Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: o enxoval de casamento personalizado está de volta

Vamos falar de enxoval de casamento?

A forma como hoje olho para o trabalho artesanal feito pelas gerações de mulheres da minha família é, claramente, muito distinta da visão que tinha nos meus 18, 20 anos, e tenho a certeza de que a vossa também.

Se cresci a gostar de desenhar e a fazer coisas com as mãos, perto de uma avó com quem partilho o nome e que pintava e fazia crochet sem parar aos serões, ignorei largos anos tudo o que se relacionava com a ideia de enxoval, na sua essência, lençóis de cama e toalhas de mesa e de banho. Talvez fosse rebeldia perante o conceito ou apenas vagas de parvoíce típica da idade…
Hoje, mais sábia, claramente, olho para todo este passado de talento, amor e trabalho, com emoção e nostalgia e, sempre, um imenso carinho.

 

A Joana Figueirôa partilha esta mesma nostalgia e foi assim que nasceu a Bertha Enxoval, um fornecedor seleccionado Simplesmente Branco:

“A avó Bertha era uma pessoa que gostava de cuidar de si, cuidadosa e prendada. Apesar de não a ter conhecido pessoalmente, descobri muito sobre ela e sobre o seu tempo através dos lençóis, das camisas de noite em renda, dos lenços bordados.

Depois de tardes passadas em sua casa, a vasculhar arcas e gavetas, surgiu a ideia de recuperar a tradição do enxoval bordado. As peças bordadas têm mais significado, contam uma história, acho isso muito precioso e relevante!”

 

Bertha Enxoval Enxoval de casamento personalizado com monograma Enxoval de casamento personalizado com monograma do casamento

Na nossa lista de dicas para casar, resolvemos abordar este assunto: existe um enxoval para os tempos modernos, vale a pena fugir das grandes lojas e investir num produto mais qualitativo e personalizado, que conta a vossa história?

 

“Preparar a vida de casados e a casa onde se vai morar é tão importante como preparar o dia do casamento. Por isso, para além de pensar em todos os detalhes da festa, também é essencial planear tudo o que fará falta na casa nova. Um enxoval de cama e banho personalizado pode muito bem fazer parte da lista de casamento dos noivos, ao lado de sofás, candeeiros, tachos e panelas. E se têm todos estes itens, porque já vivem juntos, porque não listar este presente tão especial e dedicado, partilhando a ideia junto das gerações mais velhas, que a vão reconhecer e valorizar?

Pensem neste assunto com o carinho e tempo que merece: é um investimento nas memórias que vão deixar e na história que contarão como nova família.”

 

Segundo a Joana Figueirôa, estas são as peças indispensáveis para uma nova vida a dois: três conjuntos de cama de casal (considerando que um conjunto está a uso, outro está para lavar e o terceiro está pronto a ser usado); um edredon; duas almofadas maiores; três conjuntos de banho por pessoa (seguindo a mesma lógica da roupa de cama); duas toalhas de meio linho (para a casa de banho das visitas); três tapetes de banho; dois roupões; uma manta.
Quem prevê ter ocasionalmente visitas a dormir em casa, deverá acrescentar ao seu enxoval algumas peças extra: três conjuntos de cama; um edredon; duas almofadas; dois conjuntos de banho e um tapete de banho.

 

Depois da quantidade, vejamos então a qualidade: lençóis 100% algodão egípcio, de fibras longas e finas, são mais resistentes e macios. E quanto aos turcos, se optarem por peças 100% algodão 550g/m2, de fio torcido, sentirão como as toalhas são fofas e absorventes. Escolher matérias-primas de topo garante-vos conforto no uso e durabilidade – afinal, quando se adquire um enxoval quer-se que dure muito tempo e a qualidadeda matéria prima é muito importante na Bertha Enxoval.

 

Dois pormenores adicionais, que na sua simplicidade lógica assenta o seu valor: com a família aumentada, identificar de forma clara o que é de quem, é um facilitador de logística e organização. E, se bem que toalhas coloridas dão vida à vossa casa-de-banho, as implicações na selecção de cores na lavagem podem ser chatas (quem é que nunca foi confrontado com aquelas quatro toalhas cor-de-rosa que não se lavam com mais nada?). Toalhas brancas com bordados e pormenores coloridos podem ser o melhor dos dois mundos!

 

Enxoval de casamento personalizado com monograma

 

Bertha Enxoval

 

Enxoval de casamento personalizado - já conhecem a Bertha Enxoval?

Já estamos convencidas a ter um bonito enxoval: como o podemos personalizar e qual a melhor forma de o conservar?

 

A Joana Figueirôa explica-nos em detalhe. Saibam, por exemplo, que o acabamento dos lençóis Bertha Enxoval pode ser simples (ponto corrido), em ponto aberto, bainha aberta ou bordado inglês. Se optarem por adicionar um bordado cordonnet (em rolinho) na dobra dos lençóis de cima e nas fronhas, para além da elegância, obtêm também uma ferramenta útil para identificar facilmente as roupas de cama: basta escolher cordonnet simples para identificar os lençóis de cama de solteiro; e cordonnet duplo para marcar os lençóis de cama de casal. Todos os detalhes contam uma história e adicionam camadas de contexto à vida de casa. Isso tem toda uma graça adicional, não vos parece?

Os bordados que escolherem podem ser feitos em várias cores – assim como os monogramas, de uma ou duas letras, com vários estilos à escolha. Mais uma vez, a Joana Figueirôa aconselha a selecção de cores diferentes para cada membro da família, e o bordado no lençol de cima – esta pequena brincadeira estética transforma-se num sistema de arquivo e identificação que os até os mais novos poderão pôr em prática!

 

Idealmente, a roupa de casa deve ser guardada direita e engomada num armário, prateleira ou gaveta. O mais importante é que seja um local fechado para evitar que apanhe pó ou humidade. Podem sempre adicionar uns saquinhos de alfazema feitos à mão ou forrar as gavetas e prateleiras com papel perfumado – afinal, se colocam tanto amor na escolha e composição do vosso enxoval, porque não dar-lhe arrumo com igual cuidado carinhoso?

 

Agora que já têm toda a informação relevante, espreitem a galeria da Bertha Enxoval e descubram as peças bonitas que farão parte do vosso quotidiano. Rapidamente perceberão que é muito fácil escolher e personalizar online, mas para esclarecer qualquer dúvida, entrem em contacto. E se entretanto há bébés para chegar, a Joana também pensou nisso e tem uma secção fofíssima para celebrar os mais pequeninos!

 

Prontos para largar os guardanapos de papel e os lençóis que ganham borboto?

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade