Created with Sketch.
Susana Pinto

À conversa com: Ana Wedding Potography – fotografia de casamentos

Hoje conversamos com a Ana Afonso, que assina como ANA.WeddingPhotography e faz fotografia de casamento.

 

No trabalho da Ana Afonso há uma energia constante que vibra em cada imagem e é essa sensação que me prende, sempre, a cada imagem: a alegria pura, vivida no mais bonito dos dias.

De Santarém para todo o país, apresento-vos o trabalho bonito da ANA.WeddingPhotography.

Após a primeira reunião, é crucial para mim criar uma relação com os meus noivos. Quero que vejam em mim uma amiga, que vejam a Ana e não a fotógrafa. No dia do casamento temos que estar unidos, temos que ser um.

Conta-nos um pouco da tua viagem profissional até aqui, à fotografia de casamento.

A fotografia sempre esteve muito presente na minha vida. Tenha uma caixa inteira de memórias. Lembro-me perfeitamente de o meu pai andar sempre com a máquina fotográfica para registar as idas à praia, as sardinhadas, os fins-de-semana em casa dos avós.

Mas à medida que fui crescendo e as histórias foram mudando, a máquina  fotográfica passou a ter um papel mais assíduo dentro da mala do que propriamente nas nossas vidas. Anos mais tarde, já adulta, juntei-me a dois amigos e iniciámos o nosso projecto de fotografia de casamento.

 

Fotografia de casamento em santarém - Ana Wedding Photography Fotografia de casamento em santarém - Ana Wedding Photography Fotografia de casamento em santarém - Ana Wedding Photography

Há quanto tempo fotografas? E porquê casamentos?

A ANA.WeddingPhotography completa dois anos. Mas já capto momentos sentidos com o coração desde 2014. Não consigo explicar a mística dos casamentos. Só consigo dizer que todos eles são diferentes, que todas as histórias são distintas, que há intervenientes loucos e outros mais tímidos. E é isto que me agarra! Poder registar a história que se escreve, a história que se sente e as histórias que muitas vezes não se vêem.

 

Nestes tempos globais, em que as imagens circulam a uma velocidade vertiginosa e todos temos acesso a tudo, a qualquer hora, onde vais buscar inspiração?

A inspiração vem do cinema, vem de conversas entre amigos, de gargalhadas e das viagens. Somos seres culturais, temos que nos inspirar! No meu caso, inspiro-me bastante na realidade, de como ela nos molda e nos faz sentir as coisas. Num mundo onde tudo está ao acesso de todos de uma maneira rápida, não há nada como nos inspirarmos nas emoções e na maneira como vemos e sentimos as pessoas e as relações. No registo documental não há nada melhor do que isto: a realidade, a actualidade.

 

Como construíste a tua assinatura, como te defines?

Há uma questão máxima que eu sigo na minha vida: gosto de tratar os outros como gostava que me tratassem a mim. E a minha ANA.WeddingPhotography é muito isto! Eu vivo o dia dos casamento como se fosse eu, eu vivo os preparativos bem de perto com as minhas noivas e sonho alto com elas. Por isso a minha assinatura não podia ser mais do que isto: eu mesma.

 

Fotografia de casamento em santarém - Ana Wedding Photography Fotografia de casamento em santarém - Ana Wedding Photography Fotografia de casamento em santarém - Ana Wedding Photography

Achas que o ponto de vista feminino, os detalhes que escolhes fotografar e como o fazes, a narrativa que constróis, é diferente das escolhas que vês num trabalho de um profissional masculino?

Acho que não tem a ver com o olhar feminino e o olhar masculino. Mas com quem somos, que estímulos temos, quais as nossas vivências, se somos seres mais sensíveis ou não. O nosso trabalho vai-se moldando.

 

Quando precisas de fazer reset, para onde olhas, o que fazes?

Por norma esse reset só é feito quando chego ao carro, no final de um casamento. Durante o casamento eu rebolo, eu ando pelo chão, eu danço, eu choro, tenho os sensores todos ligados.


Qual é o teu processo de trabalho, como acontece a ligação com os teus clientes?

Após a primeira reunião, é crucial para mim criar uma relação com os meus noivos. Quero que vejam em mim uma amiga, que vejam a Ana e não a fotógrafa. No dia do casamento temos que estar unidos, temos que ser um.

 

Fotografia de casamento em santarém - Ana Wedding Photography Fotografia de casamento em santarém - Ana Wedding Photography Fotografia de casamento em santarém - Ana Wedding Photography

Casamentos grandes ou pequeninos, nacionais ou estrangeiros, cerimónias emotivas, festas de arromba – qual é o tipo de festa que mais gostas de fotografar?

Todos. Todos são diferentes, todos têm histórias, todos eles me fazem borboletas na barriga. Todos me fazem querer sair de casa, pegar na máquina fotográfica e registar.


Qual é a melhor parte de ser um fotógrafo de casamento? E o mais desafiante e difícil?

Acho que o melhor e o mais desafiante são as emoções. Temos que lidar com elas de manhã à noite.


Escolhe uma imagem favorita do teu portefólio e conta-nos porquê:

Podia ter escolhido imensas fotografias mas esta é muito especial para mim porque foi um momento divertidíssimo! Antes da chegada do noivo à quinta, os “cavalheiros de honra” fizeram uma surpresa ao noivo. Há toda uma história que se conta por fotografias deste momento, desde a sua reacção à surpresa, às gravatas, à carrinha conduzida pelo pai do noivo com fardos de palha a fazer de bancos e de mesa. Foi uma aventura, misturada com adrenalina. Eu não sabia que eles iam fazer isto. Fui apanhada na curva e adorei!

 

Ana Wedding Photography, fotografia de casamento em Santarém

Estão à procura de quem faça a vossa fotografia de casamento?

 

Contactem a Ana Afonso através da sua ficha de fornecedor. Espreitem as galerias e entrem em contacto, directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem e, na volta do correio, terão uma resposta simpática.

 

 

Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade