Created with Sketch.
Susana Pinto

Conselhos para viajar em tempo de pandemia, com a I Go Travel

Hoje, com a ajuda da I Go Travel, falamos sobre boas práticas para viajar em tempo de pandemia.

Atravessamos tempos muito diferentes daquilo a que nos tínhamos habituado e a ligeireza com que saíamos de casa com uma mala de cabine a caminho de uma escapadinha low cost em qualquer destino europeu terminou.

A própria logística está mais elaborada, o leque de oferta mais reduzido e a nossa perspectiva e vontade também estão diferentes. Ainda assim, viajar é maravilhoso, expande os horizontes, põe-nos em confronto com a diferença e inspira-nos, alimenta-nos.

 

Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel

Continuemos então a viajar, com os cuidados que o momento pede,  e seguindo estes bons conselhos da I Go Travel.

 

O assunto mais fundamental é estarem informados – sobre os destinos, o que cada país exige, procedimentos e protocolos de segurança da viagem, seguros.

 

A Andreia Augusto fala-nos sobre isto:

“A informação que cada passageiro deve ter em sua posse no momento da viagem, pode ser consultada no Portal das Comunidades Portuguesas  ou no site da IATA, a associação que agrega as companhias de aviação, mas atenção que não está actualizada ao minuto. O nosso conselho é que nos contactem para que vos possamos dar informação mais recente, visto que os voos, horários e regras para embarque têm estado a sofrer alterações constantes.

O checkin online ganha mais vantagem do que nunca, mas neste momento pode ser necessário apresentar informação e documentação complementar, como vistos, teste PCR CoVid , declaração de Saúde , etc., para entrar em certos destinos. Essa documentação tem de ser confirmada e apresentada no check in presencial, tal como o cartão de embarque que às vezes não é possível imprimir na versão digital.

 

Neste momento é muito importante que contabilizem mais tempo para o processo de embarque, porque entre novos protocolos, que incluem uso obrigatório de máscara e circuitos de deslocação, medidas de segurança adicionais, distanciamento e higienização individual, todos teremos que ser mais pacientes, cumpridores e disponíveis.

Alinhadas com o momento, algumas companhias aéreas passaram a disponibilizar packs de embarque que contém máscaras, luvas, gel e toalhitas desinfectantes.”

 

Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel

Ora se este é o processo que podemos esperar a partir do momento em que chegamos ao aeroporto, prontos para o embarque, como nos podemos precaver perante a incerteza e os imprevistos? A evolução do número de casos tem implicado uma gestão, mudança e implementação de novas regras de forma quase semanal e é possível (ainda que esperemos que não), que uma determinada premissa com a qual iniciámos a nossa viagem se altere a meio – podemos ficar doentes, as fronteiras podem fechar, os voos podem ser cancelados, há de facto um cenário de probabilidades menos remotas.

 

Pedimos conselho à Andreia sobre esta questão e a resposta é clara: fazer um seguro é muito importante!

“Para que os passageiros estejam protegidos na eventualidade de terem um problema antes ou durante a viagem, o nosso conselho é que contratem um seguro de viagem que tenha a Cobertura Co-Vid. Desta forma salvaguardam o montante investido na viagem.

Esta cobertura prevê o reembolso caso o teste PCR Co-Vid dê positivo antes do embarque e o pagamento em destino de “eventual” quarentena dos custos de alojamento por teste PCR Co-Vid positivo.

Na I Gotravel, o nosso seguro contempla também um serviço de assistência telefónica  24h para todos os clientes em viagem, para que possamos ajudar em qualquer eventualidade ou dúvida que possa surgir.”

 

Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel Boas práticas para viajar em tempos de pandemia com a I Go Travel

Últimas considerações para quem está de viagem marcada, dentro ou fora de Portugal:

  • todos os passageiros portugueses que viajem para Portugal precisam de apresentar um teste Co-Vid com resultado negativo;
  • se estão a viajar a partir de países que integram a União Europeia, associados ao Espaço Schengen e Reino Unido ou países cuja situação epidemiológica esteja de acordo com as recomendações respeitantes a ligações aéreas com Portugal, como o Canadá, não precisam de teste negativo;
  • estão autorizadas as ligações aéreas entre Portugal e a União Europeia, países associados ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça), Reino Unido e, desde Agosto, com o Canadá, Coreia do Sul, Tunísia, China, Austrália, Nova Zelândia, Ruanda, Uruguai, Geórgia, Japão, Tailândia e Marrocos. Nestes voos não é necessária a apresentação de Teste COVID-19, exceto se os destinos forem os arquipélagos da Madeira ou dos Açores.
  • todos os passageiros, quer sejam cidadãos nacionais ou estrangeiros e que viajem a partir de países não incluídos na UE ou Espaço Schengen deverão apresentar, ao momento da partida, teste Co-Vid negativo, realizado nas últimas 72 horas antes do embarque.

 

Antes de viajar, informem-se sobre possíveis restrições fronteiriças do país de origem, do país em trânsito e do país de destino, como já mencionámos, a informação está em constante mutação, tomar nota dos contactos do Gabinete de Emergência Consular no vosso destino e registar a vossa viagem Portal das Comunidades, através do formulário ou aplicação móvel.

 

Peçam ajuda profissional para a organização da vossa viagem. Há muita informação que é actualizada a todo o momento, regras e constrangimentos que mudam, e a segurança e qualidade dos serviços que compram deve estar garantida. Não é de todo um momento para aproveitar pechinchas e mais do que nunca, o barato sai caro.

Apostem na qualidade: da viagem, do destino, do alojamento, da ocupação dos tempos livres. Informem-se em detalhe sobre seguros e reembolsos, regras e boas práticas para viajar em segurança e quarentenas.

O vosso agente de viagens – e neste caso, a I Go Travel -, será o vosso braço direito para garantir uma viagem sem sobressaltos. Falem com a Andreia Augusto e ela vai guiar-vos por este novo mundo!

 

Imagens de Marrakech, via Entouriste.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade