A importância dos save-the-date: o primeiro passo para um casamento memorável!
Planear um casamento é uma viagem emocionante, repleta de pormenores e com um uma timeline bastante detalhada. Assim, ao decidir o cronograma para os demais momentos e marcos do pré-casamento – desde quando começar a busca pelo vestido de noiva até às datas mais convenientes para as despedidas de solteira -, uma das tarefas a acrescentar na sua agenda são os save-the-dates.
Se estão naquele momento, em que ponderam se devem ou não enviar os save-the-dates, nós esclarecemos todas as dúvidas: a resposta é “SIM!”, devem enviar os save-the-dates para todos os convidados. Para que não vos faltem certezas também, nós explicamos o porquê…


O que são os save-the-date?
O save-the-date é um pré-convite enviado aos convidados antes do convite oficial, geralmente entre seis meses e um ano antes da data do casamento. A grande missão deste elemento é informar os seus convidados com a devida antecedência sobre o vosso casamento. Assim, podem organizar as suas agendas, para garantir que conseguem marcar presença num dos dias mais importantes das vossas vidas.
Ao contrário do convite propriamente dito, o save-the-date não precisa de apresentar todos os detalhes do dia de casamento, apenas a data e o local (ou a cidade onde se realizará).

Quais as vantagens de enviar um save-the-date?
- Garante a presença dos seus convidados: ao avisar com antecedência, os convidados podem planear as suas agendas, comprar viagens (quando necessário), reservar hotéis e evitar contratempos.
- Cria expectativa e entusiasmo: o save-the-date é a primeira comunicação oficial do casamento e ajuda a criar entusiasmo entre os seus convidados como something to look forward to.
- Evita despesas desnecessárias com convites oficiais: muitas vezes, ao receberem o save-the-date, os convidados começam desde já a organizar-se. Este facto pode evitar que enviem o convite para pessoas que não podem marcar presença no vosso casamento. Assim, acabam por evitar um custo acrescido, ao enviarem o convite formal apenas para as pessoas que confirmaram ou que disseram “talvez”.
Além de todos estes aspetos, os save-the-dates são imprescindíveis quando estão a planear um destination wedding, que no geral pressupõe uma maior dinâmica financeira e em termos logísticos.
Saibam, também, quais os prazos para os vossos convidados responderem ao convite de casamento


Como criar um save-the-date ideal?
- Sejam criativos: pode ser um cartão impresso, digital ou até mesmo um vídeo.
- Mantenham a simplicidade: nome dos noivos, data e local são as informações essenciais.
- Sigam o estilo do vosso casamento: a identidade visual pode já dar pistas sobre o tom da celebração.
- Enviem com a devida antecedência: entre 6 meses e um ano antes do evento, dependendo da complexidade que pode pressupor para os vossos convidados.

Os save-the-date correspondem, assim, a um recurso essencial para garantir que as pessoas que mais amam estejam presentes no vosso grande dia de casamento. Além disso, este elemento de estacionário nupcial demonstra consideração pelos convidados, permitindo que se organizem, com o intuito de celebrarem este dia tão especial ao vosso lado.