Created with Sketch.
Susana Pinto

Dicas para casar: a maquilhagem da noiva

Hoje falamos sobre maquilhagem de noiva nas nossas dicas para casar, sempre às segundas-feiras.

 

A maquilhagem da noiva é assunto importante e deve ser abordado com a devida atenção e tempo, dois fundamentais aliados.

A primeira recomendação é directa e simples: escolham um profissional.

As razões são várias e simples: é um dia muito longo, muito emotivo e com muitos beijos, abraços e algumas lágrimas. É um dia com muitos nervos e pouco tempo. São as imagens deste dia que vão ficar guardadas para sempre. Razões muito razoáveis, verdade?

 

Acreditamos muito na ideia de que a maquilhagem nos dá uma versão polida, apurada, de nós próprios – isso de “dar um jeitinho” não existe e um resultado bonito, orgânico, confortável e duradouro só é proporcionado por quem sabe o que faz: resulta de formação específica, horas de prática, produtos de qualidade, um sorriso pronto, atitude positiva e uma calma e tranquilidade a toda a prova, capazes de acalmar os nervos da noiva mais sensível.

 

Makeup de noiva com Ana Branco, da Pó de Arroz Makeup de noiva com Ana Branco, da Pó de Arroz Makeup de noiva com Ana Branco, da Pó de Arroz

Os melhores profissionais serão sempre os primeiros a ser contratados, e mesmo sendo possível acomodar mais do que um cliente no mesmo dia, a antecedência será sempre uma boa companheira nesta aventura: com data marcada, e ideias principais em ordem, a procura da equipa de maquilhagem e cabelo acompanham a do vestido. Outra razão adicional para este contacto ser feito no início, prende-se com a possível necessidade de tratar a pele, para que no grande dia esteja esplendorosa, bem hidratada e preparada para ser maquilhada.

 

Mantemos os princípios de que falamos sempre, no que toca a seleccionar um profissional de maquilhagem de noiva: façam uma busca pela internet, troquem impressões com as amigas que recorrem a este serviço com frequência ou com a amiga noiva que casou recentemente. Espreitem os respectivos portefólios e, caso vos agrade, entrem em contacto, com algum detalhe.

Façam uma selecção de cinco fornecedores e consultem três, sem esquecer de especificar a data e hora, local (cidade e onde a noiva se vai arranjar), e para quantas pessoas será o serviço (pode incluir, ou não, a mãe da noiva, a madrinha, a irmã, as amigas, e até o noivo – em caso de dúvidas sobre este assunto, basta perguntar, um tapa-olheiras ou um hidratante podem fazer uma diferença substancial!).

 

Ao receberem as respostas ao vosso contacto, deverão analisar os diferentes valores propostos, questionar cada fornecedor acerca da sua experiência e formação, analisar o portefólio com mais detalhe, esclarecer questões e fazer uma escolha consciente, com calma, sem pressão e sem dúvidas. Entrem em contacto telefónico e iniciem esta relação de confiança, que será longa e muito pessoal. O processo terá início com uma pequena consulta e um teste de maquilhagem. É o primeiro contacto com o profissional que estará convosco umas boas horas, no início do processo, quando os nervos estão em crescendo, e é a oportunidade ideal para conversar um pouco, conhecer gostos, ficar a par de ansiedades e trabalhar pormenores mais técnicos: tipo de rosto, tipo de pele, tipo de cabelo, corte, cuidados necessários.

Vai falar-se de intimidades e delicadezas, de sonhos, de vestidos, de bouquets, da visão para o grande dia. Vão ser dados bons conselhos e instruções. Há espaço para experimentar e corrigir, e mostra-se (com garantias), o que será o resultado final.

 

Makeup de noiva com Ana Branco, da Pó de Arroz Makeup de noiva com Ana Branco, da Pó de Arroz Makeup de noiva com Ana Branco, da Pó de Arroz

Se a disponibilidade ou a distância não permitem este breve encontro, uma conversa séria e calma, com muitas perguntas e respostas, irá gerar a confiança necessária para que tudo corra como deve.
Portem-se bem e sigam as sugestões dadas, no que toca a cuidados de beleza: um bom produto faz magia, mas uma pele e um cabelo cuidados são a melhor matéria prima que se pode ter, o tempo para os tratar, cuidar e preparar pode ser muito relevante, com consequências visíveis no resultado e durabilidade da sua aplicação.

 

Nas semanas anteriores, deliciem-se com um SPA integral num sítio com pinta (é meio caminho andado para se sentirem muito especiais, e é digno da ocasião): exfoliação corporal, limpeza de rosto, tratamento para o cabelo, tudo a que têm direito, seguindo as instruções dos vossos profissionais seleccionados. Mimem-se.
Nas vésperas, pés e mãos fecham o processo de beleza. Guardem tempo para uma massagem relaxante, fará diferença e é maravilhoso! Para fechar a lista, no dia, peçam à vossa melhor amiga que zele por vocês, relembrando, se for caso disso, para retocar o batom.

 

Voltamos a lembrar a importância das sinergias bem sintonizadas: no dia, há vários profissionais a trabalhar em simultâneo, em espaços pequenos e muita emoção no ar. Recebam todas as partes, apresentem-nas, criem bom ambiente para que tudo flua e ninguém se atropele. Acertem os detalhes previamente, troquem horários, moradas, dicas de acesso e contactos entre as várias equipas. Tenham a vossa (fada) madrinha por perto (que poderá fazer as honras da casa), disponível, atenta e tranquila.

 

E, como na prova do vestido, mais do que três companhias durante os preparativos da noiva é uma multidão. Os profissionais precisam de estar concentrados – e vocês, de relaxar e dominar os nervos. Isolem-se numa divisão confortável e espaçosa da casa (ou do sítio escolhido para o efeito), escolham uma música simpática e gozem o momento. Demorará o tempo necessário, que é algum (contabilizem esse momento, sem pressas, no plano do dia), por isso o conforto é essencial: uma boa cadeira, uma fonte de luz natural (para a maquilhadora), tomadas eléctricas e extenções (para a cabeleireira), e qualquer coisa para ir trincando e bebendo, enquanto a magia acontece.

 

 

As imagens são da Pó de Arroz – passem pela sua ficha de fornecedor, espreitem a galeria e entrem em contacto com a doce Ana Cristina Branco. Ela vai adorar conhecer-vos!

 

Acompanhem as nossas dicas para casar, sempre à segunda-feira.

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade