Dia do Pai: «Especialmente para Ti»
Tinha planeado publicar um artigo com várias sugestões para o Dia do Pai, no âmbito da nossa intenção de introduzir no SP mais algumas pinceladas de lifestyle. Sugestões para este dia 19 de março de 2021, em concreto. E sim, acabarei por partilhar no final algumas ideias que compilei – afinal, há que comemorar o Dia do Pai! -, mas optei por fazer algo mais intemporal. Porque Dia do Pai… é todos os dias, certo? E será tão ou mais importante mimar e homenagear quem nos deu vida naquele que será um dos eventos mais marcantes na nossa vida: o dia do casamento.
Ficam aqui, portanto, algumas pistas para fazer o seu pai sentir-se especial no dia em que subir ao altar. Afinal, foi ele que a/o viu nascer, que o/a levou ao primeiro dia de escola, que amparou a sua primeira queda de bicicleta. Quem esteve sempre lá, sempre que precisou. Agora, é a sua vez de se mostrar agradecida/o. De lhe assegurar que nada mudou, apesar deste maravilhoso e novo início de uma nova aventura a dois. Está na hora de lhe garantir e demonstrar que ele continua a ter aquele lugar especial no seu coração.
Escreva-lhe algo bonito
Deixe um cartão manuscrito no prato, no lugar onde o seu pai se irá sentar. Um gesto simples, mas perfeito quando o que pretende é simplesmente agradecer, dizer que o ama e reafirmar que ele está sempre no seu pensamento, inclusivamente enquanto organizava os detalhes do seu grande dia
Declare-lhe um poema/dedicatória
Se tem jeito com as palavras, escreva um poema ou uma dedicatória para lhe ler num momento do casamento – antes ou após a refeição, por exemplo. Vai ser, com certeza um dos momentos mais emotivos do seu casamento.
Para o pai da noiva: uma dança muito especial
Escolha uma música especial para dançar com o seu pai. Algo com significado para os dois ou, por exemplo, a música que ele dançou no casamento com a sua mãe. Algo que lhe toque o coração, uma música que o conduza a memórias doces, capaz de lhe desenhar o mais bonito dos sorrisos e humedecer-lhe os olhos. Comece a pensar nisso. Você, mais do que ninguém, saberá fazer a escolha certa!
Dedique-lhe um prato da ementa
Escolha para o menu do casamento um dos pratos favoritos do seu pai (ou uma sobremesa) e dê-lhe o nome dele. Simples, mas muito carinhoso.
Crie um cocktail personalizado
Crie um cocktail que seja a cara do seu pai e dê-lhe o nome «Pai» ou «Papá». Ou o próprio nome ou alcunha, por exemplo. Ele vai ficar muito feliz ao ver que a sua filha ou filho teve a ideia de criar uma bebida especial a pensar nele, com os sabores que ele mais gosta.
Inclua as “pequenas manias” ou preferências do seu pai na festa
O seu pai adora acrescentar piripiri a todos os pratos? Comer um queijinho no final da refeição? Beber o café com um bolinho de canela? Imagine como ele se irá sentir se incluir estes pequenos “caprichos” só dele na sua festa?
Maravilhe-o com memórias
E que tal fazer uma apresentação ou um pequeno vídeo com imagens e fotografias suas e do seu pai, desde a infância até aos dias de hoje, passando pelos momentos mais marcantes das vossas vidas? Arranje uma tela, projetor e partilhe com o mundo (neste caso, os seus convidados) o quão importante o seu pai é para si.
O Dia do Pai é já amanhã
Claro que todos os dias deviam ser dias do pai. Ou da mãe, dos namorados, da mulher, etc. Mas estes dias especiais marcados no calendário acabam por ser úteis reminders para a importância de demonstrarmos ao outro o quanto gostamos ou o admiramos. E podemos, sim, aproveitá-los para demonstrar o quão importantes as pessoas são nas nossas vidas.
Amanhã será um desses dias, por isso aqui ficam algumas sugestões do que pode fazer e oferecer ao seu progenitor no Dia do Pai.
Brunchs entregues em casa
Em pleno desconfinamento a conta-gotas, não será ainda altura para grandes festas, nem é possível ir jantar aquele restaurante que o seu pai tanto adora. Mas e que tal oferecer-lhe um belo pequeno-almoço ou brunch, sem que ele tenha de sair de casa? De panquecas, a croissants, queijos e mariscos, acompanhados com sumos de fruta, vinho e café de filtro, a revista Sete da Visão dá-lhe 13 sugestões de cabazes para entregas em casa, para o Dia do Pai já amanhã, dia 19 de março (a ilustração abaixo é das Boxes Variadas, O Moço dos Croissants)
Chocolates Dia do Pai
A não ser que o seu pai pertença à minoria dos chocolate haters (acho que é uma minoria, certo?), o chocolate será sempre uma aposta certeira. Mas não lhe pode dar um chocolate qualquer! (a não ser que ele seja l-o-u-c-o por Mon Cherries e não os possa comer muitas vezes, por causa da diabetes…).
Veja só o aspeto deste Ovo de Chocolate gigante recheado de Brigadeiro! De fazer água na boca.
O ovo pode encontrar na Brigadeirando, onde encontra também uma coleção de chocolates dedicada ao Dia do Pai, nomeadamente placas de chocolate e caixas com brigadeiros.
Presentinhos para o Dia do Pai
Se gosta sempre de oferecer algo que não seja comestível, aqui ficam algumas sugestões, ideais sobretudo nos dias que correm: uns bons headphones, uns ténis de corrida, uma coluna portátil, um cantil (para desporto), um jogo de cartas, de preferência original (há jogos bem interessantes na Urban Outfiters) ou um marcador de livros.
Na Mr. Wonderful, por exemplo, encontra imensas coisas originais, com mensagens que lhe vão chegar ao coração. Como este roupão giro, por exemplo, para o «Melhor Pai» ou os chinelos para o «pai espetacular que precisa de relaxar».
Por fim, para os desportistas, tinha a sugestão guardada para uma Corrida Virtual do Dia do Pai, mas acabei de me aperceber que as inscrições estão esgotadas. Não perde nada, no entanto, em visitar o site, para futuros eventos.
Palavras não as leva o vento
Se neste Dia do Pai quiser vincar todo o seu amor pelo seu pai e a importância do papel que ele representa na sua vida, faça-o através de gestos, mimos e palavras. Nas atuais circunstâncias, muitos de só o poderão fazer à distância. Mas não o deixe de o fazer!
No caso de ter um problema de expressão como na canção dos Clã e nem sempre encontra o melhor termo e escolhe o melhor modo para escrever ou se declarar, aqui ficam 10 pequenos triggers que, apesar de bastante cliché, poderão ajudar a libertar essas palavras que têm aí presas ao seu coração (dica: pesquise no google, tem imensa coisa).
- Pai: és o melhor “porto seguro” que eu poderia ter (…)
- Pai: Meu companheiro. Meu herói. Vou estar sempre contigo, porque nós dois sabemos que a nossa amizade é maravilhosa (…)
- Pai, obrigado por (…)
- Na longa caminhada da vida, encontramos muitos mestres. Alguns seguimos, outros abandonamos. De entre todos eles, há um especial. O seu nome é simples e fácil de pronunciar. Pai, tu és o mestre da minha vida (…)
- Pai: tu és a certeza de um amigo para sempre! Tudo é incerto na vida, menos isso (…)
- Dizem que hoje é Dia do Pai. Para mim, todos os dias são o teu dia. São o nosso dia. (…)
- Porque muitas vezes nos esquecemos de dizer aquilo que sentimos, hoje aproveito para dizer que te adoro e que te agradeço por tudo. Hoje digo-te o que já sabes (…)
- Quanto mais penso, mais te quero agradecer pela minha vida, por (…)
- Obrigado pela pessoa que és. Pela pessoa que eu sou. (…)
- Pai, obrigado por seres meu. Por estares aqui, sempre. Por te preocupares. Por me guiares e ensinares, mesmo que seja por vezes no calor da discordância. (…)
Feliz Dia do Pai!
Artigo ilustrado com imagens de: AGUIAM WEDDING PHOTOGRAPHY
Comentar
Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade