Created with Sketch.
Ana Apolinario

As crianças no casamento: alegria, imprevisibilidade & ternura

Porque hoje (ainda) é o Dia da Criança, vamos falar um bocadinho das crianças no casamento e do brilho que elas proporcionam ao grande dia. Deixando de lado as polémicas sobre se é de bom tom ou não fazer um casamento sem convidados de palmo e meio (poderemos abordar o tema um dia destes), a verdade é que, estando presentes, as crianças dão enorme alegria ao casamento, incluindo, por vezes, momentos hilariantes proporcionados pela sua imprevisibilidade e personalidade genuína.

 

crianças no casamento foto hugo coelhoCréditos foto: Hugo Coelho Fotografia

 

Já para não falar da emoção com que algumas delas vivem a festa, nomeadamente da ansiedade com que muitas esperam a entrada da noiva para (finalmente!) verem o vestido (de princesa, pois claro!) ou do delírio que é, para elas, atirar pétalas de flores aos noivos à saída da cerimónia (e apanhar o que resta do chão, enquanto os noivos cumprimentam os convidados) ou ainda como sentem a felicidade e o orgulho da responsabilidade de serem elas a levar as alianças do casamento aos noivos, etc., etc., etc.

 

crianças no casamento foto it's all about

crianças no casamento foto it's all aboutCréditos fotos: It’s all about

 

Sendo uma alegria poder contar com crianças no casamento, é, no entanto, necessário ter especial atenção a estes convidados na organização do casamento, para que tanto eles, como os respetivos pais e todas as pessoas presentes possam desfrutar do grande dia em pleno: os adultos com uma tranquilidade “imune” às travessuras e reboliço próprios da infância, e os mais pequenos com muita diversão e brincadeira! É por isso que, hoje, decidimos falar de como entreter as crianças no casamento.

A solução mais fácil: contratar profissionais

As crianças não são adultos e, por isso, têm de ser entretidas. Por isso, para além dos serviços de animação para casamento para os graúdos, há que pensar, sobretudo, nos mais pequenos, sendo que o mais fácil será também contratar um serviço de babysitting e/ou animação infantil. Esta é, aliás, a opção mais comum quando num casamento há um número elevado de crianças, pois com estes profissionais experientes os convidados de palmo e meio não só estão entretidos e “controlados”, como se divertem imenso com os jogos e diferentes cenários por eles são organizados.

Há também serviços específicos que podem considerar, tais como pequenos espetáculos que fazem a delícia das crianças, desde teatros de fantoches a atividades com artistas, tais como palhaços, mágicos, dançarinos, patinadores, equilibristas, etc.

 

dia da criança foto hugo coelhoCréditos foto: Hugo Coelho Fotografia

DIY para as crianças no casamento

Se quiserem organizar vocês mesmo o dia dos vossos convidados de palmo e meio, sugiro planearem ateliers ou oficinas onde eles possam fazer cupcakes, biscoitos, saladas, massas e pizza, etc., pois as crianças adoram aprender receitas e meter as “mãos na massa”.

Se acham que a cozinha não é uma boa aposta, porque podem optar por modelos de construção e/ou joias, por exemplo, ou  bricolage, recortes, barro e pinturas que não só divertem como também desenvolvem a visão artística das crianças no casamento.

E todas estas atividades têm uma vantagem: depois  do casamento, algumas das criações realizadas podem acompanhar os pequenos até casa. As crianças adoram presentes e, certamente, irão valorizá-los ainda mais se tiverem sido elas a fazê-los!

 

crianças na igreja casamento foto aguiam wedding photographyCréditos foto: Aguiam Wedding Photography

Zona de brincadeira…

Quer contratem profissionais ou decidam organizar algumas atividades para entreter as crianças no casamento, o ideal é reservarem uma área de lazer no espaço que contratarem para a festa. Podem até fazer várias áreas de lazer: uma para as atividades DIY, outra com diferentes brinquedos, jogos de rua (como a petanca, frisbee, etc.) e/ou baús cheios de disfarces para que se possam divertir nas suas personagens favoritas. Podem ainda optar por um espaço com consolas e videogames (sim, dias não são dias…), além de photobooths.

Há quem opte por quintas que inclui espaços interessantes com animais e plantas, onde os mais pequenos possam aprender a cuidar deles e tratá-los com respeito. E, noutro patamar, se o orçamento permitir, porque não espaços com pequenas atrações, como máquinas de flippers, pequenas rodas-gigantes, mini comboios e outras coisas mais caras?

 

Foto Hugo Coelho FotografiaCréditos foto: Hugo Coelho Fotografia

… e zona de descanso

É preciso ter em conta que as crianças no casamento (algumas!) ficam cansadas bem mais rapidamente do que os adultos, pois gastam muita energia e não estão habituadas a deitar-se tarde. Por isso, e porque nem tudo é brincadeira, há que procurar ter uma zona de descanso para as crianças no casamento, onde possam relaxar e desfrutar do conforto, bem como de atividades que os monitores reservem para essas áreas (como contos e histórias, por exemplo), com um ambiente especial e reconfortante, que convide à tranquilidade. Podem decorá-los com tendas cheias de almofadas, tapetes e música chill out, que proporcionam uma atmosfera mágica e a ilusão de estar a acampar no meio da natureza.

Se estiverem a contar com bebés, reservem um espaço para mudar as fraldas, com cadeiras confortáveis para a amamentação, microondas para aquecer os biberons e afins, bem com berços para possíveis sestas. Podem ainda juntar ao espaço jogos para crianças até aos 3 anos, para entreter os mais pequeninos.

 

Foto It's all aboutCréditos foto: It’s all about

Presentes para os mais novos

A maioria dos noivos reserva um presente especial para as crianças no casamento, embora normalmente as lembranças de casamento em versão infantil não variem muito dos típicos saquinhos com doces. Por isso, porque não oferecer, efetivamente, presentes, tais como kits com quebra-cabeças, puzzles, canetas ou lápis com livros para colorir, pequenos brinquedos, etc. E mais: ofereçam-nos logo no início da festa, para que os mais novos se possam entreter durante o casamento.

 

feel-creations-wedding-photo/Créditos foto: Feel Creations – Wedding Photo & Film

 

Veem como não é assim tão difícil entreter as crianças no casamento? Para vos ajudar na organização do vosso casamento, não esqueçam de consultar o nosso diretório com os melhores fornecedores de casamento selecionados.

 

E até breve!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade