Created with Sketch.
Cristiana Simoes

Gio Rodrigues desvenda as respostas às questões que invadem tantas noivas curiosas!

Um dos maiores sonhos enquanto noivas? Sem dúvida, o vestido de noiva com que vamos arrasar e brilhar no nosso dia de casamento. Muitas são as questões que nos invadem quando nos deparamos com o momento em que começamos a planear o nosso grande dia de casamento e, em particular, quando iniciamos a busca pelo vestido de noiva.

Assim e para responder a algumas questões, o Simplesmente Branco esteve à conversa com um dos maiores e mais conceituados designers nupciais do panorama nupcial português: Gio Rodrigues – que dispensa quaisquer tipos de apresentações.

“A minha maior paixão são as noivas, as minhas clientes (…)”, confidencia Gio Rodrigues

Gio Rodrigues - Foto: Momento Cativo
Gio Rodrigues – Foto: Momento Cativo

Simplesmente Branco: Os vestidos de noiva são a sua paixão?

Gio Rodrigues: A minha maior paixão são as noivas, as minhas clientes, e a oportunidade que me confiam em realizar os seus sonhos. Para além disso, sou também apaixonado por aquele sentimento “eu fiz parte de um dos dias mais especiais destas duas pessoas“. É um sentimento absolutamente recompensador.

SB: E para todas essas noivas que ambicionam um vestido de noiva à medida do seu casamento, qual a antecedência ideal para o começar a fazer?

GR: Diria que para fazer um vestido à medida, o mais recomendável é começar a planeá-lo com pelo menos 6 a 9 meses de antecedência. Contudo e caso a noiva já tenha uma ideia concreta daquilo que deseja, ambiciona e pretende para o seu dia de casamento, temos as condições para iniciar o processo de confecção do seu vestido e fazê-lo em menos tempo.

Não existe uma resposta clara, nem correta, pois todos os processos acabam por depender da complexidade do vestido de noiva solicitado. No entanto, gosto de o executar o mais rápido possível, para que tudo se desenrole de um modo tranquilo, acabando por ser uma experiência agradável e boa para a cliente.

Vestido de noiva Gio Rodrigues à medida – Foto: Momento Cativo

SB: Na sua opinião, qual é a maior vantagem de fazer um vestido à medida?

GRPara mim, um vestido à medida é necessariamente sinónimo de “realizar um sonho”. Ou seja, o vestido é desenhado e feito exatamente como a noiva o idealizou, com todos os aspetos pensamentos aos mais ínfimos pormenores.

Outro ponto que considero extremamente importante é o fitting e o modo como o vestido assenta no corpo e vai realçar a silhueta da noiva. Enaltecer os seus pontos mais fortes e até disfarçar aqueles que consideramos menos bons (o que na maioria dos casos é apenas psicológico, mas inseguranças quem não as tem?…). Mas, é para isso mesmo que aqui estamos, para fazer com que todas as noivas se sintam 100% confortáveis. Para além de que estamos a falar de uma peça única, que irá ficar para sempre na memória da noiva… e não só!

Vestido de noiva Gio Rodrigues à medida – Foto: Momento Cativo

SB: Quantas provas consideras necessárias? E quantas horas investes num vestido de noiva até que fique pronto e no ponto?

GR: Tal como referi anteriormente, a resposta depende fortemente da complexidade do vestido de que estamos a falar. Há vestidos de noiva que demoram 100 horas a serem produzidos e outros que poderão demorar 1000horas. Portanto, a complexidade e o design do modelos são aspetos chaves.

E, para um fitting perfeito, por regra, são necessárias pelo menos três provas. 

SB: Qual o valor médio de um vestido de noiva assinado por Gio Rodrigues?

GR: O valor dos nossos vestidos de noiva rondam os 1500€-2000€. No entanto, nos nossos ateliers, as noivas podem encontrar vestidos fora de temporada ou com pouco stock relativamente mais económicos, bem como, vestidos mais trabalhados com valores mais exclusivos. Tudo depende do tipo de materiais e da exclusividade do vestido. A única certeza e garantia que posso dar a todas as noivas é que no Atelier Gio Rodrigues irão encontrar a solução adequado ao que pretende e sonha. 

Gio Rodrigues - Foto: Edgar Dias Photography
Gio Rodrigues – Foto: Edgar Dias Photography
Gio Rodrigues - Foto: Edgar Dias Photography
Gio Rodrigues – Foto: Edgar Dias Photography
Gio Rodrigues - Foto: Edgar Dias Photography
Gio Rodrigues – Foto: Edgar Dias Photography

SB: Já no que toca à própria confeção e produção do vestido de noiva, as noivas podem levar o material que preferem ou idealmente deve ser material do atelier do designer?

GR: Normalmente os materiais são adquiridos pelo atelier, mas se existir algum tecido em especial que a cliente faça questão de utilizar ou a incorporação de algum acessório, claro que aceito que a cliente o traga. Contudo, não posso deixar de salientar que preferimos que a escolha seja feita por nós para podermos oferecer garantia da qualidade e excelência do tecido… Já trabalhamos no mercado nupcial há mais de 20 anos, pelo que acabamos por ter um know-how e conhecimento mais vasto, no que toca aos melhores tecidos, assim como os melhores fornecedores.

Gio Rodrigues - Foto: Momento Cativo
Gio Rodrigues – Foto: Momento Cativo

SB: Enquanto um dos mais conceituados designers portugueses, a sua opinião é um factor extremamente influenciador no que toca à decisão final. Por isso, a questão que lhe colocamos e que muitas noivas desejam saber: sai mais caro comprar um vestido ou fazer à medida?

GR: Caro é uma palavra bastante relativa e difícil de classificar, pois o que para alguns noivos pode ser caro, para outros pode corresponder a uma opção mais económica. Acredito que existem peças e vestidos de noiva que não têm preço. Contudo, se compararmos os preços de um vestido de Atelier, com um vestido de loja, há vestidos com preços equivalentes, mas não podemos comparar o conforto, o fitting e a exclusividade de um vestido feito à medida da pessoa.

“… acima de tudo, cada cliente é única, por isso cada uma dita a sua moda” 

Gio Rodrigues - Foto: Edgar Dias Photography
Gio Rodrigues – Foto: Edgar Dias Photography
Gio Rodrigues – Foto: Hélder Couto

SB: E para terminar: quais as últimas tendências no que toca a vestidos de noiva feitos à medida?

GR: Esta é uma pergunta que pode ter duas respostas… Primeiramente, um vestido feito à medida está sempre na moda, pois é o sonho da noiva e se há algo intemporal é precisamente isso. Por outro lado e tendo em conta aquilo que mais me têm solicitado recentemente é verdadeiramente transversal. Desenhamos e confecionamos os mais variados modelos: desde os mais clássicos com mangas em rena e com corte de princesa a vestidos super sexys. Acima de tudo, gosto de ter em mente que cada cliente é ímpar, pelo que cada uma acaba por ditar as suas próprias modas. 

Gio Rodrigues – Foto: Hélder Couto

E assim foi a conversa que a Simplesmente Branco teve com o famoso e talentoso Gio Rodrigues: o estilista que fará o seu vestido de noiva à medida (dos seus sonhos).

Já sabe como quer o seu vestido? Conte-nos tudo!

Até breve e um abraço,

 

 

 

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade