Created with Sketch.
Ana Apolinario

À conversa com: Cristiana Simões, nova diretora do Simplesmente Branco

1 de março. O dia que marca o arranque de uma nova etapa na vida do Simplesmente Branco e o início daquela que será uma bonita caminhada a dois com a Zankyou Portugal. Estamos muito entusiasmados com este casamento, que estivemos a preparar durante as últimas semanas, quais noivos a preparar o seu grande dia! Tudo para fazermos (ainda) mais felizes quem nos lê e procura nas nossas palavras e sugestões, nos nossos fornecedores e parceiros, as ideias e as soluções para que possam viver o seu casamento tal como sempre sonharam.

 

Uma coisa é certa: estamos todos de alma e coração nesta relação. E se há algo que me parece bom no início de uma relação é, claramente, uma boa conversa!

 

E é precisamente assim que vamos começar: com uma boa conversa. A primeira de muitas que iremos partilhar convosco todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, com um conceito mais alargado. Para conhecermos os rostos por detrás dos nomes dos principais e mais interessantes players do mercado e de figuras da sociedade em geral que possam, de alguma forma, contribuir para o sonho que é este nosso mundo dos casamentos.

 

E quem melhor para dar começo às nossas conversas do que Cristiana Simões, a nova Diretora do Blogue e Country Manager da Zankyou Portugal? Porque encetar esta nova etapa da vida do Simplesmente Branco é também conhecer quem faz parte dela.

 

O casamento certeiro para chegar longe

«Queremos manter a essência do Simplesmente Branco (…) Somos conscientes que o SB já tem um lugar no mercado, tem um nicho de mercado definido e nós só queremos, agora, consolidar e ajudar a melhorar, contribuindo com todas as nossas ferramentas, sem nunca descurar a exclusividade e a qualidade que o Blog tem e que queremos manter.»

Enquanto Country Manager da Zankyou Portugal, diz-nos: o que motivou a Zankyou Weddings a adquirir o Simplesmente Branco? 

Como qualquer empresa do setor, temos de estar sempre atentos a todos os players que integram o mercado. Pessoalmente, sempre admirei a ideia da criação do Simplesmente Branco, pela lacuna que havia no mercado e pelo bom gosto que sempre esteve presente ao longo destes anos, com a assinatura da Susana [Pinto], com quem sempre mantive uma boa relação. Na minha opinião, por mais “concorrentes” que sejamos, a boa relação ou cordialidade entre players é importante para fazer crescer o mercado. Nunca poderemos ser melhores, se não houver ninguém a “desafiar”.

Numa das nossas conversas surgiu a ideia da aquisição e achei que seria uma excelente oportunidade para a aposta da Zankyou no mercado português e não hesitei. Hoje, estamos aqui, e é algo que me traz muita felicidade. Penso que é um voto de confiança e um incentivo para o setor nupcial português, além de um claro desafio.

 

Que mais-valias pode trazer a Zankyou ao Simplesmente Branco? 

A Zankyou é uma marca consolidada dentro do mercado, conta com uma boa estrutura e, principalmente, com um músculo tecnológico importante e estabilidade (apesar deste último ano…), o que nos permitiu realizar esta aposta. Queremos manter a essência do Simplesmente Branco e, por isso, trabalhamos com equipas editoriais independentes, apesar de, à medida que for crescendo, tenho a certeza que contaremos com muitas mais pessoas exclusivas para o Blog e para o seu desenvolvimento. Somos conscientes que o Simplesmente Branco já tem um lugar no mercado, tem um nicho de mercado definido e nós só queremos, agora, consolidar e ajudar a melhorar, contribuindo com todas as nossas ferramentas, sem nunca descurar a exclusividade e a qualidade que o Blog tem e que queremos manter.

 

O que gostarias de dizer a quem lê o Simplesmente Branco e a quem está presente enquanto fornecedor?

Somos uma empresa grande, mas gostamos muito de ouvir. E quem me conhece sabe que ouvi todos os conselhos aquando da criação da Zankyou e que todos eles foram uma mais-valia. E gostava que o mesmo acontecesse no Simplesmente Branco.

Não vamos transformar o Blog naquilo que não é, vamos melhorar. Vamos potenciar mais o mercado português. Se vamos mostrar o que há lá fora? Sim, claro. Mas vamos mostrar que cá dentro se faz igual  – ou melhor! Este é um dos nossos objetivos.

Convido quem seguia o Simplesmente Branco que o continue a fazer e que partilhe connosco as suas ideias. Convido a viverem a experiência connosco, ao nosso lado, e não apenas como s meros espectadores. As noivas podem contactar connosco pelas nossas redes, como já o têm feito, e os fornecedores podem participar no Blog. Queremos crescer e queremos fazê-lo juntos!

 

Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos

«Sou uma apaixonada pela beleza e uma pessoa que se move com amor. Acho que isso é o que me faz estar há tantos anos dentro deste mercado (…) e que me incentivou a aceitar, de novo, o desafio de “relançar” um projeto de casamentos. (,,,) Não sou a clássica mulher que sempre sonhou em casar, constituir família e ter filhos, mas também confesso que o testemunho de tantas histórias bonitas me fez acreditar “no sonho” e despertou algo bonito em mim (…) temos a sorte de trabalhar com a felicidade e o amor. E se consegues ver isso, isto não será um trabalho.»

Quem é a Cristiana Simões e como é que veio parar ao universo dos casamentos e, mais precisamente, à Zankyou? Há quanto tempo trabalhas nesta área? E porquê este universo?

Esta pergunta é mais complicada. Definitivamente, e por mais cliché que possa parecer, sou uma apaixonada pela beleza e uma pessoa que se move com amor. Acho que isso é o que me faz estar há tantos anos dentro deste mercado, que me inspira a cada ano que passa e que me incentivou a aceitar, de novo, o desafio de “relançar” um projeto de casamentos.

A minha história, na verdade, não é a uma coisa do outro mundo, embora sinceramente sinta um certo orgulho do que construí até à data. Terminei os meus estudos em Publicidade e Relações Públicas em Madrid e surgiu a oportunidade de fazer o estágio na Zankyou, no apoio ao cliente das Listas de Casamento. Era um estágio de 6 meses, mas logo no terceiro mês convidaram-me para desenvolver o projeto como Country Manager de Portugal, porque acreditavam em mim. Não duvidei em aceitá-lo e devo estar a fazer algo bem, pois já lá vão quase 10 anos…

 

De onde surgiu esta paixão e gosto pelos “casamentos”? Sempre foste uma apaixonada pelo Amor?

Entrei num mundo totalmente desconhecido para mim, mas ao mesmo tempo curioso. Não sou a clássica mulher que sempre sonhou em casar, construir família e ter filhos, mas também confesso que o testemunho de tanta história bonita me fez acreditar “no sonho” e despertou algo bonito em mim.

Sempre que me perguntam porque aceitei o desafio de entrar no mundo dos casamentos, tenho sempre uma frase presente que guardei da minha entrevista com o Guillermo [Fernandez-Riba, fundador & CEO da Zankyou]: “Existem muitos trabalhos no mundo. Mais bem pagos ou menos. Podemos trabalhar a vender seguros, casas, carros, etc. Na Zankyou, temos a sorte de trabalhar com a felicidade e o amor. E se consegues ver isso, isto não será um trabalho.” Naquele dia fiquei um pouco cética…“claro, é verdade, mas É um trabalho”. Hoje em dia, entendo perfeitamente o que me disse.

 

O sector dos casamentos: viver das emoções

«Todos os dias falo com pessoas novas, todos os dias surgem projetos novos e há uma infinidade de coisas que se podem fazer.  (…) Talvez o mais difícil seja gerir situações concretas.(…) Quando trabalhamos em mercados mais exclusivos e queremos ter uma rede selecionada, não é fácil dizer que não ou que “não és apto” (…) o tempo fez-me a aprender a fazê-lo da forma mais correta (…). Somos um mercado com um potencial gigante (…) Somos um País maravilhoso, temos paisagens incríveis, a melhor gastronomia, um clima invejável, mas acho que não o aproveitamos. (…) É necessário partilhar e conviver para crescer, senão seremos sempre individualmente pequeninos.»

Qual é a melhor parte de trabalhar neste sector e mundo dos casamentos? E o mais desafiante e difícil?

A melhor parte é a comunicação, as relações. Todos os dias falo com pessoas novas, todos os dias surgem projetos novos e há uma infinidade de coisas que se podem fazer. Sou uma pessoa que adora colaborar, adora ouvir e adora aprender. Não tenho problemas com as críticas, pelo contrário, acho que ajudam a crescer. Talvez o mais difícil seja gerir situações concretas. Já tive alguns “problemas” na Zankyou e acredito que no Simplesmente Branco também voltará a acontecer. Quando trabalhamos em mercados mais exclusivos e queremos ter uma rede selecionada, não é fácil dizer que não ou que “não és apto” para o meu portal ou blogue. Mas também acredito que o tempo me fez aprender a fazê-lo da forma mais correta que sei e que não está em mim aceitar ou compreender certas decisões, senão na outra pessoa aceitar que toda a crítica serve apenas para melhorar.

 

Ao longo destes anos de experiência, com que perspetiva ficas do mercado de casamentos em Portugal? Principais dificuldades, melhores qualidades, concorrência, os grandes desafios…

Acho que somos um mercado com um potencial gigante, que escrevia em maiúsculas se fosse correto. Somos um País maravilhoso, temos paisagens incríveis, a melhor gastronomia, um clima invejável, mas acho que não o aproveitamos. Acho que não cooperamos para melhorar e, até aprendermos isso, nunca o vamos conseguir. Acho que plataformas como a Zankyou e o Simplesmente Branco ajudam nessa conexão. Ambos realizamos eventos presenciais e online entre fornecedores para se conhecerem. Sim, conhecer pessoas que fazem a mesma coisa, partilhar ideias, experiências. Por serem concorrentes, não significa que sejam inimigos. É necessário partilhar e conviver para crescer, senão seremos sempre individualmente pequeninos.

 

E se…

«Não é como, nem onde, é mesmo com quem e só nesse momento, me permitirei sonhar com isso.»

Se te casasses, que estilo de noiva achas que serias? E que estilo de casamento seria o teu casamento de sonho?
Como te disse, nunca tive esse sonho, pelo que não poderei partilhar a clássica “história do vestido que sempre sonhei”. Tive a sorte de realizar várias sessões, onde todos os vestidos foram escolhidos por mim e são estilos diferentes. É algo que veria na altura. Não é como, nem onde, é mesmo com quem e só nesse momento, me permitirei sonhar com isso. Neste momento, dedico-me a ajudar em tudo o que é inspiração e a dar as melhores opções para realizar os sonhos de quem já tem o seu “com quem”.

 

THE MILLION DOLLAR QUESTION by Simplesmente Branco

«O casamento de sonho deve ser algo em que ambas partes estão felizes, seguras e confortáveis com todas as escolhas realizadas.»

Qual é o segredo para um casamento de sonho?
Poderia estender-me e aqui vou usar o meu “voto de independente “, mudando a pergunta [risos], ainda que respondendo. O casamento de sonho deve ser algo em que ambas partes estão felizes, seguras e confortáveis com todas as escolhas realizadas.

Agora, se me preguntares, qual o segredo para um casamento feliz para sempre? Posso resumir-te a quatro adjetivos (os pilares) e um tempo verbal (a million dollar anwser): Amor, amizade, respeito, confiança e o Presente. Nada sobrevive verdadeiramente sem os quatro pilares e nada se vive verdadeiramente sem ser no presente, no agora. É o único tempo verbal que controlamos.

 

Créditos por ordem de aparição:

 

Foto:  Nelson Marques + Andreia Torres Photography – Joias: Sofia Tregeira | Foto: 1Love4ever Photography | Foto: Foto: Instante Fotografia | Foto: Foto: Ludgi Fotógrafos | Fotos: Nelson Marques + Andreia Torres – Joias: Sofia Tregeira | Foto: It’s all about – Vestido: Solo Merav pela Ais D’Amor Bride’s Closet | Foto: It’s all about… – Vestido: Pureza Mello Breyner | Foto: Rui Teixeira Photography – Vestido:  Gio Rodrigues | Foto: It’s All About – Vestido: Gio Rodrigues | Foto: Muravnik Photography | Foto: It’s all about – Vestido: Solo Merav pela Ais D’Amor Bride’s Closet

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade