Created with Sketch.
Joana Amaro

Arrasem nos votos de casamento!

Os votos de casamento são um dos momentos mais emocionantes e significativos de qualquer cerimónia. Através das palavras, que vêm diretamente do coração, os noivos expressam o seu amor, o seu compromisso e os seus sentimentos, de um modo único e absolutamente pessoal. Quer seja uma autêntica poeta e mal possa esperar para professar o seu amor ou tenha adiado esta tarefa até à última da hora, escrever os votos de amor nem sempre é fácil. Por isso, se está a pensar “por onde começar?”, a resposta é: comece por aqui, pois compilámos algumas dicas que vão certamente ajudá-la a proclamar o seu amor, tanto à sua alma-gémea como também aos seus amigos e familiares, que estarão lá para testemunhar o grande momento.

 

João Almeida Fotografia
João Almeida Fotografia

 

Porquê escrever os seus votos de casamento?

É muito simples... Escrever os vossos próprios votos de casamento é uma excelente forma de personalizar o vosso grande dia e celebrar tudo aquilo que torna a vossa relação única. Criar os vossos próprios discursos é algo extremamente significativo e ideal para afirmar o vosso “… e viveram felizes para sempre”, ao mesmo tempo que fogem aos mais tradicionais votos de casamento. No entanto, se desejarem manter os vossos votos tradicionais, mas adoram a ideia de uma troca de palavras personalizada, aqui têm algumas ideias:

 

  • Escrevam uma carta um ao outro para lerem enquanto se vestem e preparam para o grande dia de casamento;
  • Acrescentem uma declaração pessoal, uma canção ou uma citação de um livro ou filme, que seja simbólico na/para a vossa relação;
  • Durante a receção, partilhem palavras um com outro, como se de um brinde especial se tratasse;
  • Troquem os votos em privado, antes do momento público da cerimónia.

 

It’s all about…

Comuniquem um com o outro

Muitos são os casais que preferem surpreender com os seus votos de casamento, no entanto achamos importante que se sincronizem, no que toca aos temas a abordar e ao tom a utilizar. Pois, imaginem, por exemplo, que o vosso noivo começa com novos verdadeiramente sinceros, que cria lágrimas em todos os convidados, e vocês optam por um discurso cheio de inside jokes e provocações?

 

Por isso, mesmo que confiem totalmente no vosso parceiro para preparar algo fiel, tanto à sua personalidade como ao seu coração, discutir a logística e a abordagem gerais poderá ser bastante interessante, nomeadamente:

 

  • Tom sério ou brincalhão?
  • Inclui ou não histórias embaraçosas?
  • Quanto tempo deve durar cada discurso no máximo?
  • Partilham um cronograma geral da vossa história de amor ou não?

Para além disso, lembrem-se que planear os vossos votos em conjunto serve, também, como uma desculpa para marcarem um encontro romântico a dois – tendo em conta o momento da vida em que se encontram, em que por vezes têm pouco tempo para namorar, no meio de todos os preparativos.

 

Pedro Filipe Fotografia

Não tentem incluir tudo tudo

Após terem reunido todas as vossas inspirações iniciar e concordarem com o mesmo tom e abordagem para os vossos votos de casamento personalizados, o próximo passo deverá ser editar. Um dos maiores erros que os casais cometem com os seus votos de casamentos é tentar incluir demasiadas coisas, o que acabará por “cansar” os convidados. Por isso, caso os vossos discursos ultrapassem os 5 minutos, considere editá-los para os reduzir!

 

Escrevam os votos com antecedência

Se estão a planear escrever os vossos próprios votos de casamento, existe uma regra muito simples: não procrastinem! Acima de tudo, deem tempo a vocês próprios para pensar no que realmente querem dizer e no como. Existe toda uma arte e ciência em escrever os discursos de casamento, pois é bastante fácil sentir todas as emoções, mas é complicado organizá-las e colocá-las em palavras.

 

Para além disso, caso a escrita não seja um ponto forte, não entrem em pânico. Na realidade, existem imensos modelos online para que se possam inspirar e encontrar o ponto de partida. Ou, até podem pedir a um familiar ou amigo mis chegado para vos ajudar a escreve.

 

João Almeida Fotografia

Pratiquem os vossos discursos em voz alta

Aqui está outra tarefa bastante importante e simples, mas que por vezes não é tida em conta pelos casais. Praticar é imperativo, por isso reserve algumas semanas, antes do grande dia, para proclamar as vossas palavras em alta voz. Vão ficar surpreendidos com a facilidade com que se confundem, especialmente quando tentam improvisar. Eis o que recomendamos:

  • Pratiquem em frente a um espelho ou gravem-se;
  • Os exercícios de improviso são, também, uma excelente forma para se soltarem e para que a voz seja projetada, de um modo autêntico;
  • Experimentem escrever um género de diário para vos ajudar a descobrir novas memórias e percepções sobre a vossa relação;
  • Peçam às vossas dama de honor ou padrinhos para vos darem um feedback e ajudarem a editar os votos finais.

Mantenham os vossos votos de casamento em segredo para a vossa alma gémea 

Anteriormente dissemos para combinarem com o vosso parceiro o tipo de abordagem a adotar, mas atenção: isso não significa que deverão partilhar todo o vosso discurso. Todos nós gostamos de uma boa surpresa, por isso mantenham assim os vossos votos de casamento. Sem dúvida que o impacto será substancialmente maior, ao ser mais natural.

 

Afonso Castella Fotografia

Escrever os vossos votos de casamento pode ser uma experiência emocionante e gratificante. Com as dicas que acabámos de partilhar convosco, esperamos que estejam mais preparados para criar um discurso memorável e que impressionará tudo e todos!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade