Created with Sketch.
Marta Ramos

Wise words: como preparar o cabelo para o dia do casamento

A maquilhagem e o cabelo são, evidentemente, assuntos de peso para a noiva. Afinal, AS IMAGENS DESTE DIA vão ficar guardadas para sempre e todos os detalhes contam para que o resultado seja uma versão polida, apurada, de nós próprias. O que nos traz à primeira recomendação do dia: isso de “dar um jeitinho” não existe. Um resultado bonito, orgânico, confortável e duradouro só é proporcionado por quem sabe o que faz: resulta de formação específica, horas de prática, produtos de qualidade, um sorriso pronto, atitude positiva e uma calma e tranquilidade a toda a prova, capazes de acalmar os nervos da noiva mais sensível.

OS MELHORES PROFISSIONAIS serão sempre os primeiros a ser contratados, e mesmo sendo possível acomodar mais do que um cliente no mesmo dia, a antecedência será sempre uma boa companheira nesta aventura: COM DATA MARCADA, e ideias principais em ordem, a procura da equipa de maquilhagem e cabelo acompanham a do VESTIDO.

Sobre a maquilhagem em particular, já aqui vos falámos: se não apanharam o artigo na altura, esta é uma boa oportunidade para o lerem. Hoje o assunto das nossas wise words é o penteado da noiva e a preparação do cabelo para o dia do casamento. Para nos esclarecer todas as dúvidas, falámos com a Jennifer Miranda, aka Jenny Makeup Land, a quem começámos por perguntar com quanto tempo de antecedência se deve marcar o cabeleireiro para o casamento: «A marcação do serviço de cabelo (no nosso caso específico, cabelo e maquilhagem) depende um pouco se se trata de um casamento de época alta ou baixa. Naturalmente, quem casa nos meses mais procurados deverá tratar das coisas com mais antecedência. Mas a minha experiência diz-me que a noiva deve tratar destes pormenores assim que tiver data e local para o copo de água. Sobretudo, se fizer questão de contratar um profissional em particular. A antecedência é a melhor garantia.»

Sabemos que a Jenny Makeup Land tem marcações feitas um ano e meio antes da data, e outras com apenas três meses de intervalo. Aqui a palavra-chave é, de facto, a procura: se marcaram casamento para um fim-de-semana dos meses mais quentes do ano, espero que já tenham marcado o serviço de cabelo (a não ser que só casem em 2019 – nesse caso, estão mesmo na altura de o fazer!)

 

cabelo para o casamento

 

 

cabelo para o casamento

 

E depois da marcação? Fica o assunto arrumado até ao dia do casamento? Não, não fica, há algum trabalho de casa para fazer e algum tempo antes do grande dia terão as provas, para decidir exactamente como será o penteado: «Nós fazemos as provas das nossas noivas com um mês e meio de antecedência, achamos que é o timming ideal, nem demasiado cedo (o que pode levar a second thoughts) nem muito em cima da hora, para deixar a noiva tranquila e com essa tarefa riscada na lista. Costumo pedir às clientes que tragam imagens que já tenham mostrado a outros fornecedores, como a decoradora, por exemplo, para desta forma tentar entrar no seu mundo e compreender melhor a sua visão. Fotos do vestido, véu, assim como duas ou três imagens de inspiração, só para tornar o processo mais fácil. Mas depois tudo é conversado e tentamos personalizar e adaptar o trabalho.»

Como em todos os outros detalhes, imaginamos que a vossa pesquisa sobre penteados seja extensa e já tenham coleccionado uma boa dose de imagens. Esse tipo de preparação é importante, claro, mas convém manter os pés bem assentes na terra. Por exemplo, apostar em mudanças radicais de look não é de todo aconselhável (um corte muito diferente, uma cor completamente nova, são riscos muito grandes para assumir nesta altura). A decisão de usar o cabelo apanhado ou solto também deve ser pesada com outros factores, como o vosso conforto, a vossa fisionomia, o tipo de vestido de noiva que escolheram, se usam véu ou não, que acessórios gostariam de usar no cabelo, etc. Claro que um bom profissional estará devidamente equipado para vos aconselhar: «Acho que uma noiva não deve ir de cabelo apanhado (ou solto) se não se sentir realmente bem. Para mim isso é o mais importante, se a noiva se sentir bem, é muito provável que o dia também ele corra bem!»

Ok, então não devemos colocar a tónica na mudança, mas sim no melhoramento. Trabalhar com o que existe mas potenciá-lo, de forma a obterem um resultado verdadeiramente glorioso. E isso faz-se como: «Depende de caso para caso. Se o cabelo estiver bastante danificado, aconselhamos tratamentos prévios, mas nunca muito perto da data do casamento para não deixar o cabelo demasiado sedoso e escorregadio, que nos penteados pode ser um desastre total. Diria que tratamentos mais intensos sempre umas três semanas antes do casamento. Nas vésperas costumo aconselhar as nossas noivas a nem sequer usar máscaras de cabelo, para ter a certeza de que o penteado irá aguentar da forma pretendida!»

 

Preparar o cabelo para o casamento

 

Preparar o cabelo para o casamento

 

Preparar o cabelo para o casamento

 

E agora, como escolher o profissional perfeito para o vosso caso? Consultar SITES ESPECIALIZADOS, amigos recentemente casados e o vosso WEDDING PLANNER são os passos a dar e o caminho mais curto para perguntas e respostas de qualidade.

No Simplesmente Branco, A LISTA DE FORNECEDORES é seleccionada em função da qualidade do portefólio e da prestação do serviço, mas também da presença online, organizada, profissional e clara. Naveguem com calma, organização e alguma demora pelas LISTAS DE FORNECEDORES SELECIONADOS, procurem sinais do que mais se identifica com o vosso gosto e pretensões, e escolham até cinco candidatos (mais do que isso só vos trará confusão, angústias e perda de tempo). Feitas as listas de contactos, é hora de começar a conversar com eles – e nós também vos ajudamos nessa parte.

Confiram, por exemplo, se os fornecedores se deslocam a todo o lado. A Jenny Makeup Land vai onde for preciso, inclusivamente fora de Portugal, para vos acompanhar no dia do casamento. E perguntem aos vossos rapazes se não gostariam, também, de um miminho especial: «Os barbeiros estão muito na moda… e acho muito bem, pois os noivos também merecem! Mesmo que não admitam, eles também gostam de ser apaparicados, por isso uma ida a um bom barbeiro pode ser um óptima forma de relaxar nesse dia!»

Obrigada, Jenny!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade