Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: vamos pensar num casamento de outono ou inverno?

Hoje decidimos assumir um cenário muito provável e, nas nossas dicas para casar,  vamos falar de casamentos de outono e inverno, as principais diferenças que importa gerir e, também, todo o charme acolhedor que podem ter!

 

Toda a nossa escala de prioridades está, neste momento, virada de cabeça para baixo e esta mudança de hábitos forçada está a colocar muito do que tínhamos como normal ou expectável, sob outra perspectiva. E, claro, os casamentos também estão incluídos nesta lista de reflexões – falámos sobre isso na nossa newsletter da semana passada e retomamos hoje o assunto.

O meu palpite pessoal é pouco optimista: teremos uma janela de oportunidade entre Setembro e Novembro, um pós-isto-tudo e um pré-uma-possível-nova-vaga-invernosa. Os casamentos serão forçosamente diferentes, a forma como celebramos e que queremos desse dia, também, tal como o orçamento disponível e a forma como o investimos. Tudo factores muito pertinentes, que deixarei para outra ocasião. Reforço que isto é apenas uma opinião pessoal e muito cautelosa, e qualquer cenário melhor que este, desde que realista, será absolutamente fantástico.

 

Vamos à procura do charme dos casamentos de outono e inverno?

Junta-se a mim a Teresa Perdigão, da Something Borrowed, que faz planeamento e organização de casamentos, e partilha a sua experiência e visão connosco:

 

“Sabemos que não é a primeira escolha da maioria dos casais e em parte acreditamos que não seja apenas pelo inverno em si, mas porque não encaixa nas imagens coloridas e primaveris que aparecem assim que começamos uma pesquisa sobre ideias e inspiração para casar.

Por isso mesmo, quisémos mostrar que um casamento de outono ou inverno pode ter tanto ou mais encanto que um casamento de verão.”

 

Decoração de casamento de inverno, com Something Borrowed Wedding Planning Decoração de casamento de inverno, com Something Borrowed Wedding Planning Decoração de casamento de inverno, com Something Borrowed Wedding Planning

Decoração de casamento de inverno, com Something Borrowed Wedding Planning Decoração de casamento de inverno, com Something Borrowed Wedding Planning VEstido de noiva de Inverno Bouquet d enoiva de outono

A Teresa Perdigão deixa-nos algumas ideias simples e eficazes para desenhar o mais bonito dos dias.

Comecemos pela estrutura do dia e os horários, porque nesta altura há menos horas de luz e é importante ter isso em mente para criarmos momentos acolhedores, com tempo para tudo o que se quer:

 

“Porque os dias são mais curtos e normalmente nos guiamos pelo pôr-do-sol para esboçar os horários dos nossos casamentos – acreditem, os fotógrafos agradecem que lhes reservemos algum tempo durante a essa “hora dourada” de luz perfeita -, poderá fazer sentido um casamento de Inverno começar um pouco mais cedo.

Se a cerimónia começar por volta das 15h, podem acordar sem pressa, fazer um brunch com amigos ou família, e contam com tempo para se prepararem.

Nesta linha, o cocktail terminará por volta das 17h30, o que significa que os fotógrafos vos podem roubar mesmo na hora certa para umas fotografias ao pôr-do-sol, enquanto os convidados vão entrando para o jantar.”

 

Parece-vos cedo?

A verdade é que no Inverno, vai saber-vos bem sentarem-se num espaço acolhedor quando começar a escurecer. E, na verdade, a ideia é que ninguém olhe mesmo para o relógio durante a vossa festa. Quanto mais acolhedora e charmosa for, mais garantidas estão as melhores memórias deste dia!

Se se falamos de ambiente acolhedor e de conforto, vamos falar, claro está, da decoração.

 

A decoração inclui o design de ambiente, do mobiliário aos têxteis, passando pela decoração das mesas e acessórios (pratos, talheres, toalhas, fitinhas, tealights, jarras, candelabros, estacionário, etc.), a paleta de cores e a decoração floral. Todos estes itens devem apontar para um caminho e ambiente únicos, bonito, harmonioso e muito acolhedor. O foco nesta componente da festa será transformador do dia e do evento – se no verão passamos muito tempo ao ar livre, dentro de portas há menos horizonte e espaço, pelo que esse investimento na criação de um ambiente especial fará muito sentido.

 

“Em relação às flores o nosso conselho é simples e o mesmo durante todo o ano: escolham flores de época. Terão a garantia de que vão manter-se bonitas e frescas durante todo o dia e a adaptação que possam ter que fazer aos tons que idealizaram será certamente pouca.

É claro que podem considerar um ou outro apontamento de cor com alguma flor em particular que possa ser importada, mas tenham em conta que essas flores não só serão mais caras como menos resistentes ao ambiente quando forem trazidas para o inverno.

A nossa sugestão? Escolher talvez um tom forte – e aqui a aposta foi o bordeaux cujo contraste adoramos, e jogar com uma decoração em tons mais pastel que ilumine e destaque uns elementos dos outros.

Lembrem-se que além das flores, podemos jogar com muitos outros elementos decorativos e materiais gráficos para completar o look que idealizaram.”

 

A Teresa tem toda a razão – e se pensarem na oferta floral habitual em Novembro, o tempo das dálias, crisântemos, anémonas, amarilis, scabiosas, há todo um universo de flores bonitas, algumas para descobrir. E caso vos interesse explorar, sobretudo as meninas mais artísticas, há opções em papel, como as magníficas flores de papel da Ana Jordão.

Nos têxteis, não deixem de incluir o veludo e algumas cores ricas, como aquela paleta que os ingleses chamam de jewel tones. Funciona na perfeição e é transformadora do ambiente!

 

Decoração de casamento de inverno, com Something Borrowed Wedding Planning Decoração de casamento de inverno, com Something Borrowed Wedding Planning Decoração de casamento de inverno, com Something Borrowed Wedding Planning Decoração de casamento de inverno, com Something Borrowed Wedding Planning Decoração de casamento de inverno, com Something Borrowed Wedding Planning Decoraçãod e casamento de Inverno decoração de casamento de inverno

A Teresa Perdigão deixa ainda mais uns conselhos que podem responder às grandes questões, como o frio e a chuva:

 

“Apesar de ser impossível prever o tempo, entendemos que seja mais arrojado sonhar com um casamento de inverno sem chuva ou frio. A solução pode, no entanto, ser mais simples do que parece.

O primeiro passo será um cuidado redobrado com a escolha do espaço e garantir que este tem o conforto que um dia de outono ou inverno pede.

Adoram a ideia de espaços exteriores para o cocktail? E porque não? Garantam apenas que existem zonas cobertas e várias formas de proporcionar conforto e aquecimento a todos – podem ser aquecimentos de exterior (os habituais cogumelos),  ou umas mantas bonitas e quentinhas.

E claro, considerem idealmente o acesso a uma zona interior – alguns convidados vão preferir e caso tenham um dia com mais vento e as soluções de aquecimento no exterior não sejam suficientes, não terão que alterar muito a estrutura do vosso dia ou dos espaços definidos para os vários momentos.”

 

E as fotografias, perguntarão vocês a seguir?

Por muito românticas que possam ser algumas imagens com gotinhas de chuva brilhantes em contraluz, frio e água são péssimos companheiros e é importante que se mantenham secos e quentinhos.

 

“A verdade é que são vão casar no outono ou inverno, acolherem a ideia da chuva será um primeiro passo. E a melhor forma de o fazer, é estarem preparados e descontraídos sobre a inevitabilidade do assunto!

Que tal a encontrarem umas galochas coloridas que possam calçar para irem tirar fotografias, ou terem um guarda-chuva com graça para se abrigarem os dois juntos – sim, só um guarda-chuva!

E porque não multiplicar as galochas e guarda-chuvas para as fotografias de família?

 

O outono e o inverno pedem calor e detalhes que nos aqueçam o corpo e a alma. Porque não aproveitar para fazer o que no Verão não faz sentido?

 

“Mantenham uma pista de dança muito animada para ninguém sentir o frio e quando precisarem de descansar, sirvam-se de uma das vossas bolachas preferidas com uma caneca de chocolate quente.

Ninguém vai recusar o mimo e vão poder dar a conhecer essa parte de vocês que só se revela nos fins-de-semana de chuva – normalmente com aquele dresscode mais descontraído do pijama e pantufas!”

 

Óptimos conselhos da Something Borrowed, aos quais eu ainda acrescento estas ideias: garantam que há bebidas quentes para aquecer as mãos mais frias e pensem em refeições de forno e cozedura lenta, robustas e muito suculentas – uma carne que se desfaz ao toque, um arroz de forno, um bacalhau confitado. Tudo sabores e aromas invernosos, que acompanham com um belo vinho. Na mesa de doces, apelamos aos sentidos: especiarias e sabores de outono, citrinos, compotas e marmeladas, frutos secos e belos queijos, tudo o que seja rico e intenso, e acompanhe um vinho do Porto vintage ou um chá aromático. O chocolate quente e as bolachinhas à ceia, e, para o regresso a casa, frasquinhos de compotas do verão e granola caseira, para um pequeno almoço de festa.

 

Há formas fantásticas de celebrar um casamento no outono e inverno, ainda têm dúvidas?

 

Se estão a tratar da organização do vosso casamento, acompanhem as nossas dicas para casar, sempre à segunda-feira.

 

Passem pela ficha de fornecedor da Something Borrowed, espreitem o portefólio e entrem em contacto com a Teresa Perdigão, através do formulário, que vos vai ajudar a navegar estes tempos e a pensar no mais bonito casamento de outono ou inverno!

 

Fotografia de Jesus Caballero.

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade