Created with Sketch.
Susana Pinto

Um passeio pelo Douro e Porto, com a Luxury Services by IGT

Vamos fazer um pequeno parêntesis no estado do mundo e falar sobre as viagens que faremos quando tudo retomar a normalidade.

 

A Luxury Services by IGT é especialista na arte de viajar, dentro ou fora do país, e partilha connosco as melhores sugestões. Afinal, sonhar faz bem e em breve poderemos pôr estas belas ideias em prática. Com o tempo livre que temos em mãos e a necessidade de manter a cabeça ocupada, que tal começar a fazer trabalhos de casa, anotando roteiro, descobrindo cenários e sítios para ficar?

 

Vamos falar-vos sobre um passeio no Douro e Porto.

A região Norte de Portugal é, sem dúvida, um dos locais onde experiências autênticas e luxuosas são garantidas. Por isso, a Luxury Services leva-nos à descoberta do Porto e do Douro vinhateiro. Por entre quintas centenárias, com histórias familiares incríveis, feitas de desafios e superação, provas de vinhos premiados mundialmente, uma gastronomia regional riquíssima feita de sabores típicos e repletos de tradição, e as paisagens inconfundíveis daquelas paragens, muito há para ver, fazer e conhecer.

 

Ir ao Norte é ir ao Porto, claro. Esta cidade emblemática mantém o seu espírito boémio patente na arquitectura, cultura, gastronomia e vitivinicultura e há tanto para ver. A Sé ou a Torre dos Clérigos  (a torre mais alta de Portugal) são monumentos que contam um pouco da história da cidade, com vistas muito fantásticas.

Se descermos em direcção ao rio, pela Rua das Flores, por exemplo, cheia de cafés, restaurantes e lojas, para um passeio pela Ribeira, há belas esplanadas para gozar o tempo ameno e ver o tráfego de barcos rabelos.

Regressando para cima, uma visita ao Palácio da Bolsa ou à Livraria Lello são recomendadas para quem aprecia estes ícones da cidade. Ou ainda uma visita ao Museu Soares dos Reis, que conta com mais de dois séculos de história e é o museu público mais antigo de Portugal, ou a Serralves, mesmo que seja só para dar um passeio pelos jardins.

 

O Norte não é só o Porto e o rio Douro atravessa terras magníficas que merecem uma visita demorada. A forma mais especial de fazer o percurso rio acima é apanhar o The Presidential Train, pelo menos entre Setembro e Outubro, altura em que está em circulação. Partir da Estação de São Bento é, por si só, uma experiência única: com mais de um século de existência e painéis com 20.000 azulejos que retratam a história de Portugal, da autoria do pintor Jorge Colaço, é um local a não perder.

O Douro evoca tempos antigos e tradições seculares. Propício a experiências inesquecíveis, esta linha de rio convida a provas de vinhos e visitas a quintas históricas. A oportunidade de ser enólogo por um dia cativa os amantes do vinho e participar numa vindima é uma experiência memorável.

 

Ao longo do rio Douro, as paisagens convidam a longos passeios, explorando trilhos e passadiços da região, com paragens estratégicas em miradouros que pedem uma contemplação mais demorada. As aldeias históricas convidam a ficar e, o pôr-do-sol, um passeio de barco ou um piquenique à beira-rio, sempre com os sabores da região, são momentos imperdíveis.

 

Para os mais enérgicos, não há que temer, a região vinhateira não é só contemplação e sossego. Se gostam de aventura e adrenalina, não faltam propostas da Luxury Services: passeios de 4X4 pelos trilhos usados pelos agricultores da região ao longo dos séculos ou passeios de caiaque para os que gostam de água e não perdem a oportunidade de um contacto mais próximo com a natureza são algumas das opções.

 

Rumamos a Norte, para um passeio no Douro e Porto?

 

As fotografias são do João Terra Fotografia, espreitem o seu portefólio bonito.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade