Created with Sketch.
Ana Apolinario

Como escolher sapatos de noiva? As dicas de quem sabe! | Flashback

Continuamos a explorar os flasbacks a assuntos já abordados pelo Simplesmente Branco, que sabemos que constituem o maior interesse entre aquelas que consideramos as melhores dicas para casar . Volto então às palavras herdadas com um dos nossos temas favoritos: como escolher os sapatos de noiva! 

 

Concordo plenamente com  a ideia de que qualquer par de sapatos bonito, «que nos pisque o olho», tem o mérito de ser considerado um par de sapatos de noiva. Como dizia Susana Pinto: «não há pares certos ou pares errados». Daí que durante muito tempo, todos os domingos o SP selecionava um par de sapatos de noiva para o trio da semana. E por ali passou de tudo! Saltos vertiginosos e impossíveis, formatos modernos e arquitetónicos, todas as cores e acabamentos, saltos rasos, de tacão, agulha ou kitten, sandálias, abertos à frente ou atrás, sapatilhas e até pares de botas super sexy. Gostamos mesmo de sapatos e há sempre um que é o par perfeito para cada menina, alinhado com a sua personalidade e dia de festa.

 

Sapatos de noiva Anna Walker

Bonito & confortável

Ainda assim, no meio de todas estas sugestões, sabemos que o conforto é um fator importantíssimo, já que o mais bonito dos dias dura muitas horas e queremos dançar, dar abraços e beijos com a leveza que só o bem-estar proporciona.

 

Como sapatos não são apenas forma, mas também função, pedimos à Patrícia Pontes, podologista e especialista em pés e postura, que nos ajudasse a perceber como é que a escolha do calçado influencia o conforto e o bem-estar, e partilhasse connosco algumas sugestões de cuidados a ter com os vossos pés antes, durante e depois do dia do casamento!

Para mim falar de sapatos é um verdadeiro universo que me fascina, é o meu mundo. Se me colocarem um par de sapatos nas mãos conseguem ter uma longa conversa comigo sobre estas obras de arte. São vários os detalhes de que vos posso falar e cada noiva terá necessidades particulares, mas vou mencionar alguns a que devem mesmo dar atenção.

 

Três must para escolher os sapatos de noiva

No momento de escolher os sapatos de noiva, há que considerar o tamanho, a largura e a própria estrutura ou morfologia anatómica do pé.

 

Certo formato de sapato pode adaptar-se perfeitamente a um pé de tamanho 37, mas não ser adequado em termos de largura. Numa situação destas, esqueçam a ideia de comprar os sapatos para os alargarem em casa. No momento da compra têm de se sentir confortáveis, não pode existir dor nem incómodo – os pés falam convosco, escutem-nos. Trazer os sapatos para alargar em casa é estar a criar problemas nos pés que, por vezes, não surgem naquele momento exato após os usarem, mas irão dar sinal mais tarde.

 

Sapatos de noiva Anna Walker vê-se perna de noiva entre o vestido e sapato com incrustrações

Ao calçar, é também importante experimentar os sapatos com o tipo de meia que vão usar no dia do casamento, não só pelo espaço que ocupa, mas também pelas sensações que o pé vos vai transmitir. Há meias que em contacto com determinados materiais fazem o pé deslizar e não vos vão dar segurança ao andar.

 

sapatos em grande plano e pés descalços atrás

O tamanho importa

Quanto à escolha do tamanho dos sapatos, orientem-se pelo dedo mais comprido e não pelo dedo mais gordo. «Entre o sapato e o vosso dedo mais comprido deve existir cerca de meio centímetro de espaço livre para que, ao caminhar, o pé possa avançar livremente, impulsionando o passo seguinte sem bater com os dedos ou as unhas na frente do sapato.»

 

noiva sentada sapatos de noiva renda transparente vestido de noiva com estampado e decote

Escolher os sapatos de noiva: design & modelo

Ao escolher os sapatos de noiva todo o design é também relevante. Há sapatos com belos apliques em forma de laços, pedras ou brilhantes, mas muitas vezes estas peças estão posicionadas em zonas de conflito com pontos sensíveis à dor. Ao experimentar, tenham este detalhe em conta.

O modelo do sapato também tem o seu papel no conforto ou desconforto. Sapatos stilleto são sempre mais desconfortáveis para um dia exigente, a sua própria forma é mais estreita. É preciso saber escolher muito bem este tipo de sapato, caso contrário antecipamos dores horríveis nos pés – e até dores de cabeça. Para além disso, vão estar muitas horas em pé no dia do vosso casamento, e, com o calor, os pés tenderão a dilatar.

 

«Costumo dizer que andar de saltos é uma arte. Há mulheres que naturalmente deslizam com saltos, mas para outras a ligação não se faz, e pode ser uma autêntica tortura.» Os pés são todos diferentes e cada mulher tem o seu próprio estilo de andar. Também existem pés instáveis por natureza e com determinados problemas que, naturalmente, têm maior dificuldade com os saltos ou simplesmente não os conseguem usar. Os saltos finos oferecem mais instabilidade e provocam mais cansaço que os saltos mais largos. «Para mim é fundamental uma noiva manter a sua elegância sem perder o seu conforto e naturalidade.»

 

Os saltos compensados costumam estar associados a maior conforto, mas isso pode ser ilusão. Diz-nos a Patrícia:

«É verdade que não se sente a textura de uma calçada, mas a maior parte das plataformas bloqueiam os movimentos naturais do pé. Há plataformas tão exageradas e com materiais tão rígidos que impedem as mulheres de fazerem a flexão normal de que o pé precisa.»

O melhor conselho para escolher os sapatos de noiva é sempre o mais lógico: procurem um formato de sapato com bom apoio, que respeite a largura, o volume e as necessidades dos vossos pés, proporcionando-lhes conforto.

 

sapatos de noiva

Materiais & Leveza

Os materiais também são de extrema importância para o conforto e a saúde do pé. Materiais naturais como a pele, algodões, sedas entre outros materiais inovadores já existentes no mercado são sempre boas escolhas, desde que sejam macios, confortáveis, com boa respiração do pé e absorção da transpiração.

A leveza também é importante para escolher os sapatos de noiva: quanto mais leves forem os vossos sapatos, menos esforço terão que fazer e menos cansadas ficarão no fim do dia.

Os sapatos certos são aqueles com que podem sair da loja com eles calçados. Ainda assim, é aconselhável que usem o vosso par algumas vezes, antes do grande dia. Se não o quiserem fazer na rua, façam-no em casa para uma adaptação natural e gradual, ou até mesmo para decidirem se foi de facto a compra certa ou se precisam de um plano B.

 

Sapatos de noiva Anna Walker Sapatos de noiva Anna Walker

E os rapazes?…

…deverão ter também o mesmo tipo de preocupação com a escolha do calçado? «Sim, claro. Apesar de aparentemente os sapatos de homem serem mais confortáveis, nem sempre se faz a melhor escolha mediante aquilo de que os pés precisam.»

sapatos masculinos com design bem estreito que não obedece à anatomia do pé.  Um noivo que esteja habituado a usar calçado mais casual ou desportivo, terá mais dificuldade em adaptar-se ao calçado clássico. As solas em couro são menos flexíveis e sem amortecimento e por vezes o tipo de pele é mais dura. É aconselhável dar preferência a peles mais macias ou outros materiais flexíveis e que permitam a respiração.

É também importante escolherem adequadamente o tamanho, tendo em conta a largura e a estrutura anatómica do pé. Sapatos com atacadores ou fivelas permitem que ao longo do dia do casamento possam reajustar os sapatos. Lembrem-se de ter em conta a dilatação ao calor e experimentem os sapatos com o mesmo tipo de meia que usarão no dia. Tal como as meninas, também os meninos devem usar os sapatos em casa, algumas vezes.

Preparar os pés 

Agora que já vimos como escolher os sapatos de noiva, debrucemo-nos sobre os pés propriamente ditos. O que é que pode ser feito para prepará-los para o esforço do dia do casamento?

«No caso de terem alguma dor ou problema de unhas, pele, calos ou calosidades, devem procurar um podologista com antecedência para tratarem devidamente dos vossos pés. No caso de terem os pés saudáveis e sem problemas, aconselho o corte das unhas com cerca de uma semana de antecedência. Ao longo de pelo menos um mês, fazer uma esfoliação aos pés uma a duas vezes por semana, conforme as vossas necessidades, e hidratá-los todos os dias (exceto entre os dedos!). Estes cuidados vão deixar os vossos pés bonitos, sedosos, perfumados e com um conforto maravilhoso.»

 

As meninas que queiram pintar as unhas dos pés tenham também em atenção as seguintes orientações: primeiro, garantir que as unhas estão saudáveis. Depois, cortá-las em formato reto. As cutículas não devem ser cortadas mas empurradas suavemente (aproveitem o momento da esfoliação de pés para esfoliar as cutículas e mantê-las sempre hidratadas). Apliquem previamente ao verniz de cor uma boa base protctora da unhas e escolham sempre vernizes de qualidade.

 

Como escolher os sapatos de noiva

E depois do grande dia?

Como ajudar os pés a recuperar de um esforço extraordinário?

«Preparar um banho relaxante de pés com sal grosso, adicionar umas hastes de alfazema e alecrim, e umas rodelas de limão e mergulhá-los por uns minutos, vão ficar rapidamente revigorados. Secar muito bem os pés, não esquecendo o meio dos dedos e unhas, e fazer uma boa hidratação acompanhada com uma boa massagem por todo o pé para aliviar todos os pontos de tensão. Aproveitem para desfrutar deste momento a dois. Se possível, andem algum tempo descalços pela casa e, no dia seguinte, larguem os saltos e usem sapatos bem confortáveis.»

 

E que bem que isto soa, não é? Sigam os conselhos da Patrícia Pontes à risca e verão como o dia do vosso casamento desliza! E se tiverem alguma dúvida ou questão, falem com ela. Não há nada como a opinião de uma profissional e a Patrícia Pontes é uma simpatia!

 

sapatos com pedraria na parte de trás anna walker

 

Estes sapatos que nos deixam a suspirar são da Anna Walker, nossa fornecedora selecionada. Passem pela sua ficha de fornecedor para descobrir todos os detalhes e entrem em contacto com a Ana Oliveira, através do formulário, para saber mais detalhes.

 

Até breve!

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade