Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: Açores, um destino magnífico e eco-friendly

As dicas para casar de hoje deixam uma sugestão imperdível, que junta dois assuntos muito apetecíveis: Açores e sustentabilidade.

 

Nas últimas semanas falámos sobre casamentos eco-friendly, de forma genérica e transversal: como reduzir o desperdício nas escolhas que fazemos, quando estamos a pensar neste dia bonito. Os dois vectores principais e mais óbvios são a decoração floral e o catering, mas os pequenos gestos também somam um impacto valioso.

 

O International Wedding Trend Report de 2019 já apontava a abordagem eco-friendly como uma das grandes tendências para os casamentos, o que claramente veio para ficar, ainda mais alavancada pelo contexto que estamos a atravessar. É óptimo perceber que existem cada vez mais opções, entre serviços, produtos e ideias, e que o que já vamos implementando no nosso quotidiano comum também encontra espelho nos grandes eventos e dias especiais, sem termos que abdicar do que queremos como resultado final. Fazemos concessões, mas temos moeda de troca, todos ganham.

 

Então se já falámos da decoração e do catering como assuntos onde a abordagem sustentável pode ser aplicada com impacto e sucesso, hoje falamos do destino para casar.  Tantas vezes os noivos têm origem em zonas geográficas distintas e precisam de encontrar um destino consensual, bonito e hospitaleiro para recebê-los e aos seus familiares e amigos nesse dia tão especial. Palpita-me que as origens da noiva tenham predominância na escolha, mas hoje abrimos as asas e pormos uma nova opção sobre a mesa!

 

 

Os Açores, as nossas ilhas-maravilha, estão cada vez mais próximos do continente, graças à abundância de voos e também de informação; são, indubitavelmente, um dos nossos recantos mais espantosos, o que deixa a fotogenia das imagens totalmente resolvida; são muito hospitaleiros, com uma oferta hoteleira fantástica, sem ser massiva; e, retomando a temática das preocupações com o ambiente e com a sustentabilidade em geral, são “A” bandeira eco-friendly de Portugal. Unidas por laços fraternais, as ilhas açorianas são, no entanto, distintas entre si naquilo que lhes é essencial, logo, “invisível aos olhos”, como nos disse Saint-Exupéry.

Desde Dezembro, os Açores são o primeiro arquipélago do mundo a possuir certificação de turismo sustentável pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), que tem a chancela das Nações Unidas. Para um destino obter esta certificação tem de cumprir mais de 40 critérios, que são avaliados periodicamente e existem apenas oito países em todo o planeta com este selo de turismo sustentável.

 

Para além disso, o arquipélago dos Açores é uma das duas únicas regiões do mundo (sim, leram bem) que possui todas as classificações atribuídas pela UNESCO (Património Mundial, Reservas da Biosfera, Sítios Ramsar e Geoparques). Poderão saber mais sobre este carácter absolutamente excepcional das nossas ilhas mais ocidentais na edição nº 4 da Revista Raízes, dedicada ao Turismo Sustentável, ou no site Visit Azores.

E se estão preocupados com a pegada de poluição que voar provoca, quando falamos de distâncias superiores a mil quilómetros, o avião continua a ser o meio de transporte mais razoável.

 

Se há uns anos os Açores eram um destino ainda muito pouco explorado no seu potencial quando falamos de casamentos e da infraestrutura necessária, hoje em dia há uma oferta generosa com qualidade equivalente, no que toca à hotelaria, profissionais das várias áreas (fotografia, vídeo, wedding planning, decoração, etc.), animação, entretenimento e actividades paralelas, gastronomia e até logística, com uma oferta variada de voos a partir de Lisboa e Porto.

 

À procura de inspiração?

Sigam as dicas óptimas da I Go Travel para casar nos Açores (viagens, sítios bonitos para dormir e actividades de encher a alma é mesmo a especialidade deles). Espreitem este bonito editorial fotografado na ilha Terceira, ou este destination wedding em São Miguel. Ou o dia da Verónica + Luís, na ilha do Pico e o dia da Laura + David, em São Miguel.

 

Sobram dúvidas? Falem connosco! E não deixem de acompanhar todas as dicas para casar que vamos publicando, sempre à segunda-feira, que vos ajudarão a trilhar este caminho até ao mais bonito dos dias, de forma sabedora e tranquila!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade