À conversa com: Green Pic’k, decoração floral para casamentos
Hoje conversamos com a dupla Carolina Claro e Sofia Oliveira, que assinam como Green Pic’k e fazem decoração floral para casamentos.
Tudo começou com suculentas, mas rapidamente e de forma muito feliz, evoluiu para um estilo que elas chamam, e muito bem, de rústico contemporâneo. O resultado é uma combinação de frescura natural, umas espécies mais sofisticadas do que outras, mas que no seu conjunto, todas encontram espaço para brilhar.
E quem trabalha assim, sabe o que faz!
Fiquem com as imagens bonitas e com a conversa destas duas meninas: refrescante, tal como o seu trabalho!
Temos uma imagem muito própria que pretendemos manter. Faz sentido para nós que os clientes a reconheçam e que haja um fio condutor ao longo dos anos.
Como começou a GreenPic’k?
A GreenPic’k surge da ambição de duas novatas Arquitetas Paisagistas, que se lançaram no mercado português numa das alturas mais críticas da País. Com vontade de progredir e evoluir profissionalmente, cada uma de nós procurava algo novo e mais desafiante. Já tínhamos trabalhado juntas como colegas de faculdade e posteriormente na mesma empresa. No entanto, acabámos por seguir percursos diferentes, que nos foram desgastando, ao ponto de pensarmos como seria se criássemos o nosso próprio negócio. Desta vontade, surgiu a nossa primeira ideia de negócio com a concretização de quadros vivos com plantas suculentas.
Foi então que em 2015 algo inesperado nos bateu à porta. Deste fascínio por suculentas fomos abordadas pela primeira vez pela a Inês, a nossa primeira noiva (e apaixonada por suculentas), com o intuito de decorarmos o seu casamento com estas plantas. Aceitámos este desafio e desde então nunca mais quisemos parar. Obrigada Inês e Nuno!
Como definem a vossa assinatura?
Acreditamos ser uma marca de estilo rústico contemporâneo, com linhas orgânicas que se foca na simplicidade e essência de cada planta e que não descura o detalhe.
Esse estilo faz parte do ADN da marca ou é um conceito que escolhem para explorar e trabalhar este ano? Porquê?
A base é sempre nossa, no entanto tentamos sempre adaptá-la às novas tendências, assim como ao estilo de cada cliente e ao ambiente em que se vai inserir o evento. Temos uma imagem muito própria que pretendemos manter. Faz sentido para nós que os clientes a reconheçam e que haja um fio condutor ao longo dos anos.
As tendências da estação… são um assunto de trabalho ou apenas fait divers?
São assunto de trabalho, pois fazem-nos pensar em novas ideias e soluções para apresentarmos aos nossos clientes. Gostamos de criar ambientes novos que sigam a tendência, mas com um toque nosso.
E as estações do ano, o ritmo e produção de cada época, são influências, contingências ou indiferenças nestes tempos globais?
É um facto que os meses de verão continuam a ser os mais requisitados para este tipo de eventos, no entanto notamos cada vez mais um crescente interesse em casar no inverno ou nos meses adjacentes ao verão, pois felizmente o nosso país dá-nos boas condições climatéricas para que tal aconteça, e começamos a perceber que os valores de época baixa são um atrativo para os noivos. Para nós, decoradoras, é sempre bom podermos trabalhar com todas as épocas de floração, pois dá-nos a possibilidade de fazer arranjos diferentes e trabalhar com todo o tipo de flores, algo que não nos deixa cair na monotonia e apela à criatividade. Ainda assim, é sempre bom termos um “tempinho” mais calmo para pararmos, pensarmos e nos reorganizarmos!
Têm espécies favoritas ou a beleza e potencial são características transversais a todas as flores e plantas?
Gostamos de todas as flores e plantas! Adoramos experimentar diferentes conjugações e juntar as flores mais clássicas com as mais campestres. Os resultados são muitas vezes improváveis, mas resultam muito bem!
Ter o controle das decisões é importante? Têm uma perspectiva perfeccionista e específica sobre o resultado e a forma como querem que o vosso trabalho seja mostrado e vivido ou é o prazer de discutir ideias, de criar e acompanhar o processo, que vos interessa mais na relação com cada projecto, cada cliente?
Gostamos de ter o mínimo de controle sobre o que estamos a fazer, até porque nos comprometemos com o cliente em fazer o serviço a que nos propusemos da melhor forma. No entanto agrada-nos a ideia de ter liberdade para discutir o projeto e criar peças diferentes. Digamos que o equilíbrio entre os dois é o ideal.
Existem fórmulas vencedoras que aplicam, ou cada projecto de decoração floral é pensado totalmente de raiz?
Cada projeto é pensado de raiz. Cada casal de noivos é singular e a visão dos dois enfatiza sempre pormenores diferentes de caso para caso. Há sempre uma história por trás que nos permite reter alguns aspectos importantes e que nos faz pensar no que faz sentido incluir no dia mais importante dos nossos clientes. São momentos que serão captados em fotografias e memórias que ficam para sempre, exigindo de nós dedicação e atenção a vários pormenores. Com a experiência, vamos conseguindo agilizar alguns pontos, mas podemos dizer que cada evento é singular e especial.
Onde buscam inspiração para cada nova temporada de trabalho?
A inspiração vai-nos chegando e invadindo as nossas cabeças em todos os momentos, sempre que um cliente nos desafia, sempre que há partilha entre amigos e colegas da mesma área, num simples deambular pelas redes sociais e média em geral, ou quando espreitamos pela janela e nos deparamos com a beleza da natureza lá fora!
E nos momentos de fadiga criativa, como refrescam a mente e o olhar?
Nada como uma pausa, alterar rotinas, procurar algo que nos inspire e que nos faça sentir bem! A inspiração e criatividade surgem quando menos se espera ou menos nos focamos nisso. É importante respeitar o tempo livre, ocupar a cabeça com os prazeres do dia a dia, repor energias.
Como é o vosso processo de trabalho, como criam uma ligação com os seus clientes?
Gostamos de transparência e que os clientes se sintam bem e confiantes. Por isso tentamos sempre conhecer cada cliente e a sua história, para começarmos a delinear todo o processo criativo com base em cada um. Estamos sempre disponíveis para ajudar e apresentar as melhores soluções, e tentamos sempre trabalhar em conjunto com eles. Só ficamos bem quando os nossos noivos estão satisfeitos.
Qual é a melhor parte de trabalhar com flores e plantas, em decoração? E o mais desafiante e difícil?
Somos apaixonadas pela natureza, pela energia que nos transmite, pelas cores, texturas, formas e conjugações que conseguimos recriar através dela. No entanto, sabemos que está em constante mudança, e é sempre um desafio trabalhar com elementos vivos! Nunca sabemos de que forma vão evoluir e entendemos que são extremamente frágeis, pelo que é necessário respeito, um cuidado extremo na forma como os moldamos e trabalhamos com eles.
Qual foi o casamento em que mais gostaram de trabalhar? Porquê?
O casamento da Nadya & Mads. Aconteceu o ano passado (2017), no Forte da Cruz, Estoril. E a conjugação de diversos factores fez deste casamento um dos nossos preferidos. O local agrada-nos bastante, e o facto de ter acontecido no início da época deu-nos alguma margem para agirmos com mais tranquilidade. Os noivos eram estrangeiros, e confiaram totalmente em nós, pelo que fomos nós a assumir todo o processo de criatividade do início ao fim. O prazo de execução foi muito curto, tivemos uma semana para preparar todo o conceito criativo e logístico da decoração do casamento. Mas estes clientes deram-nos a liberdade de decidir o que melhor se encaixava no espaço, percebemos à partida o conceito que procuravam e rapidamente conseguimos estabelecer uma relação de confiança. O facto de serem um casal relaxado, simpático e acima de tudo prático, deixou-nos margem para trabalharmos bem sobre pressão. Foi tudo muito rápido e desafiante, mas ficou-nos na memória e gostámos muito do resultado final!
Escolham uma imagem favorita do vosso portfolio e contem-nos porquê:
Esta imagem é do Rui Gaiola da Golden Days Wedding Photography a quem agradecemos desde já a prestável partilha das várias fotografias deste dia especial. Nem sempre temos acesso a estes momentos, pois são mais íntimos e não diretamente relacionados connosco, sendo que poucos clientes e fornecedores se lembram de nos enviar. Mas estes noivos sempre ficaram bem presentes na nossa memória. Só os conhecemos pessoalmente no dia do casamento e vimos logo a boa energia que transmitiam. Dos casais mais descontraídos e alegres que já conhecemos e que viveram o dia da forma mais descontraída possível, num ambiente intimista e feliz. Esta imagem reflete o ambiente simples e acolhedor que se viveu nesta mesa, com partilha de histórias, comemorando as coisas simples da vida!
Os contactos detalhados da Green Pic’k, estão na sua ficha de fornecedor. Espreitem a galeria, cheia de imagens bonitas e contactem-no directamente através do formulário: é só preencher com os vossos dados e mensagem, e na volta do correio, terão uma resposta simpática.
Acompanhem estas nossas conversas longas com fornecedores seleccionados Simplesmente Branco, sempre à quarta-feira!
Comentar
Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade