Created with Sketch.
Susana Pinto

Ir ou ficar? Falamos de viajar e casar!

E se viajássemos para casar?

Não é preciso esperar pela lua-de-mel para fazer a mais sonhada das viagens. Fugir para casar num destino de sonho pode ser uma ideia muito interessante e intimista, se nos dedicarmos a pensar nela com o mesmo carinho.

Imagino que num primeiro momento seja o oposto do que temos na nossa cabeça como definição de casamento, mas perante aquela sensação avassaladora de que não temos mão no processo, que são inúmeras decisões e outras tantas pressões e o investimento financeiro que está associado, pegar numa malinha e apanhar um avião, a dois, para casar, pode ser o cenário certo. E já que estamos de viagem, seguimos em lua-de-mel, em acto contínuo!

 

Uma cerimónia a dois será sempre a mais íntima e pessoal de todas: é um momento só vosso, olhos nos olhos e um sim seguro, certo, para a  vida toda. Financeiramente, abre margem para uma poupança relevante e para pensar num destino (e estadia!) mais refinados. Ainda assim, pensar num belo jantar (ou dois ou três) com família e amigos chegados, no regresso, é um bom plano, para que possam receber todos os abraços e votos de felicidade que ficaram suspensos com a vossa partida súbita.

 

Quanto a destinos, o mundo está à vossa disposição. Na Europa, as opções de sempre que continuam a fazer-nos sonhar, com Itália no topo da lista (da minha, certamente!). Roma, Veneza, Verona ou a região do Lago di Como combinam na perfeição com o romance que um casamento pede e propiciam ainda dias seguintes cheios de cumplicidade e romantismo – só de imaginar uma volta de carro descapotável pela Costa Amalfitana ou Sicília, fico a suspirar!

Opção seguinte, Paris, para os eternos enamorados que não querem fugir para longe, ou a Côte d’Azur, para uns dias feitos de exclusividade e requinte.

Por fim, mas não menos romântica, a Grécia, com Santorini a reunir a maioria das preferências, com as suas encostas de casas brancas com vista para o mar azul intenso e sem fim.

 

 

Feitas estas sugestões, uma escapadinha para a Europa pode saber a fim-de-semana normal, por isso, se o vosso plano é mais aventuroso e frisson de uma viagem para um destino longínquo faz parte dos vossos sonhos, então que tal fugir para umas ilhas paradisíacas?

As Ilhas Fiji, Maldivas, Polinésia Francesa ou Bahamas são destinos inesquecíveis, luxuosos e muitíssimo fotogénicos!

Se procuram aventura e um destino inesperado, a I Go Travel sugere o Cambodja. Por entre a natureza luxuriante, erguem-se resorts que resultam numa plena comunhão com o ambiente circundante e que farão as delícias de quem procura intimidade e tranquilidade mergulhando numa cultura diferente e exótica.

 

E se fôr um “vá para fora, cá dentro”? Portugal está cheio de lugares icónicos e especiais, ainda por descobrir ou mesmo os vossos, onde se conheceram, onde deram o primeiro beijo, onde passaram o primeiro fim-de-semana juntos, onde celebraram um aniversário especial, onde aconteceu o pedido…

Já se deslumbraram com as vistas em pleno Douro vinhateiro ou, rumando ao Sul, exploraram as Aldeias de Xisto? Ou a cosmopolita Lisboa, cheia de hoteis de charme e tão trendy, ou a Sintra ultra romântica, ou a Comporta, com os seus areais sem fim e estadias requintadas? Ou, claro e sempre, o Alentejo, silenciosos e manso…?

Nada falta por aqui e os amantes da natureza exuberante também têm lugar no nosso país. Basta escolherem os Açores como destino para o dia mais especial. Entre a natureza semi-selvagem, os miradouros mais incríveis e um clima sempre temperado, há nove ilhas magníficas para descobrir e explorar com vagar.

 

Seja qual for o vosso plano – ficar ou sair, viajar para casar tem os seus desafios e por isso deixamos, com a ajuda da I Go Travel e da Luxury Services, alguns bons conselhos:

 

  • procurem informação oficial, junto dos consulados e embaixadas do país de destino, sobre o que é necessário para casar legalmente no país escolhido e como deverão, no regresso, oficializar a situação e documentação no país de origem;

 

  • contratem antecipadamente um fotógrafo local (seja procurando especificamente um fotógrafo de casamentos ou algo mais descontraído (mas profissional, sempre, e o site Flytographer é um excelente agregador), vão querer ter fotografias destes momentos!;

 

Mesmo num formato pequenino, a dois, se o lado logístico vos pesa e não sabem onde procurar nem quem contactar no país de destino, contactem um bom agente de viagens, como a I Go Travel ou a Luxury Services, para vos ajudar com as burocracias da viagem e estadia, e um wedding planner local, para vos ajudar e guiar no dia.

 

Com tudo planeado e nas mãos dos profissionais certos, só terão de se preocupar com o que levar na mala e o que fazer durante os dias de sonho que se preparam para viver.

Entusiasmados e já a imaginar como será casar assim? E como reagirão a família e os amigos, quando regressarem de aliança no dedo? Pensem num plano inclusivo e partilhado com todos, é importante para quem fica e gosta tanto de vocês!

 

Imagens de Tracy Burch Photography, via Once Wed.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade