Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: preparar a pele para o casamento

Nas dicas para casar de hoje, damos um passo atrás na timeline dos preparativos e vamos falar de cuidados de pele, algo que requer tempo e compasso de espera – ingredientes que temos em mãos neste momento.

 

Pedimos ajuda à Ana Alexandre, autora do blogue The Skin Game.

Licenciada em Farmácia, a Ana é formadora e trabalha actualmente na área da dermocosmética. Casada de fresco e nossa visita num dos últimos showcases, a Ana conversa connosco sobre os cuidados a ter para uma pele bem tratada para nos fazer brilhar e receber a maquilhagem no mais bonito dos dias. Quanto melhor for a “base de trabalho”, melhor será o resultado final, dir-vos-á qualquer maquilhadora profissional, por isso vamos meter a mão na massa e preparar o caminho da melhor forma – o tempo é nosso aliado!

 

Comecemos com este exercício –  perceber que tipo de pele é a nossa:

 

“A primeira coisa a ter em conta é que o tipo de pele está relacionado com a produção natural de gordura/sebo pela pele, portanto é esse o factor que usamos para distinguir e categorizar os vários tipos de pele. Uma pele equilibrada é uma pele normal; uma pele que na sua totalidade produz excesso de sebo é oleosa (gordurosa ao toque e brilhante); e uma pele que produz gordura a menos é uma pele seca (geralmente há uma sensação de desconforto permanente na pele e de repuxamento). Contudo, podem coexistir no rosto vários tipo de pele, tratando-se então uma pele mista (geralmente é oleosa na zona T, que é composta pela testa, nariz e queixo).

 

Há que incluir, no entanto, outras duas situações, que são ambas estados e não tipos de pele. Uma pele desidratada é uma pele com falta de água e pode ocorrer em qualquer tipo de pele, sendo até muito frequente nas peles oleosas por causa da tendência a remover toda a oleosidade do rosto. Isto significa que se têm alguma descamação na pele, pele baça e excesso de produção de oleosidade, têm provavelmente uma pele oleosa desidratada (faço só uma adenda de que se a descamação na pele oleosa for localizada às sobrancelhas, nariz e linha do cabelo, então muito provavelmente será dermatite seborreica). Pele sensível também não é um tipo de pele, mas sim um estado geralmente transitório.”

 

Preparar a pele para o casamento. Preparar a pele para o casamento. Preparar a pele para o casamento.

Para a Ana Alexandre, o único passo de uma rotina de cuidados que depende do tipo de pele é o hidratante que se usa. De uma forma geral, estes são os passos a seguir:

 

// produto de limpeza não agressivo:

podem escolher a textura que mais vos agradar, mas devem remover sempre o produto do rosto, mesmo que o produto diga que não é necessário, como o caso das águas micelares, já que deixar resíduos de detergente na pele conduz à sua sensibilização. Não sou fã de produtos de limpeza de pele oleosa, pois são geralmente muito agressivos e acabam por promover a desidratação da pele;

 

// tónico exfoliante

usar duas a três vezes por semana, para uniformizar a textura da pele e remover as células mortas;

 

// sérum

escolham uma qualidade adequada àquilo que sintam que precisam de corrigir (sinais de envelhecimento, desidratação, manchas, falta de luminosidade, excesso de oleosidade, etc.), já que os séruns são mais concentrados e têm uma melhor penetração na pele, o que ajuda a que sejam mais eficazes;

 

// creme de contorno de olhos

também aqui, escolham o produto mais adequado àquilo que pretendam tratar – olheiras, papos, sensibilidade, rugas, rídulas, etc.;

 

// hidratante adequado ao tipo de pele

as texturas gel ou gel-creme são ideais para quem tem pele mais oleosa; as texturas tipo creme rico ou bálsamo são perfeitas para pele seca. Peles oleosas podem dispensar o hidratante se o sérum já for nutritivo o suficiente e peles muito secas podem optar por um óleo rico em substituição do creme, especialmente à noite.

Também há óleos para peles oleosas e podem usar sem problemas se for esse o caso, mas deverá ter essa indicação na embalagem.

 

// protector solar

usem diariamente, com um mínimo de protecção de FPS15, já que a radiação solar é responsável por cerca de 80% dos sinais de envelhecimento.

 

Maquilhagem de casamento, pela mão de Ana Cristina Branco da Pó de Arroz. Maquilhagem de casamento, pela mão de Ana Cristina Branco da Pó de Arroz. Maquilhagem de casamento, pela mão de Ana Cristina Branco da Pó de Arroz.

Para preparar um dia especial como o casamento, em que todas as atenções – e todas as câmaras – estarão focadas em vocês, o ideal será manter uma rotina adequada com pelo menos dois meses de antecedência. Mas, atenção: todos os dias contam!

 

“Os dois passos que são completamente imprescindíveis são a exfoliação e a hidratação. Uma pele exfoliada não só tem uma textura mais regular, que se torna perfeita para a maquilhagem assentar de forma uniforme, como também ajuda a prevenir problemas como a acne e potencia os efeitos de todos os produtos que colocamos na pele. Uma pele hidratada não vai ter a tendência para absorver toda a hidratação que a maquilhagem tem e faz com que dure mais tempo impecável, sem um acabamento seco ou poeirento. Recomendo sempre um tónico exfoliante com ácido glicólico ou ácido mandélico, se a pele for sensível, e um sérum com ácido hialurónico. E, claro, nunca dispensar uma boa limpeza!”

 

E as noivas que preferem não usar maquilhagem?

“Mais uma vez, uma pele exfoliada e hidratada faz logo toda a diferença. Além disso, aquilo que geralmente a maioria das pessoas procura é uma pele radiante. Aqui recomendo sempre que se use um bom sérum com Vitamina C, que é o melhor ingrediente em dermocosmética para deixar a pele com um ar luminoso e saudável. Ajuda sempre se fizerem uma máscara no dia anterior de forma a potenciar o melhor que a pele tem para dar, sendo que sou particularmente fã das máscaras de tecido ou de material equivalente, por permitirem uma aplicação uniforme e um momento mais zen antes de um dia que se prevê muito intenso.”

 

Todas as meninas querem cara fresca e luminosa, sabemos bem disso. E para os rapazes? Haverá também cuidados específicos e recomendações para este dia?

“Os noivos devem seguir os mesmos cuidados básicos – limpeza, exfoliação e hidratação – ou, de preferência, a rotina completa, como indicámos acima, se tiverem a disciplina e vontade!

Se tiverem barba, faz toda a diferença usarem um bom champô para a barba e um óleo de hidratação adequado para prevenir as pontas espigadas e deixar o pêlo mais luminoso. O vosso barbeiro saberá sugerir bons produtos.”

 

Maquilhagem de casamento, pela mão de Ana Cristina Branco da Pó de Arroz. Makeup de noiva, de Ana Branco, Da Pó de Arroz Maquilhagem de casamento, pela mão de Ana Cristina Branco da Pó de Arroz.

Se até aqui estamos a falar do que devemos fazer, a Ana Alexandre aproveita para sublinhar o que devemos evitar. Há erros comuns que fazem parte da rotina ou são ideias feitas, por isso aproveitemos o tempo e o conhecimento para os evitar ou corrigir:

 

// a maquilhagem resolve tudo

por muito profissional que seja a maquilhadora, se a sua base é uma pele maltratada ao longo de anos, não vai sair dali um milagre. Uma maquilhagem precisa de uma pele com uma textura o mais lisa possível e o mais hidratada que se conseguir de forma a ter o efeito que se pretende e que se espera num dia tão importante.

 

// bastam dois dias a usar um creme para a pele ir ao sítio

dois dias ajudam sempre mais do que dia nenhum, mas o ciclo da pele dura 28 dias aos 20 anos e, a partir daí este intervalo só aumenta, por isso o melhor é começar com antecedência;

 

// vou usar produtos novos pouco tempo antes do casamento

se houver uma reacção alérgica a um produto, a pele necessita de tempo para recuperar, por isso nunca é aconselhável experimentar produtos novos a menos de duas semanas da data do casamento;

 

// vou fazer tratamentos estéticos pela primeira vez antes do casamento – afinal, é um dia especial

é uma ideia comum investir em limpezas de pele pela primeira vez antes do casamento. Isso pode ter maus resultados se nunca tiverem ido e não souberem o que podem esperar do tratamento – as extracções, por exemplo, podem deixar marca durante vários dias.

 

Preparar a pele para o casamento, com a The Skin Game. Preparar a pele para o casamento, com a The Skin Game. Preparar a pele para o casamento, com a The Skin Game.

A fechar, não deixámos de perguntar – depois de tantos cuidados pré-casamento e novas rotinas, o que é que não deve faltar nos necessaires dela e dele para continuar a tratar bem da pele durante a lua-de-mel?

 

“Protector solar, sempre! Há imensas marcas que disponibilizam embalagens de protector com 100ml, por isso não há desculpas para não o levar em viagem. Por hábito meu, sempre que viajo levo sempre um daqueles cremes que servem para tudo, a que na farmácia chamamos os “cica”, pelo facto de quase todos terem um nome começado por este conjunto de letras. Perdi a conta ao conjunto de situações em que já me ajudaram, desde picadas de insectos, queimaduras, pequenas feridas, pele “assada”, fricção de sapatos… É sem dúvida um indispensável em viagem no meu ponto de vista, porque resolve imensa coisa e poupa o trabalho e despesa de ter de comprar algo no local para resolver alguma destas situações imprevistas.

 

Apesar de saber que é prática comum e que até se vendem embalagens com esse propósito, aconselho sempre a não colocarem os produtos em embalagens de viagem, pois a fórmula pode interagir com a embalagem e acabam com um produto alterado e uma embalagem esburacada (acreditem, já me aconteceu!). Optem por levar os tamanhos habituais se conseguirem, ou por comprar produtos em embalagem de viagem.

Para uma abordagem minimalista, esta é a minha lista de básicos de viagem: gel de banho, loção de corpo, gel de limpeza de rosto, hidratante, protector solar e creme “cica.”

 

 

Bom, que bela lista de conselhos, vamos começar com estas novas rotinas?

Continuem a seguir A Ana Alexandre, no seu The Skin Game, sempre disponível para esclarecer as vossas questões, através de comentários, e-mail ou redes sociais.

Para compras, não deixem de dar uma vista de olhos pela Sweet Care, uma loja online nacional, bem servida de óptimas marcas e um bom serviço de apoio ao cliente.

 

As imagens são da Pó de Arroz – passem pela sua ficha de fornecedor, espreitem a galeria e entrem em contacto com a doce Ana Cristina Branco. Ela vai adorar conhecer-vos!

 

Acompanhem as nossas dicas para casar, sempre à segunda-feira.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade