Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: vamos planear a Lua-de-Mel?

Continuamos a nossa série Dicas para Casar e hoje falamos sobre planear a lua-de-mel.

Já reflectimos por aqui porque não devem deixar o vosso plano de lua-de-mel para depois, mas agora queremos ajudar-vos com os preparativos para uma lua-de-mel perfeita, com a ajuda da I Go Travel. O resultado será uma viagem inesquecível, repleta de memórias que guardarão para sempre, seja qual for o destino.

 

O plano ideal é pensar na data para o casamento em simultâneo com o destino da lua-de-mel, por uma razão simples: a sintonia destas duas ideias deve estar alinhada, para que o destino e a época do ano para o desfrutar, coincidam. Ora se vão casar no verão e a vossa viagem de sonho tem como destino uma cabana de madeira numa montanha coberta de neve, terão de esperar uns meses entre o mais bonito dos dias e a grande viagem.

Isto é o plano perfeito para quem é super organizado e muito metódico – não é para todos e não há problema nenhum com isso, relaxem e não acrescentem mais itens à vossa lista de preocupações. Tudo converge!

 

A Andreia Augusto, da I Go Travel aconselha: comecem por fazer uma lista dos vossos destinos de sonho. Os meus, os teus e os nossos. Se há coincidências, então há vencedores. Mas se a lista for completamente diversa, analisem os gostos de cada um e os pontos fortes e fracos que vos levaram a fazer essas escolhas. Que tipo de viajantes são? Gostam mais de natureza e aventura ou são as cidades e a cultura urbana que fazem uma viagem valer a pena? São adeptos de roteiros ou dão tudo por uns dias só de sol e praia?

Pensem no contexto em que vão viajar, logo após um dia tão mágico, que foi precedido de uma carga emocional tão grande, e pensem no que querem para esses dias – essa reflexão vai ser também um factor de decisão para o destino a escolher.

 

Lista feita (não é má ideia ter pelo menos três opções, diversas, de destino), há que fazer contas e perceber qual o orçamento disponível. Não há viagem de sonho se não houver também (alguma) disponibilidade financeira para sonhar. No plano de custos que traçarem, contemplem ainda um montante para gastos extra no local, que podem ser mais ou menos, mediante o plano de viagem que escolherem.

 

Como planear uma viagem de lua de mel com a I Go Travel Como planear uma lua-de-mel exótica, com a I Go Travel  Planear a lua-de-mel com safari, com a I Go Travel

Com três opções de destino alinhavadas e uma noção de custos e orçamento disponível, é altura de fazer algum trabalho de casa. Estas são algumas questões para as quais devem procurar respostas claras:

 

Quanto tempo demorará a viagem?

Considerem um dia de descanso entre o dia do casamento e a data da partida (o mesmo para a viagem de volta, em relação ao regresso ao trabalho ou às rotinas). Evitam nervosismos de maior, pressas malucas, malas feitas a correr, viajar com um imenso cansaço acumulado (e talvez uma certa ressaca…) e ajuda ao ajuste ao jet lag, caso escolham um destino com um fuso horário bastante diferente do vosso.

Viajar milhares de quilómetros durante um dia inteiro só vai valer a pena se, depois, puderem usufruir do destino com tranquilidade e intenção. O tempo de correria e stress acabou no dia anterior ao casamento. Agora, aproveitar cada instante é apalavra de ordem.

 

Qual é o estado do tempo no período em que estarão lá?

O facto de o vosso casamento ser no verão, não significa que no destino da lua-de-mel as temperaturas sejam iguais. Muita atenção também aos alertas metereológicos, aos desastres naturais potenciados pelas natureza das próprias estações (como esta vaga de incêndios em pleno verão australiano) e às épocas de furacões e monções, habituais no sudoeste asiático. Cada vez mais as alterações climáticas têm genuíno impacto no clima e compete-nos estarmos atentos e sermos cuidadosos e conscientes.

 

O que há para ver, conhecer e fazer?

Façam esta pesquisa em conjunto, sobretudo se (ainda) não estiverem alinhados em relação ao destino a escolher. Apresentem, de forma individual, os vossos pros e contras em relação aos respectivos destinos e, certamente, chegarão a bom porto.

 

Qual a situação política e social actual?

Muito importante! Procurem informação fidedigna e certifiquem-se de que tudo está tranquilo, sobretudo se optarem por um destino menos convencional. A vossa segurança e bem-estar estão em primeiro lugar, principalmente numa viagem como a lua-de-mel. Consultem os sites do Governo Português, E-Portugal (o portal do cidadão) e o Portal das Comunidades Portuguesas (do Ministério dos Negócios Estrangeiros) para verificar possíveis alertas e destinos não recomendados ou pouco seguros, e cruzem esta informação com a vossa agência de viagens.

 

Quais as burocracias necessárias?

Recolham informações sobre a validade do passaporte necessária para entrar no país, bem como sobre a necessidade de visto e vacinas específicas, junto das entidades responsáveis. Todos estes procedimentos levam algum tempo e não ter tudo pronto com a devida antecedência pode inviabilizar a vossa viagem. Ninguém quer ficar em terra por causa de burocracia, pois não?

 

Recomendações finais: escolham um destino que tenha a ver convosco, não o que esteja na moda. Como na organização e decisões do vosso casamento, deve ser à vossa medida e reflexo de quem são, enquanto indivíduos e enquanto casal.

Se se estão a planear a lua-de-mel sem ajuda, sejam exaustivos no planeamento, de forma a desfrutarem, de facto, de uma viagem de sonho.

 

A Andreia Augusto partilha a sua sabedoria, como profissional, como noiva que foi e como viajante: a lua-de-mel não é uma viagem qualquer, é “A” viagem. Aquela que celebra o vosso Amor, a vossa união e, até, a vossa perseverança. É o presente que vocês se oferecem, depois de um dos momentos mais importantes (e desafiantes) da vossa vida como casal.

 

Sobram dúvidas? Falem connosco ou passem pela ficha de fornecedor da I Go Travel e enviem-lhes uma mensagem.

E não deixem de acompanhar as nossas dicas para casar, sempre à segunda-feira.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade