Created with Sketch.
Joana Amaro

Como tornar o seu casamento mais gender inclusive!

Tradicionalmente, os casamentos estão muito relacionados com os géneros: a noiva deve fazer isto e o noivo deve fazer aquilo. Contudo, atualmente os casamentos já não se limitam apenas a uniões com casais de géneros diferentes, por isso a possibilidade de terem também convidados que se identificam ao longo do espetro, chegou o momento de organizar casamentos mais inclusivos, onde a igualdade predomina.

 

Assim, muitos são os casais modernos têm uma missão que vais além do honrar traduções. Pois, eles pretendem criar celebrações que respeitem e incluem todas as pessoas, independentemente do género com que se identifiquem. Desta forma, a inclusão do género nos casamentos é um ponto que tem vindo a ganhar expressão, ao mesmo tempo que a sociedade se torna mais consciente da diversidade da expressão de género.

 

It’s all about…

Esqueça a divisão tradicional dos padrinhos e madrinhas 

A tradição de separar padrinhos e madrinhas com base no género dos noivos está, sem dúvida, a ficar no passado. A verdade é que não existe nenhuma razão específica para que as suas despedidas de solteiro/a ou showers se baseiem no seu género. Por isso, a regra é muito simples: convide quem quiser, independentemente do seu sexo. Assim, em vez de terem padrinhos de um lado e madrinhas do outro, crie um squad misto de amigos e familiares, em que o papel de cada um é definido pelo lado emocional e não pelo seu género.

Linguagem inclusiva na cerimónia 

Considerar uma linguagem inclusiva na cerimónia é, também, fundamental para garantir a inclusão do género. A grande maioria das cerimónias tradicionais fazem referência a termos como “marido e mulher”, o que poderá não ser apropriado para casais LGBTQ+ ou convidados que não se identificam com o género binário.

Desta forma, recomendamos que trabalhem com um celebrante que se dedique a um discurso neutro ou adaptável. Pois, mudanças subtis, mas significativas, têm o poder de fazer um grande diferença, especialmente quando o objetivo é fazer com que todos se sintam bem e reconhecidos.

 

It’s all about…

Aposte em convites inclusivos

Os convites de casamento são a primeira impressão que os seus convidados terão do seu casamento. Normalmente, os convites de casamento seguem um formato que destaca géneros binários. No entanto, podem apostar numa linguagem mais neutra e inclusiva ou até mesmo fazer convites personalizados para cada pessoa.

Assim, caso tenha casais não-binários ou LGBTQ+ presentes no seu grande dia de casamento, sem dúvida que eles se vão sentir mais bem-vindos e respeitados desde o primeiríssimo momento.

 

Um dress code não relacionado com o género 

Um excelente modo para tornar o seu casamento mais inclusivo é dar liberdade aos seus convidados para vestirem aquilo em que realmente se sentem confortáveis e confiantes. Tradicionalmente, espera-se que as mulheres usem vestidos e os homens fato e gravata, mas a questão que se coloca é: porque não considerar outras opções?

Atualmente, várias são as noivas que, por exemplo, optam por usar fato em vez do vestido de noiva e o mesmo pode acontecer com as suas convidadas que não se identificam com vestidos no geral. Os noivos por sua vez podem, igualmente, optar por um look mais fluido e menos tradicional. O mais importante é que todos – incluindo os convidados – se sentem confortáveis para vestir de acordo com o seu estilo e identidade de género.

 

João Almeida Fotografia

Casas de banho inclusivas

Os noivos, enquanto anfitriões, têm a missão de garantir que todos os convidados se sentem bem-vindos. Por isso, o mais importante é tentar quebrar as regras binárias e uma das estratégias passa por ter uma casa de banho neutra para os convidados não-binários ou transgender. Se o local, onde vai celebrar o seu casamento, tem casas de banho separadas por género, tente perceber se é possível oferecer pelo menos uma opção neutra.

Posteriormente, lembre-se, também, de colocar a sinalização apropriada ou alterar os nomes das casas de banha, mesmo que temporariamente.

O bouquet

Nos casamentos mais tradicionais, apenas as mulheres participam neste momento tão icónico. No entanto, para serem verdadeiramente inclusivos, permita que todos os convidados possam participar, independentemente do seu género, da sua idade e até mesmo do seu estado civil. 

 

João Almeida Fotografia

 

Portanto, a inclusão dos géneros não é apenas uma tendência, como também é um passo extremamente importante para tornar o seu dia de casamento num espaço mais acolhedor e justo para todos. Assim, ao incorporar algumas das dicas, está a organizar o seu casamento de um modo que refletirá o respeito pela diversidade de identidades e expressões de género. Além disso, está, também, a garantir que todos os convidados podem desfrutar ao máximo do seu grande dia de casamento, sentido que fazem parte do mesmo.

.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade