Created with Sketch.
Joana Amaro

As tendências de casamento desta e da próxima temporada!

Vai casar este ano e está desejosa de saber as tendências que estão a conquistar a esfera nupcial, não só a nível nacional como a nível internacional? Nada tema, porque hoje vou desvendar algumas das tendências que vieram para ficar! 

 

Uma coisa é garantida: o seu casamento de sonho é possível e da forma mais stylish possível! 

Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fotografia

#1 Decoração para casamentos 

Como se costuma dizer “first things first” e como uma grande fã de tudo o que envolva decoração, não podia deixar de começar com este ponto… 

  • Tons terrosos, com inspiração na Natureza 

Como já têm vindo a marcar presença ao longo dos anos anteriores, as cores neutras voltam ser grandes protagonistas nos casamentos de 2022. Mas, desta vez, com um pequeno twist: palletes nudes combinadas com tons terrosos. Esta aliança infalível têm tudo para invadir com todo o sucesso a decoração de casamento.

 

Com esta trend, chega também a moda de aspetos decorativos de rattan, lustres com pormenores de macramé e tantos outros elementos dentro deste mesmo género que vão conferir um toque bastante confortável e aconchegante a qualquer espaço. Ideal para os noivos que sonham com um casamento boho, remetendo sempre à Natureza. 

Quinta da Quintã
Quinta da Quintã
Bloom Creative
Quinta do Avesso

 

Uma experiência: é precisamente isto que todos os casamentos são, onde os sentimentos e as emoções são, também, convidados VIP. Atualmente, podemos mesmo comparar os casamentos a experiências sensoriais e, nada melhor que uma decoração a par das tendências para se certificar desta mesma amplitude sensorial. Os pequenos detalhes vão, certamente, ser os responsáveis por proporcionar os momentos mais icónicos e inesquecíveis que ninguém vai esquecer – tanto os noivos, como também os seus convidados. 

 

Bloom Creative
  • Apoio a fornecedores locais 

Em pleno século XXI, apoiar pequenos fornecedores locais é totalmente in. Assim, muitos casais têm vindo a procurar cada vez mais estes profissionais, nunca renunciando à sua personalidade e essência. Certamente, encontrará os profissionais que fazem o match perfeito com o seu estilo! 

Styling, Decor and Floral: João Nuno Martins Wedding Planner: Lucyana Sposito Photo: It's All About Venue: Aqueduto Eventos Furniture and Props: Maison Christina
Styling, Decor and Floral: João Nuno Martins Wedding Planner: Lucyana Sposito Photo: It’s All About Venue: Aqueduto Eventos Furniture and Props: Maison Christina
Styling, Decor and Floral: João Nuno Martins Wedding Planner: Lucyana Sposito Photo: It's All About Venue: Forte da Cruz
Styling, Decor and Floral: João Nuno Martins Wedding Planner: Lucyana Sposito Photo: It’s All About Venue: Forte da Cruz
The Plant Designer
The Plant Designer

#2 Tipo de cerimónia e celebrações 

Atualmente, os casamentos não conhecem barreiras nem limites, graças à vastíssima panóplia de estilos que têm vindo a emergir ao longo dos últimos anos. 

 

Se tem um gosto especial pela esfera dos casamentos – como eu! -, seguramente já se apercebeu de uma tendência que tem vindo a ganhar cada vez mais terreno: as cerimónias intimistas. 

  • Cerimónias intimistas 

Com o impacto da pandemia da Covid-19, este tipo de casamentos conquistou ainda mais território, contando com 20 a 30 convidados. Não há duvida de que convidar todos os seus amigos e familiares é extremamente divertido, no entanto não há nada mais íntimo do que um casamento mais pequeno, pois oferecem a possibilidade de todos se sentirem especiais, numa atmosfera descontraída e cozy. 

  • Várias cerimónias: casamento civil, elopement wedding e uma grande festa… 

Tal como foi referido anteriormente, a Covid-19 teve um grande impacto na indústria nupcial e muitos noivos viram-se obrigados a adiar o seu casamento. Alguns tiveram apenas a oportunidade de se casarem pelo registo civil, tendo reunido um pequeno número de pessoas para um almoço/jantar. Por outro lado, tantos outros casais optaram por um casamento mais íntimo, como o elopement wedding, vivendo este momento tão especial a sós.

 

Dois anos mais tarde e com a estabilização da pandemia, muitos casais têm agora a oportunidade de juntar todos os seus ente-queridos para uma grande festa de arromba, de forma a celebrar o seu amor e a sua união. 

 

Thrall Photography
Thrall Photography
  • Casamentos mais sustentáveis 

Um casamento sustentável é indubitavelmente uma das grandes tendências para o presente ano – e promete que veio para ficar! Atualmente, cada vez são mais os casais conscientes com a sua responsabilidade ambiental, pelo que optam por algumas soluções mais amigas do ambientes. 

 

No entanto, não pense que organizar um casamento mais sustentável é uma tarefa que se torna ainda mais complicada. A verdade é que pode contribuir com uma pégada ambiental mais pequena ao contratar fornecedores locais, organizar o casamento à luz do dia, escolher convites com papel reciclado – ou até mesmo feito com algodão (certamente que esta ideia extremamente out of the box vai surpreender todos os seus convidados) – e, por exemplo, ser também responsável aquando a escolha das flores!

 

Lembre-se que pequenos gestos e ações podem ter um grande impacto no nosso planeta! 

 

Bloom Creative
  • Casamento durante a semana 

Atualmente e com o grande número de casamentos a ocorrer, a disponibilidade dos diferentes profissionais acaba por ser limitada. Uma forma de contornar este pormenor é ter o seu dia de casamento durante um dia da semana. Para além de ser mais barato, esta pode também ser uma boa oportunidade de os seus convidados estenderem a sua estadia – quando viajam de longe –, e aproveitar o melhor que o local onde vai trocar o “Sim, aceito” tem para oferecer. Win win situation!

 

Venessa & Ivo

#3 O vestido de noiva 

  • Aluguer do vestido de noiva 

Relacionado com o ponto da sustentabilidade que mencionei nos pontos anteriores e caso opte por este estilo de casamento, temos boas notícias! Pode também contribuir para o nosso meio ambiente até mesmo com o seu vestido de noiva. Hoje em dia, são cada vez mais os noivos que alugam os seus vestidos/fatos de noivo e uma coisa está garantida: pode ser a noiva com que sempre sonhou mesmo sem ter comprado o vestido de noiva com que vai arrasar no dia do seu casamento! 

 

Gio Rodrigues
Gio Rodrigues

#4 O catering de casamento 

  • Catering vegetariano 

Com o contínuo crescimento do número de vegetarianos e vegan, este tipo de dieta tem vindo a ganhar cada vez mais destaque também na esfera dos casamentos. Quer sejam os noivos com alguma restrição alimentar ou qualquer um dos seus convidados, ao incluir a opção vegetariana no seu dia irá cumprir facilmente a missão de satisfazer todos os paladares. 

  • Catering com um significado especial para os noivos 

O dia do casamento gira em torno de significados e pequenos pormenores que de certa forma marcam a história dos casais. Por exemplo, se o primeiro encontro do casal foi numa hamburgueria ou são verdadeiros fãs da cozinha mexicana, o menu pode então apresentar uma dessas opções. Um aspeto fascinante nos casamentos atuais é que não existem quaisquer limites e os noivos podem atrever-se e aventurar-se com o que quer seja. E tenho a certeza que os seus convidados ficam também verdadeiros fãs. 

 

Quinta do Avesso

#5 Convidados de 4 patas

Atualmente, os animais de estimação correspondem a verdadeiros membros de família. Por esta razão, muitos são os casais que fazem questão de os ter presentes no seu dia de casamento e com um papel de destaque. Pois, existem diversas formas de os incluir em alguns dos momentos mais importantes do seu casamento, nomeadamente aquando a troca das alianças. Que tal o vosso cão, por exemplo, ser o novo “menino das alianças”? 

 

 

Momento Cativo
Momento Cativo

E vocês? Alguma tendência que tenha conquistado o vosso coração e que não são capazes de renunciar no dia do vosso casamento?

Quero saber tudo!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade