a experimentar aqui na loja?

É importante que fique claro se vai ficar com um vestido de prova ou se o seu modelo vai ser encomendado. Muitas vezes as lojas fazem descontos em modelos descontinuados de coleções anteriores. Quase sempre são vestidos que são mantidos impecavelmente e cujo o preço, por ser um modelo da estação anterior, fica mais acessível.

Essa é uma decisão que deve ser só sua. Se não se sente confortável em ficar com um vestido de prova, tem esse direito e deve ser respeitado pela loja onde o vai comprar.

 

2) O preço do vestido inclui taxas e arranjos?

É importante confirmar se o preço do vestido inclui, ou não, os ajustes, para que não haja surpresas no final. Mesmo encomendando o seu tamanho, é natural que seja necessário fazer pequenos acertos, como a bainha, por exemplo. Se esses acertos ou mesmo alterações estão contemplados no preço final do vestido, cabe à loja decidir e informá-la.

 

3.) E se eu mudar de ideias ou se o casamento não se realizar?

Um bom fornecedor está consigo nos bons momentos e nos menos bons. Confirme com a loja a política de cancelamentos e devoluções: o que acontece no caso de desistir da encomenda do vestido de noiva, se o valor que deixou como depósito é reembolsável ou não.

 

É boa ideia experimentar um vestido que está acima do meu orçamento?

Não recomendamos, sobretudo se a diferença entre o preço do vestido e o valor do orçamento forem díspares. Se experimentar um vestido acima do orçamento e se ele for “o tal” vai tornar a busca de um vestido alternativo muito mais difícil. Há diferenças entre materiais, corte e estrutura entre os vestidos mais acessíveis e outros de gama mais alta, e isso é incontornável. Recomendamos que não o faça, a dose de frustração será grande e má conselheira, não é nada disso que se quer neste processo.

 

Quando devo fazer a última prova?

A data da última prova pode depender de vários factores e é sempre importante coordenar com a loja, em especial se costuma ter oscilações de peso, se o vestido sofreu muitas alterações face ao modelo inicial, se vai casar grávida, ou se vai ter de viajar para o local do casamento, por exemplo. Fazer a última prova duas semanas antes do casamento permite gerir estas oscilações e corrigir algum imprevisto que surja antes da entrega.

 

Como e quando devo levar o meu vestido para casa e como devo acondicioná-lo?

Sugerimos que leve o vestido na semana antes do casamento, nunca na véspera, para que possa descansar e relaxar nesse dia. Deve deixá-lo acondicionado no saco de transporte, protegido do pó, de animais domésticos que possa ter e de qualquer outro olhar mais curioso!

 

Como comprar o vestido de noiva? Dicas da Vestidus Atelier. Como comprar o vestido de noiva? Dicas da Vestidus Atelier.

Aqui está uma mão cheia de bons conselhos para comprar o vestido de noiva, dados por quem sabe. Peguem na vossa companhia selecta (uma ou duas pessoas, é o ideal!), façam umas investigações na internet para se familiarizarem com as marcas e modelo,s e agendem as vossas visitas desde já.

 

Aproveitamos para vos mostrar as novidades da marca belga Rembo Styling, produzida e fotografada em Portugal, para 2020: estes vestidos super confortáveis e com um cair impecável (é um facto, conheço-os muito bem) estão à vossa espera na Vestidus.

 

Marquem uma visita com a Sara Silva e descubram os modelos bonitos que ela escolheu para as noivas de 2020.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade