Created with Sketch.
Ana Apolinario

Let SB Inspire You: Casamento ao ar livre

Um casamento ao ar livre não é nenhuma novidade. E ninguém dúvida que é uma opção ultrarromântica para a troca de juras de amor e para uma festa revestida de um estilo único e lindo, que conquista o coração de incontáveis casais apaixonados, não só em Portugal, mas no mundo inteiro. No entanto, em consequência do contexto pandémico que, infelizmente, ainda estamos a viver, tornou-se uma das principais tendências de casamento pós-covid, pois é uma das escolhas mais viáveis para quem quer dizer o “Sim”, tendo em conta os protocolos de segurança exigidos. É também um formato que combina com celebrações mais íntimas, com um menor número de convidados – tais como os mini e micro weddings – focado na experiência do casamento e no que é essencial.

 

Por seu turno, o verde do campo ou o areal da praia tornaram-se, também, uma das principais escolhas dos casais apaixonados que decidiram manter o seu sonho de casamento, a par dos cada vez mais procurados elopements weddings (o já célebre conceito de “casamento a dois”) e também de casamentos destination wedding, quer seja em ambientes mágicos no meio da natureza ou em os idílicos cenários do pé na areia.

 

casamento ao ar livre feel cretions

 

Por tudo isto, decidimos partilhar inspiração para quem está a pensar casar  e festejar ao ar livre, inaugurando mais uma rubrica que iremos publicar todos os primeiros sábados de cada mês, onde iremos expor as nossas ideias e as de inúmeros convidados profissionais da área, para facilitar “construção” de diferentes estilos de casamento.

 

Hoje, em particular, reunimos algumas ideias para um casamento no campo ao ar livre ao estilo boho.

Casamento ao ar livre no campo: estilo boho

A cerimónia

Começo por destacar este bonito altar, que serviu de pano de fundo para uma cerimónia de casamento ao estilo boho, com vibes dos anos 70. Um verdeiro paraíso floral, que resulta de uma mistura de flores frescas e secas, para criar um design selvagem e indomado, que combina na perfeição com um ambiente retro e relaxado. Se gostam desta sugestão, espreitem o casamento disponível no site Green Wedding Shoes.

 

cerimónia boho de casamento ao ar livre cerimónia boho de casamento ao ar livre

Para uma cerimónia boho no campo, deixo aqui também a sugestão do espaço Monte do Ramalho, que pertence à nossa seleção de fornecedores e tem uma solução minimalista perfeita para casar (e que, para dizer a verdade, se encaixa em qualquer estilo rústico-chic)

Veja aqui o casamento da Patrícia + Sérgio, que aconteceu neste espaço.

 

casamento ao ar livre monte do ramalho casamento ao ar livre monte do ramalho

Deixo ainda mais 5 ideias que adorei: a primeira para um estilo boho mais romântico, as duas seguintes enquanto exemplo de como a mesma ideia tem resultados fantásticos e diferentes – um estilo mais “lírico” e clássico vs um rustic chic minimalista  – e, por último, uma proposta mais irreverente e original, em plena comunhão com a natureza,, e uma das tendências atuais, um altar em triangulo com as famosas pampas. Tudo retirado do Pinterest (espreite o nosso Pinterest!)

 

cerimónia de casamento ao ar livre estilo boho romantico noivos beijo altar de casamento ao ar livre natureza flores casamento ao ar livre altar original natureza árvore

casamento ao ar livre natureza floresta boho

altar triangulo pampas noivos estilo boho

O decor da festa

No que diz respeito ao decor de mesas e o espaço, não preciso de ir muito longe para dar a uma sugestão. É só ir de novo até à nossa seleção de fornecedores de casamento e falar-vos, mais uma vez, do espaço Monte do Ramalho, pois será o local ideal para um casamento ao ar livre no campo estilo boho, com o plus de se encontrar numa das regiões mais bonitas do nosso País, o Alentejo, com planícies a perder de vista e uma paisagem que combina com sol, calor e um ritmo compassado.

 

monte do ramalho mesa madeira rustica chic noho arranhos florais monte do ramalho casamento outdoor ar livre mesas brancas estilo rustico chic boho monte do ramalho casamento outdoor ar livre mesas brancas estilo rustico chic boho monte do ramalho casamento outdoor ar livre noite luzes casamento iluminação

Entrando mais no campo dos detalhes, adorei este cantinho decorativo que mostro abaixo, sendo ideal para fotos e adornado com macrame, uma técnica de tecelagem antiga que voltou como tendência e que, hoje, é um must para os casamentos boho. Original e eco friendly, o macrame pode ser usado em tudo: nos detalhes decorativos, arranjos florais e até no vestido de noiva. Mais inspiração deste casamento lindo no site Wedding Chicks.

 

A noiva

E chegamos à noiva, o centro de todas as atenções (o noivo que me desculpe, mas vai já a seguir…). E aqui encaixamos o estilo boho chic, que os especialistas definem como uma mescla do folk, hippie, romântico e country. Sim, pode parecer uma grande salganhada, mas a verdade é que são estilos que conversam bem entre si e que convergem na leveza e no conceito “liberdade” que o boho chic exige.

 

Assim, os vestidos de noiva boho chic querem-se fluídos e esvoaçantes, não necessariamente simples e minimalistas – embora também o possam ser – e menos exuberantes do que os vestidos mais tradicionais. Destacam-se também elementos como a renda (a guipur, por exemplo), pouco brilho e pedraria, franjas e tule. Isto e: perfeitos num casamento ao ar livre! Aqui ficam alguns modelos que selecionei.

 

Começo com um modelo que adorei de Joana Montez, o Top Alice + vestido Vee, que é é leve, feito com um bonito tule de bolinhas e umas mangas e folhos de suspirar. Um pouco de folk, até de vintage, numa mistura super romântica, ideal para um casamento ao ar livre no campo, ao estilo boho. Aliás, a coleção Flowing 2021 da estilista é, toda ela, mais uma vez de inspiração boho.

 

Sigo com o Gio Rodrigues e dois modelos inseridos na sua coleção Bridal 2021, mais uma vez dirigida a mulheres que partilham o gosto pela expressão máxima da feminilidade, com peças de onde se destacam as  rendas, o tule e as transparências em tons branco puro, bem como saias esvoaçantes e doses extra de elegância.

 

Adoro o primeiro modelo de duas peças, que exala uma sensualidade recatada, é moderno e ideal para noivas com forte personalidade. O segundo tem um tom mais romântico, minimalista e leve, que combinado com aquela coroa magnífica de flores lhe dá o toque que se espera para um delicioso casamento ao ar livre.

 

vestido de noiva duas peças vestido gio rodrigues decote V fluído folhos noiva com ténis

Repararam nos ténis? Se é too much, mas a ideia do conforto, do toque moderno e da irreverência agrada, aqui fica um modelo mais girly. Também do Gio Rodrigues.

 

tenis noiva branco rosa gio rodrigues

O noivo

Para o noivo estilo boho, há varias opções: o fato com o lacinho ou um camisa com suspensórios e com laço ou gravata. No caso do fato, não me inclino tanto para a gravata, para fazer uma distinção dos casamentos mais tradicionais. Ah, e colete gosto do colete! Mas eis duas sugestões, a primeira retirada do Instagram SB e a segunda do portofólio de Feel Creations – Wedding Photo & Film.

 

boutonnier noivo camisa branca suspensórios

noivo em casa com camisa e suspensorios

3 conselhos para organizar um casamento ao ar livre

Não podia dar por terminado este nosso lindo quadro de inspiração sem reunir alguns conselhos para quem está a pensar casar debaixo do azul ou das estrelas do céu. Porque, se é verdade que é um estilo de casamento sinónimo de romantismo e beleza natural, mágico e tranquilo,  também envolve muita logística.

1. Casar ao ar livre num ambiente fresco

Se vai casar nas estações quentes do ano ou em localizações onde as temperaturas são habitualmente elevadas, pense na comodidade dos seus convidados (e na vossa!), preparando vários locais com água e outras bebidas refrescantes. Por seu turno, opte por espaços com árvores que proporcionem sobra natural e/ou pela montagem de alpendres ou tendas ao ar livre, que além de protegerem do sol e do calor, propiciam um charme adicional ao evento.

 

Pode também oferecer lembranças de casamento diferentes e/ou disponibilizar itens facilitadores, como sombrinhas, chapéus, leques personalizados, etc.

 

mesa casamento boho chic rustico madeira alpendre luzes mesa casamento boho chic rustico madeira alpendre luzes

Fotos ilustrativas retiradas do site Boho Weddings

2. Cuidados com a comida

Outra das preocupações a ter num casamento ao ar livre é com a comida e sua boa conservação. Por isso, não a exponha demasiado tempo ao calor e prepare um espaço de refrigeração (não esqueça o bolo!). Lembre-se também de a proteger da poeira, das folhas ou flores que fazem parte do seu cenário de amor.

 

Casamento no Alentejo, no Monte do Ramalho, com fotografia de Madalena Tavares

3. Preparados para tudo!

Quem decide fazer um casamento ao ar livre deve ter algumas precauções extra, tendo em conta a envolvência. Não será demais ter um kit de primeiros socorros e repelentes de insetos. Não esqueça também sinalética no terreno, de aviso, caso este seja muito irregular.

Por fim, lembre-se também do Plano B para condições atmosféricas imprevistas, deixando toda a logística preparada caso seja necessário passar a festa para um local fechado ou para garantir aquecimento no exterior ou mantinhas para noites mais frias, etc.

 

fire foto de feel creations

Espero que tenham gostado. Até breve!

 

 

Comentar

Para saber como tratamos e protegemos os seus dados, leia a nossa política de privacidade